Criadores & Criaturas
"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata."
(Carlos Drummond de Andrade)
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sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Encontro com nossos mestres - por Socorro Moreira
Lúcia de Fátima , Guerreira que se foi ...- por Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes
“Uma Santa”, disse a Irmã Vanda, Freira da ordem vicentina;
“Heroína e Santa”, disse o Padre João, da ordem Lazarista;
“Estamos tristes porque nos despedimos de Lúcia, mas em outra dimensão, onde ela está chegando, muitos entes evoluídos estão dizendo: Seja bem-vinda, Lúcia”, Disse sua cunhada Mercedes.
Foram frases ditas na cerimônia que encomendou o corpo de Lúcia de Fátima Parente Pinheiro Teles, falecida no último dia 06.01.10, em Recife. Lucinha, 56 anos, ex-aluna do Dom Bosco, no Crato, fez jus aos adjetivos naquela triste hora. Durante 15 anos, travou luta heróica contra o câncer, sem perder a esperança, sem depressão, sem revolta e, sobretudo, sem perder a fé. Aceitou a doença como designo de Deus e pediu-lhe força para enfrentar a situação. Como era da área da saúde, conhecia bem as conseqüências do mal e explorou o quanto pode os meios que possibilitassem uma sobrevida com qualidade. Venceu várias batalhas, mas perdeu a guerra final, metástase no fígado. Pela luta tão desigual, o Sacerdote citado, que lhe conhecia bem e lhe deu conforto espiritual por longo tempo, a chamou de heroína.
Por ter dedicado os últimos anos de vida à educação dos filhos e à ações que deixassem a família amparada, foi que a Irmã Vanda a chamou de Santa. Com efeito, ao tomar conhecimento da gravidade da doença, Lucinha, em vez de se abater, escreveu em um papel as metas a serem alcançadas antes da hora final. Entre elas estavam a aquisição da casa própria, ver os filhos na faculdade, ajudar sobrinhos nos estudos e melhorar as condições de vida de parentes próximos.
Lucia de Fátima, filha de Heitor Pinheiro Teles e Sésia Parente Pinheiro, estudou no Pio X, concluiu 2º grau no D. Bosco, fez a Escola Superior de Enfermagem em Recife, era funcionária do HEMOPE e Professora da Faculdade onde se formou. Deixou dois filhos e um neto.
transformação
eu que larguei lascas
do meu ser
nas curvas
e nas bordas
do caminho
vejo-me incompleto,
de espírito vazio,
o coração entregue
ao descaminho
sabendo-me um guerreiro
perdido de si próprio,
hoje sinto falta
do sorriso,
do brilho do olhar
que aprendi,
dos amigos
que o tempo engoliu,
do que fui
e já não flui,
o que vivi
olhos de peixe morto
eu ganhei
por causa da paisagem desolada
o que restou de mim?
não saberei,
talvez uma imagem
deturpada,
talvez um nome escrito
e que se apaga
nas portas de uma casa
assombrada
Jô Soares -
Jô Soares (José Eugênio Soares) nasceu em 1938, no Rio de Janeiro. Comediante, humorista e dramaturgo.
"A comissão faz o ladrão.
A prova de que a natureza é sábia é que ela nem sabia que iríamos usar óculos e notem como colocou nossas orelhas.
É bem melhor pensar sem falar, do que falar sem pensar.
Era tão azarado que, se quisesse achar uma agulha no palheiro, era só sentar-se nele.
Era um menino tão mau que só se tornou radiologista para ver a caveira dos outros.
Era um sujeito realmente distraído: na hora de dormir, beijou o relógio, deu corda no gato e enxotou a mulher pela janela.
Faça piada velha para público novo e piada nova para público velho.
Gordo, quando está fazendo dieta, sempre faz a barba antes de se pesar.
Junta médica é uma reunião que os médicos fazem nos últimos momentos de nossa vida para dividir a culpa.
Não há amizade, que por mais profunda que seja, que resista a uma série de canalhices.
No Brasil, quando o feriado é religioso, até ateu comemora.
Nunca faça graça de graça. Você é humorista, não político.
Nunca xingues numa língua que não conheces, pois o insulto pode ser contra ti.
O ar quando não é poluído, é condicionado.
O filme sempre começa na hora certa, principalmente quando você chega atrasado.
Se o Comunismo acabar, quem é que vai levar a culpa?
