Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 21 de julho de 2009

Stardust - com Willie Nelson



Para finalizar a noite com boa música.

Postado por Claude Bloc

Casamento Perfeito - Por : Zélia Moreira


Fui convidada para colaborar no "Cariricacaturas" sobre um assunto que entendo um pouco. "Casamento perfeito." Calma! Não sou nenhuma especialista em relacionamentos nem tão pouco ingênua ou completamente sonhadora.
Casamento Perfeito? Existe? Entre pessoas acho quase impossível.
Os protagonistas em questão , são duas paixões, duradouras , imortais. Falo de cinema e música.
Farei sem nenhuma pretensão .Vale o que aflorar na minha memória musical e cinematográfica, com o compromisso apenas de reviver momentos inesquecivéis da história do cinema.
Convido vocês à uma viagem de recordações , onde possamos com prazer, rir, chorar, suspirar.
Peguem pipoca e guaraná, que a primeira sessão vai começar.

Cine Educadora
Ano de 1968
Em cartaz: Dio Come ti amo

Filme bobinho, um pouco brega, mas também muito divertido.
Uma produção hispano-italiano de 1966. Destaque no elenco para Gigliola Cinquetti, atriz/cantora.
Fez um inesperado sucesso no Brasil este romance musical.
O filme é recheado de canções, entre elas: Dio Come ti amo, Non ho l'età, Anema e Core(a mais bonita, Zizi Possi cantou com Chico , no cd Passione) e muito mais.
Poderia ainda falar de pequenos grandes detalhes deste filme , desta sessão de cinema, mas as luzes estão apagando...Silêncio!!!






Zélia Moreira

Mais um blog coletivo no Cariri - por José do Vale PInheiro Feitosa

Quando a Socorro e a Claude me avisaram que iriam fazer-me convite para postar em mais um blog coletivo do Cariri perguntei-me: e somos tantos? E somos mesmos, sempre tem gente num lugar que não estava no outro. Afinal a região tem simultaneamente este dom de unir e de ser tão diversamente rica de gente tendo o que dizer.

Pertencemos ao coletivo espontâneo. Não temos um manifesto estético, não definimos um curso preferencial. Escreva o que quiser: poesia, fotos, ofereça links de música, contos, crônicas, notas, cartuns, notícias do passado e especule o futuro. Quanto será diferente dos outros blogs coletivos, como o Cariricult e o Blog do Crato só o tempo dirá.

Afinal estamos na época em que só com a experiência é que se cria uma face reconhecível e distinta das outras. E esta face continuará tendo o que toda face tem: a historicidade com que seus leitores se identificarão ou não. Por isso a ordem neste mudo em transformação será sempre: tente, faça, não se iniba, não pretenda o fim da linha já no começo.

Entre os nomes já identificados como colaboradores lembrei-me de pelo menos alguns mais: o Ronaldo Brito, o José Almino Arraes, o Guel Arraes, José Esmeraldo (jornalista e sobrinho do Carlos); o Haroldo Correa; o Francisco de Assis de Sousa Lima (médico mora em São Paulo); o Tiago; Bruno Pedrosa (a Edilma poderia fazer a ponte). São alguns pois sei que uma lista enorme já recebeu seus convites.

Um detalhe: com tantos colaboradores assim, a Claude e Socorro poderiam estudar um modo de que só aparecesse os dois primeiros parágrafos iniciais da postagem, deixando uma espaço para leia mais em que uma vez feito um clique ali, a matéria entraria inteira. Isso facilita a escolha de leitura e ao mesmo tempo garante que várias postagens fiquem visíveis simultaneamente na mesma tela.

