segunda-feira, 19 de julho de 2010

QUAL É O GRILO ? - Por Edilma Rocha


Algumas pessoas desenvolvem relações baseadas em problemas e que são poucos saudáveis em todos os aspectos. Centrada sempre no outro e o vínculo não é o amor ou a amizade, mas o poder e o controle sobre as pessoas. No intimo acredita que pode mudar seus relacionamentos não com a perspectiva de respeita-los mas de ensinar o que acredita ser melhor para eles no seu ponto de vista. Transformar o outro ou simplesmente mandar nele. Não se controla em dar conselhos a aqueles que ficam mais próximos ou que se mostram que estão mal. Viver centrado nos outros, é isso... Como por exemplo: Relações neuróticas entre pais e filhos, marido e mulher, namorados, chefe e subalternos e até entre amigos. Se acha aquela pessoa que todo mundo consulta quando tem algum problema e que sempre diz a famosa frase : Se eu fosse você... Ele não é você ! O que é bom pra ele provavelmente não será bom pra você.

Precisamos saber respeitar a personalidade alheia em qualquer conversa e situação e não transforma-lo em nós mesmos. Será que controlando a vida do outro acredita que está controlando a sua também ? O mais grilado têm medo de ficar sozinho e por isso faz de tudo para garantir afeto e se sentir aconselhado mesmo alimentando o ego alheio. Quem será a vitima nessa historia ? As vezes há uma alternância de papeis. Um se alimenta do outro mas sofre desesperadamente e o outro é controlador, exigente consigo mesmo, minucioso, rígido, sem capacidade de perdoar e compreender. Essas são caracteristicas muito comuns nas pessoas sobre estes aspectos... Crescemos ouvindo essas coisas, mas é preciso avaliar quantos desses sintomas possuímos e com que intensidade e frequência.

_ Qual é o grilo ?

5 comentários:

  1. Menina do céu,

    que coisa bem pensada... Reflexos de muita coisa havida...

    Abraços.

    Recebeu meu e-mail? Vai entrar ali uma fala rápida de Emerson.

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
  2. Claude,

    Responda o meu e-mail o mais rápido possivel.
    Estou aguardando...
    As malas estão prontas e que Deus me ajude a carregar todas...
    Uffa!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Prezada Edilma

    Parabéns pelo belo texto. Nas relações humanas é importante que aprendamos a aceitar o outro como realmente ele é e não como gostríamos que ele fosse.

    ResponderExcluir
  4. Carlos,

    Fico muito contente quando alguem se dispôe a comentar alguma coisa escrita por mim. Não me considero escritota apenas gosto de ler e escrever. Agora com este ensaio do livro Cariricaturas por iniciativa de Socorro quem sabe aprendo e um dia poderei tentar escrever de verdade...
    Obrigada pela atenção e não esqueça o livro que me prometeu.
    Voce e Magali são uma eferencia como casal para todos da nossa geração. O casal que deu certo!

    Abraço aos dois !

    ResponderExcluir
  5. Edilma

    Seu livro ja está na mala. Se Deus quiser amanhã chegaremos ao Crato ansiosos para rever os amigos. Eu e Carlos agradecemos a suas palavras dirigidas a nós como casal, que são incentivadoras e nos enche de responsabilidade para testemunhar cada vez mais o nosso amor e a nossa harmonia.
    Parabéns pelo texto!

    Abraços


    Magali

    ResponderExcluir