Nunca xingues numa língua que não conheces,pois o insulto poderá ser contra ti.
O pára-quedas é o único meio de transporte que ao enguiçar, chega-se mais rápido.
É bem melhor pensar sem falar do que falar sem pensar.
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor.
Felicidade: é ter o que fazer. "
Ser poeta - por Socorro Moreira
é ser dono de todos os sonhos
e não ter nenhum
Viver por palavras :
bolas de sabão de vida curta e bela
Vão, explodem com o toque do olhar
Poeta é a árvore que teima nascer
na areia do sertão
A gritar sua sede
A sonhar
com a nuvem carpideira
Poeta é silêncio
martírio de ser
Dizer-se poeta
é blasfêmia
Sentir-se poeta
é prosaico, simples !
Renúncia - por Socorro Moreira
é matar uma célula amorosa
O efeito tristeza
esvazia por momentos ,
por dias, toda a nossa alegria.
Mas , já dizia minha vó:
Amor unilateral não tem função ...
É solidão braba,
corrosiva !
Renunciar é deixar que a solidão se dilua
escorra , e perca a noção da nostalgia.
Já, já...
o tempo muda...
Volta a primavera,
e com ela
as cores da fantasia !
Canções.
Esta poesia de Cecilia Meireles é para alegrar nosso sábado e para uma pequena reflexão.
Barbearia ecológica - por Heládio Teles Duarte
Heladio
O amor é uma viagem - Fábio Brüggemann
É bem fácil, e até divertido, fazer uma analogia do amor com uma viagem. Não lembro quem me disse um dia destes, que para saber se uma relação amorosa pode ser legal, o melhor, antes de juntar os trapos, é viajar juntos. Há que se ter muita paciência mútua para ficar dias num mesmo carro, quarto de hotel, barraca, enfim, seja o que for, durante um tempo sem se incomodar, às vezes, com questínculas, como diz o diminutivo redundante, bem mínimas.
Numa viagem, como num amor, em algum momento um quer ir, o outro quer voltar, um quer o leste, outro o sul, quer ternura outro o tesão. Para que a viagem seja harmoniosa, alguém tem que ceder, ainda mais se a ideia é ficar juntos até o fim, ainda que não saibamos bem direito o que seja o fim. No amor, como numa viagem, os termos são mesmos. “Nosso destino”, “seguir juntos” ou “essa nossa jornada” têm conotação igual tanto para quem viaja quanto para quem ama.
Tanto o amor quanto a viagem têm um começo, um meio e um fim, mesmo que esse fim seja indesejado. Talvez, uma das poucas coisas que diferencie o amor da viagem seja a frase “juntos para sempre”, até porque as viagens são mais curtas do que um “para sempre”.
No amor também é necessário “traçar um rumo”, e, no meio, “rever o destino”. Também é possível, tanto na viagem quanto no amor “mudar os planos”. Esta frase talvez seja a maior responsável pelo fim das viagens ainda na metade, assim como dos amores.
Tanto numa viagem quanto no amor, talvez o grande barato seja o frio na barriga do começo, as incertezas e dúvidas no meio, e a saudade e a melancolia do fim. Para amar, às vezes, é preciso comprar uma passagem só de ida, ou arrumar as malas, ou voltar desde o começo da estação, ou jogar o bilhete fora, porque a viagem supostamente não tem futuro.
Mesmo que leve duas semanas para chegar o dia, ou quatro horas e meia para desembarcar no grande e quase utópico terreno de batalha ao qual chamamos de hotel, o amor é mesmo uma viagem, cujo destino é o imponderável, e cuja consequência é o incomensurável.
Tricô
somente as mulheres sem uma gota de juízo
entendem da minha falta de trato em ganhar donzelas.
Primeiro, sou jagunço.
Em seguida, coroinha.
E se bebo um copo
perco a compostura,
a alma, os botões da farda.
As mulheres que ouvem vozes
sabem que os entes medievais
adoram esvaziar odres.
Nunca hei de passear pela praça
com as mãos dadas a uma donzela de família.
Equilibrada, olhos baixos, contando os bancos.
As andorinhas iam fazer a festa.
Seus mísseis feito chuva de cuspe.
Só tenho agora uma camiseta branca.
A outra os pombos já deram cabo.
Naquele dia em que ousei
chutar seus milhos
e as migalhas de pão.