Genealogia - Por Joaquim Pinheiro




Genealogia é o estudo da origem e evolução das famílias. Normalmente, quem escreve aborda a própria família e todo mundo gosta de falar bem dos seus e é comum trabalhos da espécie omitir dados negativos e ressaltar feitos enobrecedores. Padre Neri Feitosa no entanto, fugiu à regra. Vejam como descreve o núcleo familiar de um seu Tio, que chamaremos apenas de “Major”, casado com uma sobrinha:

- Antônio era mouco e tinha uma fala diferente, por um só lado da boca;
- Rosita, além de feia, era “pisca e banguela. Usava superpostos uns dentes incisivos superiores de ouro, em forma de malhos e isto a deformava mais ainda;
- Zezinho, era excepcional, naquela época dizia-se mesmo “retardado”;
- Edith, era muito pequena, magra e sem beleza feminina...;
- Mundinha, era franzina como os pais e tinha boa configuração física, mas mostrava extravagâncias nas atitudes, revelando falha mental;
- Rosita casou com Antônio B..., de Juazeiro, que todos chamavam Antônio Doido. Quase cego, no dia do casamento olhou a noiva bem de perto e disse: “Eu casei com a Mundinha”! O Major falou: “Não! Você me pediu Rosita e se casou com a Rosita”! Ele disse: “É, eu fico com este diabo mesmo”.

A brochura do Padre Neri “A grande Família Bezerra de Menezes” me foi gentilmente cedida pelo meu amigo e vizinho Francisco (Chico) Callou.




Joaquim Pinheiro

Sobre o Parque de Exposição do Crato - Por Edna Felix de Araújo




DEIXEM O PARQUE AQUI...


Lendo os comentários sobre uma "possível" mudança na localização do Parque de Exposições do Crato, quero deixar alguns questionamentos.

Faz-se necessário essa mudança? A quem irá beneficiar?Essa obra é de interesse político ou coletivo? Concordo plenamente que o parque precisa passar por grandes reformas em sua infra estrutura para melhor comodidade das pessoas.

Historicamente esta festa popular tem tradição de mais de meio século, isso nos leva a acreditar que tal mudança irá mexer com a nossa cultura, nossas tradições, levando em consideração que um processo desse teor desfaz toda a história material e imaterial de um povo, além de prejudicar o desenvolvimento econômico local.
.
Alguém já parou para pensar se um dia se cogitasse a idéia de que a estátua do Padre Cícero ou o Santuário da Mãe das Dores fossem retiradas de seu lugar e fossem trazidos para outro lugar entre Crato e Juazeiro. E se a festa do Pau da Bandeira fosse levada para outro local senão o centro de Barbalha? Será que a população dessas cidades iria aceitar com resignação? Como um fato qualquer? Com certeza não! Fala sério senhor Governador, nós temos amor por nossas tradições. Seria um descaso com o povo cratense, que por sinal ajudaram a lhe eleger acreditando em melhores possibilidades para o nosso município, haja vista que somos um colégio eleitoral de peso. Uma proposta ou decisão absurda dessa tem que passar por vários processos, entre elas audiência pública, fóruns de discussões para que a população fique ciente do que está acontecendo.
.
Tem que ser levado em consideração se esse fato é realmente de interesse político ou coletivo. Ao invés de está se discutindo tal assunto nesse momento, seria mais relevante que os nossos líderes políticos se preocupassem com problemas que atingem a população , principalmente a menos favorecida. A rede estadual de ensino está com as aulas paralisadas por um simples motivo. Estamos reivindicando melhores condições de trabalho para nós educadores e educadoras. São mais de 10 mil professores temporários que estão trabalhando sem nenhuma garantia trabalhista, sem receber seus vencimentos em dias, sem falar que a rotatividade de professores prejudica a qualidade da educação.
.
A URCA está funcionando com um grande número de docentes substitutos, sem falar no sucateamento no sistema de saúde, onde pessoas se acotovelam para conseguir um exame, muitas vezes simples, quiçá os mais sofisticados... Tudo isso tem que ser pensado e repensado com seriedade. A minha sugestão para o nosso nobre representante é que seja realizado concurso público na esfera municipal, estadual bem como para as universidades e a justa implantação do piso salarial dos professores que já está assegurado na lei... E deixem o PARQUE onde está... É mais acessível para a comunidade, especialmente as pessoas da melhor idade e as de baixa renda.

