segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Festa Cristã- por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Está se aproximando o Natal, a festa cristã que comemora o nascimento de Jesus, o nosso Salvador. Falta mais ou menos um mês, mas o comércio já decorou suas lojas com motivos natalinos, muitas cores, tudo para atrair a clientela para o consumo. É uma pena que o verdadeiro sentido do Natal passa distante da comemoração atual. Com o passar dos anos tudo foi se modificando. Ninguém se preocupa mais com a “Missa do Galo” ou com o que é mais importante, o amor a Deus e ao próximo que é a mensagem maior que trouxe o nosso aniversariante.

Observamos que o mundo está violento, as pessoas egoístas, descriminado e desrespeitando umas as outras, como o caso de jovens paulistas, que na internet disseram palavras horríveis com os nordestinos. O que lemos nos jornais e assistimos na televisão, são notícias de muita violência, de jovens agredindo outros jovens, pessoas matando outras pessoas sem motivo algum, o uso das drogas que também mata e provoca a violência. Tudo isso acontece em conseqüência da ausência de Deus e dos valores morais e cristãos tão afastados dos homens e mulheres nos dias atuais.

Se abrirmos a Bíblia no Evangelho de Marcos (12,28) vamos observar que um doutor da Lei perguntou a Jesus: “Qual o primeiro de todos os mandamentos”? Jesus respondeu: “O primeiro mandamento é este: Ouça ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor! E ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. O segundo mandamento é este: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Não existe outro mandamento mais importante que esses dois”. Jesus quer mostrar para os doutores da Lei que sem o amor a Deus e ao próximo, as leis e as tradições traem o projeto de Deus. Se a nossa sociedade entendesse que o amor a Deus e ao próximo é a chave que abre o caminho da paz e da felicidade, na certa teríamos um mundo sem violência e sem guerras. Jesus no mandamento do amor a Deus e ao próximo sintetiza a essência da vida humana em duas faces inseparáveis. Primeiro entregando-se totalmente a Deus e, vivendo uma relação de fraternidade com o próximo.

É importante que reflitamos que um Natal mais perfeito é aquele em que possamos viver a mensagem do aniversariante. Além dos presentes aos familiares e amigos, o amor à família e ao próximo de modo geral. Quem sabe partilhando o nosso alimento, a nossa ceia natalina com os que menos têm, estaremos preparados para no próximo ano sairmos do nosso egoísmo e abrirmos o nosso coração para Deus? Agindo dessa maneira, ajudaremos a transformar o mundo para que o amor reine entre todos.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

9 comentários:

  1. Oi Magali

    muito bom abrir o blog e dar de cara com tua mensagem, mais do que oportuna. E bonita. Parabéns.
    abraços
    stela

    ResponderExcluir
  2. Magali,


    lindo texto.
    "Precisamos abrir nosso coração para Deus".Essa foi a mais bela frase.
    Parabéns!

    Abraços: Liduina.

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando esse lindo texto,para te desejar e ao Carlos,um feliz Natal e tudo de bom nesse ano que vem.
    abraço,
    Jacques Bloc Boris

    ResponderExcluir
  4. Magali,

    Seu texto-reflexão traz uma mensagem oportuna para o momento. A vida anda tão acelerada que muitas vezes nem paramos para questionar a velocidade com que mudam os valores humanos empobrecendo, assim, os conceitos de vida, de humanidade.

    Parabéns, Magali. Só você para nos proporcionar esse equilibrado pensar.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  5. Stela, Liduína, Jacques e Claude, agradeço sensibilizada os comentários. Desejo a todos um Feliz Natal e o próximo ano cheio de paz!

    Um grande abraço

    Magali

    ResponderExcluir
  6. Magali, belo texto para pormos em prática neste natal. Li e reli, fiquei, deveras, sensibilizado, vou tentar fazer a minha parte. Diga ao Carlos que o tenho colocado no centro de minhas orações. Espero que ele dentro de pouco tempo, andando de bicicleta, skelt,pulando corda, jogando bola, correndo feito um menino e que venho com sua historias e estorias.
    Um forte abraço nos dois
    Jair rolim

    ResponderExcluir
  7. Jair, muito obrigada pela gentileza de suas palavras. Carlos agradece a suas orações que são muito importante. Ele está se recuperando cada vez mais.

    Um abraço

    Magali

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Socorro!

    Um grande abraço

    Magali

    ResponderExcluir