Tandô, o anão - por Everardo Noróes
talvez não visse
o mundo tão pequeno
como o sentíamos
éramos nós
os anões
e ele
punhal à mostra
assassinava a sílaba ofegante
do paraíso
talvez não sentisse
o mundo tão curvo
como o víamos
debruçado sobre os pés
ao oriente de si mesmo
a dominar o círculo
do escorpião
o dente de ouro
a flagrar nossa tristeza
bom-dia tandô
sentado sem pensamentos
no largo da sé catedral
como gostaríamos de ser
dentro do só das coisas
o pão a água e a benção do Padre Cícero Romão Batista
Everardo Norões
O eterno brinquedo do meu filho - por Socorro Moreira
Paulo Leminski
É tudo o que sinto
Viver
É sucinto
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Pergunte ao sapo
Pergunte ao sapo
O que ele coaxa
um dia vai ser
um dia vai ser
Só não sei quando
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com que me meco
vejo e invejo
E VER Largo neste
me vendo Largo
até não poder mais
descompreendendo
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lembrem de mim
como um de
que ouvia a chuva
Como quem assiste missa
como quem hesita, mestiça,
entre a pressa e uma preguiça
Zen Palavras - Por Marcílio Godoi
- Paulo Leminski -
Zen Palavras
pariso
novayorquizo
moscoviteio
sem sair do bar
só não levanto e vou
embora
porque tem países
que eu nem chego a
madagascar
(Paulo Leminski)
Mestiço de pai polonês e mãe negra, Paulo Leminski era faixa preta de judô. Biógrafo de Bashô, o poeta budista que codificou e estabalaceu os cânones do tradicional haicai japonês, Leminski tornou-se também mestre nos antológicos haicais.
Tudo ali me irrita
Quando ouço
Rita Lee
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Amei em cheio
meio amei-o
meio não amei-o
“Hai-kai é o nosso tempo, baby. Um tempo compacto, um tempo clip, um tempo bip, um tempo chips. Hai-kai é bonsai da linguagem”, dizia ele.
Ao contrário do que se pensa, o curitibano não integrava a geração de poetas marginais, como Ana Cristina Cesar, Cacaso, Chico Alvim ou Chacal. Se auto-definia “kami-quase”. Há na palavra quase tudo sobre Leminski: grandeza, maestria, banalidade, improbabilidade, humanidade, poesia.
Por Marcílio Godoi, arquiteto e jornalista, autor do “Pequeno Dicionário de Palavras Inventadas (Saqui, 2007) www.memoeditorial.com.br
Giras poéticas - por Socorro Moreira
onde escondes tuas magias?
Por que me encantas
com teus cantos?
De onde vens,
que forma tens?
(alienígena a me levar,
pro teu universo?)
Vais me transformar em energia,
e tomar conta de mim ...
Por mais efémera ,
que seja a minha vida?
----------------------------
Cada um diz o que pensa e quer
Já levei muita porrada,
coloquei rolhas nos buracos,
e estou a flutuar !
----------------------------
Sou mensageira de um sonho
Que viva em ti,
nos dias e nas noites
Que seja companheiro,
nas tuas andanças
Que seja melodia,
durante o teu dormir.
Fia meu sonho
Ajuda-me no errar
Muitos sonhos na vida
eu consegui fiar ...
Procure o melhor de todos
e certamente, lá você está !
--------------------------
Sinto que me escapas ,
e eu deixo ...
Já sem forças pra lutar
Só tu podes ler
o que habita nesta pauta
Só teus olhos sabem decifrar.
Fechei portas e janelas
mas uma réstia de luz,
ainda clareia o olhar.
Nem precisei do tempo
pra curar o desencanto
Foi tudo muito instantâneo
Você não quis arriscar ...
E eu respeitando o ponto
de vistas vou me afastar.
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Sou como o pavio da vela
vela branca ou amarela
Na janela , na cabeceira , vela !
E se o tempo corre
o pavio termina
Como o tempo , tudo finda !
Sou fumaça que o vidro embaça
Sou nuvem que largou a lágrima
A lágrima que se tornou chuva
A chuva que se tornou gelo,
e de tanto ser ... Findou !
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Não sou dócil
Não perco tempo
Sou andante, caminhante
Andarilha de caminhos.
Plantei sonhos
em beira de estradas
E os sonhos murcharam ...
Sonhos secos não renascem !