Edna Felix de Araujo – Historiadora- Pedagoga - Especialista em Educação Comunitária em Saúde.

São sempre linhas
as paisagens,
a cortarem geometricamente
nossas rotinas.
As curvas senoidais
das serras,
as retas dormentes
das planícies.

E nós:
pequenos pontos
num papel rasgado.

(Everardo Norões)
...

Paixão e Flora - Por: Liduina Vilar (texto e foto)



Intempéries surgem a todo momento.
Mas não falam que a vida se mistura com o amor?
E que o amor é o próprio nascer?
Não existe amor sem tormento.
Mas é um dilacerar gostoso que faz crescer.

E a flora a onde se mistura com a paixão?
Quando você cultiva e vibra a cada desabrochar.
Orquídeas brancas,roxas,amarelas,não importa a cor,
São brotos gestados por uma alma apaixonada....
que sempre levam a alegria de amar.

Retrato - Por Claude Bloc


Está em mim seu retrato
circunscrito
na retina – câmera da minha objetiva.
Capto seu gesto
A forma e o momento
que se insere para sempre
em meu álbum de imagens.

Está em mim o registro,
A lembrança
que folheio com a alma
em todas as tardes,
nas manhãs de julho,
nas noites febris.

Está em mim
O espaço em branco
Onde vivo o texto.
Buscando a hora noturna.
Urgentemente.

Cratense foi uma das vítimas fatais do regime de 64 - Por: Joaquim Pinheiro Bezerra de Meneses


CRATENSE FOI UMA DAS VÍTIMAS FATAIS DO REGIME DE 64

O amigo Armando Rafael, além do prazer da visita, ainda me presenteou com dois livros de excelente qualidade. Através de um deles (Direito à Memória e à Verdade), editado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, tomei conhecimento da existência de conterrâneo do Crato na lista das vítimas fatais do regime militar de 1964. Trata-se de José Mendes Sá Roriz, nascido em 1927 e covardemente assassinado na prisão do DOI-CODI em 1973.
Sua morte, em circunstâncias extremamente cruéis, foi cercada de detalhes que deveria chocar até os defensores da repreensão. As forças de segurança, não conseguindo prendê-lo pelas atividades subversivas pelas quais era acusado, invadiram a casa da sua mulher e levaram seu filho de 18 anos como refém. Passaram a tortura o jovem e avisaram que só seria libertado quando o pai aparecesse. O Sr. José Mendes procurou o Mal Cordeiro de Farias que havia sido seu comandante na II guerra - isto mesmo, o conterrâneo era militar do exército, com condecorações por bravura nos campos de batalha da Itália – e, acompanhado do Marechal, de grande prestígio no Exército, entregou-se ao Comandante do então 1º Exército, no RJ, em troca da libertação do seu filho. Foi enviado para o DOI-CODI, morrendo depois de 17 dias de tortura.
Peço que se alguém souber mais notícias sobre este cratense ou sua família, contá-las na net.
Joaquim Pinheiro

Amigos - Por: Socorro Moreira

( Foto Claude Bloc : Socorro, Rosineide, Joaquim, Maria Luiza, Stela Siebra, Regina Vilar - Amigos dos anos 60 . )