Mesmo assim
a vida jorra
em busca de outra magia
Alice atrás das maravilhas
Todo mundo atrás de todo mundo...
Gira !
Paulo Leminski
Única Esperança
à caminhada matinal
a pisar gravetos crus
a chutar pedregulhos.
Voltemos ao fogo
ao círculo formado
em torno da fogueira
às lendas de lobisomem
aos calafrios na coluna
aos nossos joelhos trêmulos
tão próximos.
Voltemos ao primitivo silêncio.
Nossa mais humana graça.
Teus cabelos escondidos
dentro da minha mão fechada.
Lauro Borges- por Norma Hauer
Foi em 14 de janeiro de 1901 que nasceu, no bairro de Santa Efigênia, em São Paulo, LAURENTINO BORGES SÁES, que ficou conhecido como o grande humorista LAURO BORGES, criador do programa PRK-30, um dos mais importantes, no gênero, no rádio brasileiro.
PRK-30 foi primeiramente lançado na Rádio Mayrink Veiga como PRV-8. Esses dois prefixos de rádio são fictícios.
A PRK-30 fazia, no rádio, o que hoje o programa Casseta e Planeta faz na televisão:paródias de programas famosos. Isso é exemplo do que dizia o saudoso "Chacrinha": nada se cria, tudo se copia.
Mas vamos a Lauro Borges; antes de dedicar-se ao humorismo, Lauro Borges foi jogador de futebol, que obteve alguns sucessos. Começou ainda em São Paulo, como estudante do Ginásio São Bento. Passou por alguns clubes pequenos,até ser contratado pelo então Palestra Itália, hoje Palmeiras; passou por outros clubes paulistas; seguindo para a Bahia, foi tri-campeão pela Associação Atlética da Bahia nos anos de 1924, 25 e 26.
Mas a partir de 1926 veio residir no Rio de Janeiro, foi funcionário da Light, enquanto aguardava para jogar no Botafogo(1927). Mas foi no Flamengo, onde atuou entre 1928 e 1931, jogando ao lado do então futuro técnico do Flamengo, do Vasco e da Seleção Brasileira :Flávio Costa, que obteve seus maiores êxitos como jogador.
Mas seu futuro estaria no rádio. Desde menino gostava de fazer imitações de sons de animais e vozes humanas, daí, seu destino maior:a PRK-30.
Na PRK-30 fazia vários personagens, modificando a entonação da voz, quando compunha esses personagens.
Ao lado do antigo cantor Castro Barbosa (aquele que primeiro gravou "O Teu Cabelo Não Nega") a PRK-30, já então na Rádio Nacional,alcançou um dos maiores sucessos, no humorismo radiofônico, ao lado do "Balança, Mas Não Cai" e do "Trem da Alegria" .
Foram três marcos da época de ouro do rádio.
PRK-30 estreou na Rádio Mayrink Veiga no dia 19 de outubro de 1944, permanecendo naquela emissora por quase 2 anos. Saiu do ar no dia 1° de setembro de 1946.
PRK-30, NA RÁDIO NACIONAL.
Foi no dia 27 de setembro de 1946 que LAURO BORGES estreou seu programa na Rádio Nacional. O primeiro programa lotou o auditório de então PRE-8 e foi prestigiado por alguns artistas da Rádio Mayrink Veiga.
Pelas ondas curtas da Nacional atingiu todo o Brasil . Nessa época a Rádio Nacional já era a maior emissora do país. Por aí pode-se imaginar o que foi a PRK-30 naquela emissora.
Em 1950, Lauro Borges passou a transmitir o PRK-30, com o nome de PRK-15, na Rádio Record de São Paulo, fazendo o itinerário constante entre o Rio e São Paulo para apresentar seus programas.
Na Rádio Nacional de São Paulo, também com o auditório lotado, estreou no dia 17 de março de 1955. Já nessa época a TV, inaugurada em 1950 foi tomando conta do público e os programas radiofônicos foram chegando ao fim.
Lauro Borges faleceu em 11 de junho de 1967, por causas nunca esclarecidas.
Inquérito sobre o assunto, sem solução, foi arquivado 5 anos depois, em 12 de outubro de 1972.
UM TRAVESSEIRO DIFERENTE por Rosa Guerrera
Bambina deitada no chão me olhava atentamente , como a querer penetrar nos meus pensamentos .
De repente numa rápida decisão ela subiu na cama e deitou pertinho da minha cabeça .
Achei curioso aquele gesto amigável , e resolvi fazer dela um travesseirinho .
Por algum tempo ficamos na mesma posição.
Ela quietinha ... e eu pensando ... pensando .... até que chamei alguém para bater uma foto desse momento de confidência : cão e gente !
E sobre o que conversamos , nem me perguntem . Só posso dizer que sentí nesse travesseirinho preto uma paz tão gostosa que fiz questão de arquivar .
15 de Janeiro- Dia Mundial do Compositor !
Compositor na música erudita
Na Música Erudita, o compositor é um músico altamente treinado na teoria musical e normalmente é responsável, além da criação da partitura original, também pelos arranjos para a instrumentação ou para as vozes desejadas. No início do desenvolvimento da música erudita na Europa, a função do compositor não era muito valorizada. O intérprete tinha liberdade para alterar a composição como desejasse, acrescentando improvisações, ou mesmo misturando partes de composições diferentes. À medida que a música se tornou mais complexa, o compositor passou a ser associado à sua obra e ter mais controle sobre a execução de suas composições. A música escrita passou a ser encarada como um conjunto de instruções estritas das quais o intérprete não se deve desviar. O valor da interpretação da música erudita hoje em dia diz muito mais respeito à expressão que à improvisação. Para permitir que os intérpretes demonstrem virtuosismo, a maioria dos compositores, a partir do período clássico, passou a deixar momentos específicos na partitura onde o intérprete pode improvisar como desejar (cadenza), desde que o restante da composição seja respeitado.
Música popular
Na música popular, o compositor escreve a música para canções (e, às vezes, também as letras). A composição não é tão rígida como na música erudita, e admite-se (e, até, espera-se) a improvisação. Em muitos casos, a música é adaptada para a instrumentação do grupo musical que a executará pelo arranjador, um músico especializado nessa tarefa. Em certos gêneros, como o Jazz, nem essa etapa é necessária, e os músicos criam o arranjo durante a execução, improvisando livremente sobre os temas elaborados pelo compositor.
Em português, o termo "compositor" refere-se a qualquer gênero musical, erudito ou popular, mas em algumas outras línguas (como o inglês e o alemão) existe um termo específico para o compositor de canções populares (songwriter, em inglês, ou liedermacher, em alemão). Como um termo correspondente não existe em português, normalmente esse tipo de compositor é chamado de "compositor popular" ou "compositor de letra e música" ou "autor", simplesmente. Aquele que também interpreta suas próprias canções é chamado de "cantor e compositor" ou "cantautor". Por fim, o escritor de letras de música também é chamado "letrista".
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Compositor"
Compositoes ...
Uma reflexão mais profunda nos leva a meditar sobre inúmeros aspectos: em termos históricos, sociológicos, estéticos, filosóficos.
O compositor é, deste modo, um repositório do seu universo sócio-cultural. Não apenas um reflexo, mas, sobretudo, um co-partícipe. Seja vislumbre, seja intenção, a sua arte antecipa os rumos da sociedade à qual pertence.
Nesse sentido, a música é uma filosofia; é uma linguagem subjetiva e profunda.
Paul Hindemith a ela se refere sabiamente afirmando: "... além de todo o conhecimento racional e de toda a experiência manual, existe uma visionária região de irracionalidade onde moram os supremos segredos da arte..."
Sejam quais forem os aspectos da música, ela é sempre manipuladora das mais íntimas sensações - individuais ou coletivas - e de todo o mecanismo das emoções. Nesse sentido, o compositor avoca uma posição de responsabilidade: a sua música tem o poder de despertar e canalizar energias.
A música eleva, inspira, comove; mas pode, inversamente, deprimir, agitar, conturbar.
Cabe ao compositor traçar caminhos. Sua meta mais sublime será a de despertar os mais nobres sentimentos, depurar as energias humanas, infundir o aprimoramento de seus semelhantes.
E o fará através do domínio da técnica, do estilo, da estética.
Doando a sua obra musical - fruto da criatividade - ao acervo da comunidade,
terá o direito à convicção de ter vivido plenamente e cumprido a sua missão no evoluir da humanidade.
Autor: (Eduardo Escalante)
Dia do Compositor - Parabéns aos nossos !
Cariri é paiol de música e poesia.