Ontem, dia do amigo, tentei contar nos dedos, quantos amigos me fazem feliz.E na medida das lembranças , fui postando os convites para compor a lista de colaboradores do Cariricaturas.
Descobri que são muitos, na qualidade :
Minha amiga primeira (Valda, mãe);
Meu pai (Moreirinha) - o maior de todos.
Mas tem o fura-bôlo, o cata-piolho ...
Amigos de infância, de escola, de Banco do Brasil, de blogs, amigos do virtual ,familiares , amigos que deixei nas cidades onde morei, amigos que me aconteceram agora .
Mais importante do que todos os meus amores , todas as minhas paixões - são os meus amigos de hoje , e de outrora.
Escolhi Joaquim para representar esse universo de afetos.
Foi no meu primeiro dia de aula. Eu tinha menos de 4 anos de idade , e estava naquela sala do Externato 5 de Julho , fardada , de lancheira e cartilha debaixo do braço , quando nos conhecemos.
Depois nos transferimos para o Instituto S.Vicente Férrer , onde concluimos o primário. De lá prestamos exame de admissão ao Ginásio , no Colégio S.João Bôsco ... Treze anos de coleguismo , de vidas paralelas e tão unidas !
Não conversávamos , mas sabíamos tudo um do outro. Tudo !
Foi para Joaquim que eu escrevi meu primeiro bilhete( aos 5 anos de idade).
Brincando ele diz :
"Você sabia escrever, mas eu não sabia ler..."
Quarenta anos depois, a gente se reencontrou. Lembramos com detalhes nossa vida escolar : professores, colegas, festinhas, passeios, interesses, encantos ...De memória infinitamente mais prodigiosa do que a minha , montamos em muitas conversas o quebra-cabeça da nossas vidas.
E quando lhe pergunto ... Hei, por que nunca dançamos, nunca fomos camaradas, nunca trocamos confidências, nunca fomos ao cinema ...???
Ele respode : "Você era muito séria !"
Joaquim Pinheiro representa minha infância , adolescência , minha maturidade e jovialidade presente.
Apesar do distanciamento por tantos anos , descobrimos e reafirmanmos a nossa irmandade , que eu digo que é eterna !
Hoje eu sei que ele não é apenas filho de Dona Almina e Seu César; irmão de Maria Amélia, Zé Almino , Maria Edite; sobrinho de Dona Anilda, Dona Alda, e Miguel Arraes ; primo de Dedé , de Fernando, Maria José ... Ele é o esposo de Raquel e pai de Raul e Renata ; avô de Miguel , que está pra chegar ... É o meu amigo novo e antigo; meu grande referencial de amizade !
Para Joaquim o meu abraço de respeito e carinho, extensivo a todos os meus amigos de todas a eras !

Astrólogos alertam para perigos do eclipse total do Sol



(http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/090720/saude/__sia_ci__ncia_astronomia_eclipse)
Seg, 20 Jul, 11h46
Atualizada em 21/07

MUMBAI, Índia (AFP) - O mais longo eclipse solar total do século XXI é um momento muito perigoso no Universo, advertem astrólogos, que predizem guerras, atentados, rebeliões e catástrofes naturais.

"Se o Sol, o senhor das estrelas, adoece, então algo de grave ocorrerá no mundo", advertiu Raj Kumar Sharma, astrólogo de Mumbai que se gaba de ter lido nos astros, em 2008, a crise financeira mundial e a vitória presidencial de Barack Obama.
Na próxima quarta-feira, um 'eclipse monstro', segundo os astrofísicos, deixará no escuro durante alguns minutos os territórios de China e Índia, os dois países mais povoados do planeta.

Nestes dois gigantes da Ásia, contos e mitologias se referem ao fenômeno astronômico como um anúncio de boa sorte, mas também fonte de maus presságios.

Sharma, por exemplo, prevê "atentados perpetrados no território indiano pelo grupo (separatista da Caxemira) Jaish-e-Mohammad ou pela Al Qaeda", além de uma terrível catástrofe natural no sudeste asiático.

O astrólogo também acredita que um dirigente político indiano poderá ser assassinado, e que o exército americano estaria ameaçado no Afeganistão, no Oriente Médio e na Europa.

Sem esquecer do Irã e do Ocidente, entre os quais as tensões devem continuar aumentando até uma intervenção militar americana a partir de 9 de setembro. Nesta data, "Saturno passa da constelação de Leão para a de Virgem", e "nestes últimos 200 anos, com cada entrada de Saturno em Virgem, houve guerras", afirma Sharma.