Abraço no dia de hoje, os meus preferidos :
Pachelly Jamacaru
Abidoral Jamacaru
Assis Lima
Zé Nilton
Salatiel
Ana Cecília S.Bastos
Célia Dias
Zé Flávio
*Rosa Guerrera
Calazans
Geraldo Urano
Lupeu Lacerda
Carlos Rafael
João Nicodemos
Hildelito Parente
Correinha
Dihelson Mendonça
Hugo Linard
Leninha
Leonel
Joilson
Geraldo Junior ...
* Rosa Guerrera , aos poucos vai se tornando cidadã caririense , uma vez cidadã do mundo. Tive o prazer de conhecer suas inúmeras composições ( todas rítmicas e poeticamente lindas ) !
Porisso tenho o prazer e o dever de incluí-la , na lista dos nossos !
Por favor , adicionem novos nomes ...!
Festa Imodesta - Caetano Veloso
Chico Buarque
Composição de Caetano Veloso
Minha gente
Era triste amargurada
Enfrentou a batucada
Pra deixar de padecer
Salve o prazer
Salve o prazer
Uma festa imodesta como esta
Vamos homenagear
Todo aquele que nos empresta sua festa
Construindo coisas pra se cantar
Tudo aquilo que o malandro pronuncia
E o otário silência
Tudo aquilo que se dá ou não se dá
Passa pela fresta da cesta e resta a vida
Acima do coração
Que sofre com razão
A razão que volta do coração
E acima da razão a rima
E acima da rima a nota da canção
Bemol natural sustenida no ar
Viva aquele que se presta a esta ocupação
Salve o compositor popular.
Tudo aquilo que o malandro pronuncia
E o otário silência
Tudo aquilo que se dá ou não se dá
Passa pela fresta da cesta e resta a vida
Acima do coração
Que sofre com razão
A razão que volta do coração
E acima da razão a rima
E acima da rima a nota da canção
Bemol natural sustenida no ar
Viva aquele que se presta a esta ocupação
Salve o compositor popular
Salve o compositor popular.
15 de janeiro - Dia do Compositor
Hoje é dia do compositor, mas será que você sabe direitinho o que faz ou é um compositor? O dicionário diz que compositor é aquele que compõe, o que é autor de uma realização artística, o que compõe ou escreve uma música, aquele que se dedica à arte da composição musical.
E você sabe dizer rapidinho o nome de um compositor brasileiro? Temos fortes representantes no nosso país como Vinícius de Moraes, Gilberto Gil, Chico Buarque, Cartola, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Pixinguinha, Martinho da Vila e muitos, muitos outros talentos. Fora os mestres mundialmente conhecidos como Mozart, Chopin, Ludwig van Beethoven, Heitor Villa Lobos e outros tantos. Graças a eles nossa vida tem musicalidade e sons incríveis. Sem música a vida seria tão chata você não acha? Viva o compositor!
Mas me diz, e você? Será que você também vai ser um compositor para receber parabéns todo dia 15 de Janeiro?
Rosa de Luxemburgo
Rosa Luxemburgo
(Revolucionária alemã de origem polonesa)
5-3-1871, Zamosc, Polônia
15-1-1919, Berlim
Vinda de uma família de comerciantes judeus, Rosa Luxemburgo fundou, em 1894, o Partido Social-Democrata (SPD) da Polônia e Lituânia. Em 1898, obteve a nacionalidade alemã, instalando-se em Berlim. Brilhante teórica do marxismo e forte opositora das teorias revisionistas de Eduard Bernstein, foi líder da esquerda revolucionária do SPD. Contrária à colaboração com o poder do movimento dos trabalhadores na área parlamentar, lutou contra a limitação da capacidade de ação dos sindicatos nas convenções coletivas, defendendo a greve geral política (Greve Geral, Partido e Sindicatos, 1906). Recusou as teses centralistas de Lênin, baseadas no bolchevismo (Problemas Organizativos da Social-Democracia Russa, 1904), e estabeleceu os princípios do socialismo democrático (A Liberdade é Sempre a Liberdade de Ter Opiniões Diferentes). Entre 1905 e 1906, fez parte da Revolução Russa a partir de Varsóvia, lecionando de 1907 até 1914 na escola do SPD em Berlim. Em 1913, publicou o seu tratado de economia A Acumulação do Capital. Combatendo as correntes nacionalistas do SPD, firmou seu internacionalismo proletário e seu antimilitarismo radical. Após o início da Primeira Guerra Mundial, divergindo da política de colaboração defendida por membros do SPD como Clara Zetkin, Franz Mehring ou Karl Liebknecht, fundou o Grupo Internacionalista, de que surgiu, em 1917, o Movimento Espartaquista e, um ano mais tarde, o Partido Comunista da Alemanha (KPD). Presa durante a guerra, apoiou, em 1918, os conselhos de trabalhadores e soldados, fundou o jornal Bandeira Vermelha, futuro diário oficial do KPD, e estabeleceu o programa do partido, que dirigiu ao lado de Karl Liebknecht. Após o fracassado Levante Espartaquista (janeiro de 1919), foi assassinada, como Karl Liebknecht, por oficiais do Exército.