A astrologia dos vedas serve para quase tudo na Índia: desde escolher o nome de um recém-nascido até decidir a compra de uma casa ou montar um negócio.

No evento de um eclipse, alguns hindus (80% dos 1,17 bilhão de indianos) acreditam que os demônios Rahu e Ketu "tragam" o Sol, fazendo com que seja impossível comer os alimentos e que a água se torne impotável.

Mulheres indianas prestes a dar à luz, que haviam programado uma cesárea para o dia 22 de julho, decidiram adiar o parto, informa Shivani Sachdev Gour, ginecologista do hospital Fortis de Nova Déhli.

"É uma crença profundamente arraigada na sociedade indiana. Os casais fazem de tudo para que seu bebê não nasça neste dia", explicou o médico.

Na China imperial, os eclipses eram sinal de catástrofes naturais ou da morte do imperador. Mas estas crenças e superstições não desapareceram.

"A probabilidade de que haja violência ou uma guerra durante um eclipse total é de 95%", indica um artigo do portal chinês Baidu.com.

Siva Prasad Tata, que dirige o site especializado Astro Jyoti, é mais otimista: "não há muitas razões para se alarmar demais em relação ao eclipse. É um fenômeno natural", disse.

Crato : Julho /2009 - Por: Stela Siebra de Brito


(Foto de Pachelly Jamacaru)

Das muitas vezes que voltei ao Crato desde que minha família mudou-se para Recife, em 1970, esta viagem agora em julho foi a mais preciosa, porque repleta de alegrias significantes. Havia um astral diferente, não só por causa da ExpoCrato, mas, sobretudo, porque dois eventos extras estavam para acontecer na cidade, trazendo de volta à terrinha pessoas que moram em outros estados. O primeiro era o lançamento de um livro com textos de várias mulheres cratenses, que relatavam suas memórias dos anos dourados e reminiscências da Praça Siqueira Campos. Quem viveu no Crato até os anos 70 sabe da importância da Praça Siqueira Campos para a juventude de então.
Na noite anterior ao lançamento do livro promoveram uma retreta na Praça e cantamos e dançamos músicas dos anos 60. Foi uma festa! O lançamento do livro no Crato Tênis Clube foi um re-encontro festivo e afetivo.
Na sexta feira, dia 18, aconteceu o reencontro dos componentes do Madrigal Intercolegial do Crato, que fizeram uma magnífica apresentação. Foi um belo momento com a música, com a arte, com a alegria estampada na cara das pessoas, com os afetos renovados, extravasando memórias de um tempo atrás, em que éramos muito jovens, sonhadores e descomprometidos, portadores de uma leveza e de uma beleza compatíveis com o tempo que vivíamos.
É bom relembrar aquela época, principalmente se atentarmos para o fato de que aquilo que foi significativo em nossas vidas foi preservado. Em se tratando de memória, fica o que foi significativo, o que sinaliza elementos de construção da nossa história, dos nossos afetos, das nossas realizações.
Como reflexão dessa alegria que vivi no Crato em Julho de 2009, registro o pensamento da filósofa Marilena Chauí: “Lembrar não é re-viver, mas re-fazer. É reflexão, compreensão do agora a partir do outrora; é sentimento, reaparição do feito e do ido, não sua mera repetição”.

Stela Siebra de Brito

Blog em Construção .Seja Bem Vindo/a !!!


"Haverá ainda, no mundo, coisas tão simples
e tão puras como a água bebida na concha das mãos."
(Mário Quintana)

Convidamos os arquitetos Carlos Rafael e Salatiel para a construção. Com a nossa entuasiasmada anuência, Salatiel batizou: "Cariricaturas".
Incensamos com o perfume dos afetos e agora resta-nos esperar que se acendam as luzes dos nossos convivas.: autores, artistas, amigos.

Doravante a casa é nossa !