Há sinceridade nisto?
Não aceitaremos jamais essa ideia de querer elevar certas comunidades, pois é preciso condicionar ao progresso, um movimento de trabalho qualificado e de bom comportamento social e sustentável.
Certos distritos, não teem ainda sustentabilidade para se erguer economicamente, a fim de sobreviver às suas custas, sem perturbar o Governo Federal com ajudas, visto que esses pequenos municípios que há pelo país vivem sempre de pires na mão, dizendo amém, causando mal-estar, usufruindo dos bens públicos sem nenhum merecimento, pois acarretarão o desgaste econômico, aumentando a dívida interna do Brasil, dando precipitação à nossa economia.
Ouvimos notícias através da imprensa falada e escrita que esses mui dignos representantes do povo andam fazendo campanha negativa e desrespeitosa, querendo obter votos, simulando simpatia e ser amigo do povo, desejando, às custas da demagogia tudo bem barato, a fim de conseguir projetar alguns distritos na categoria de cidade.
Também há aqui políticos cafonas e desprestigiados que querem aparecer, desejando recuperar o seu prestígio, perambulando pra lá e pra cá, pensando em contemplar os eleitores inocentes a fim de readquirirem o seu prestígio e atividade política.
Temos a opinião que devemos procurar a melhoria de qualidade de vida através de economia equilibrada e programada, buscando fonte de energia intelectual e moral com intuito de cada cidadão procurar a melhor condição de vida através de trabalho qualificado. Se todos andarem em direção certa com melhor índice de produção agrícola, no futuro próximo, estaremos em uma situação de fazer inveja econômica a muita gente.
A cidade do Crato foi líder e continuará sendo líder, mas ultimamente devido à falta de homens sérios e lutadores, pessoas de mau gosto entram na política, piorando a situação administrativa do Crato e isto vem acontecendo há anos, desde quando políticos sem nenhuma capacitação técnica se intrometem no quadro político dessa cidade. Não são lutadores, não são arrojados, e ultimamente só vemos políticos que não sabem administrar, causando desespero de causa e arrefecendo o bom desempenho do povo cratense.
Observamos que esses políticos cratenses se acomodam com facilidade, não reclamam, ficam sempre esperando que caiam maná do céu, coisa que só aconteceu no tempo de Moisés.
Agora notamos que alguns deles, vendo que não tem vez no Crato, vão estimular, a transferência de eleitores para um distrito a fim de obter um quadro eleitoral elevados, mostrando com propaganda enganosa que esses distritos teem condições de ser elevado. Crato será prejudicado, ficará como cidadezinha de pequeno porte, semelhante ao Crato de Portugal (pequenininha), não cresce, apesar de ser histórica ela se torna uma cidade muito pouco lembrada.
Avisamos, porém, que deixem de lado o comodismo e venham subir com trabalho sério procurando melhorar a cidade. Tomamos conhecimento que alguns políticos, com pouca exceção, repudiam o desenvolvimento moderno. E agora perguntamos:
há sinceridade nisso?
Crato, 14 de janeiro de 2010.
Mundo sem mulheres - Arnaldo Jabor- colaboração de Caio Bonates
LIBERDADE por Rosa Guerrera
as vezes mar bravio,
é o meu coração.
Não temo as borrascas
do tempo...
Nem correntes
que prendam minha alma .
Navego tranqüila
num vôo
por mim criado.
Onde sou única
timoneira no meu leme,
gaivota desgarrada
no espaço.
Nuvem branca
no meu céu interior.
Não crio raízes
nos canteiros do meu destino.
Colho do mundo
todas as flores...
E banho a minha nudez
com o orvalho
de uma eterna liberdade .