A PROMOÇÃO DA VIDA (Na troca de produtos psicológicos indesejáveis ganhe muita felicidade)


Esta é uma promoção ilimitada. A promoção é muito simples. Basta você acumular os produtos psicológicos indesejáveis e ir em qualquer posto autorizado e trocar por vários prêmios oferecidos. Assim, se você acumulou muitas mágoas leve tudo para um posto autorizado e lá você poderá trocar por perdão. E com o perdão no coração você poderá viver melhor e distribuí-lo a todos que você encontrar. Não se esqueça que a promoção é por tempo indeterminado!

Se você acumulou muitos aborrecimentos já é hora de trocar por amizade sincera. Se você acumulou vaidades já está no momento de trocá-las por simplicidade. Se você acumulou soberbas já é o momento para trocá-las por humildade. Então, preste atenção, tudo pode ser trocado basta você mesmo querer. Esta promoção é oferecida a todos sem qualquer distinção de raça, credo, nacionalidade, ideologia, sexo ou idade.

A única coisa que você deve fazer é ficar atento à promoção: acumulou...trocou! Outra coisa que você deve saber é identificar o verdadeiro posto autorizado para as trocas. Este posto está muito perto de você – mais perto do que você possa imaginar! O nome do posto é COMPAIXÃO e ele fica situado próximo ao local chamado coração numa “rua” muito sutil cujo nome é CAMINHO DO CORAÇÃO.

Assim, por favor, troque tudo porque a vida é, em síntese, uma grande troca de experiências, de amizades, de verdades, de felicidades, de fraternidades, de carinhos, de alegrias, de encantamentos, de sabedorias, de respeitos, de energias, de consciências e de transcendências. A vida é uma troca maravilhosa onde tudo aquilo que já não nos serve deve ser substituído por outras de real valor e transcendência. Aquele que ainda não percebeu isso está num processo acumulativo ad infinitum. E com certeza inevitavelmente acumulará desequilíbrios e doenças psicossomáticas (úlcera, AIDS, derrame, esquizofrenia, câncer, etc.).

Lembre-se – sempre! – que uma das teorias da Criação nos diz que “Nada se cria. Nada se perde. Tudo se troca (transforma)”. Nesse sentido, se oito horas de trabalho são desgastantes troque-as por quatro horas porque “mais vale uma saúde na mão do que mil dinheiros voando”; se quatro horas de televisão são alienantes troque-as por quatro horas de uma boa leitura de um bom livro porque mais vale a sabedoria conquistada do que mil sugestões estúpidas doadas; se o teu sentido de vida está governado pelo mercado troque-o pela orientação do Espírito porque “o discurso do dinheiro mata o Espírito”; se você não agüenta mais doar “dez por cento do seu salário” então troque o seu valor reduzindo essa doação para um por cento porque para Deus o que vale é a sua boa intenção; se sua alma é mercenária e violenta troque-a por uma alma cooperativa e santa porque Deus com certeza recompensa no ato um bom ato de coração doador; se a sua vida social é acelerada troque-a pela paz das montanhas porque “o bom pastor dá a vida pela paz da oração-meditação mesmo num pequeno monte (lembre-se do exemplo de Jesus (“orai e meditai” (vigiai)) no monte das Oliveiras)”.

Caros irmãos e irmãs, nunca esqueçam dessa promoção. Ela sempre existiu e sempre existirá. O Criador dessa promoção fez pensando na felicidade de Suas Criaturas. Por isso, não deixe de atender o chamado da promoção. Ela vale uma Vida de Bem-aventurança eterna. Ela vale um bônus de felicidade perene. Ela vale o quanto vale o seu esforço de troca. Ela vale o próprio Amor do Criador. Eu já fiz a experiência da troca e posso garantir a todos que o prêmio do Amor é fantástico que nenhum tesouro da terra pode ser comparado a Ele.

Por isso, não deixe de trocar a sua vida velha, ranzinza e mesquinha por uma vida nova, carinhosa e fraterna. A recompensa é a sua própria salvação e exemplo para os demais.