Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

RAIOS DE SOL - Tradução por Claude Bloc



Há pessoas na nossa vida chamadas  “Raio de sol”. Uma pessoa  "raio de sol" é,  na verdade, alguém que chega quando você menos espera. Você nem precisa ter muitas coisas em comum com ele/a. 
.
Essa pessoa nem precisa ser tão inteligente, bonita, rica, nem ter especificamente uma vida incrível, projetos impressionantes... é apenas alguém... que te acolhe quando você estiver no chão. Que te traz a luz quando você pensava que iria permanecer na eterna escuridão. 
.
É alguém especial, alguém que em nada é igual às outras pessoas que passam por ti todos os dias, que não parece com ninguém que você conhece ou já conheceu. É realmente alguém completamente peculiar que não tinha um lugar específico em sua vida, mas que entra de repente em sua porta e faz você ver as coisas por um ângulo diferente. 
.
É alguém que tem sempre um riso pronto nos lábios e que ao se levantar, te faz levantar ao mesmo tempo. 
.
Alguém que dá um novo sabor às mínimas e insignificantes coisas da vida. É alguém que te ilumina, mesmo sem fazer de propósito. Que ilumina a vida dos outros sem necessariamente ter êxito em sempre iluminar a sua própria vida. 
.
É alguém que te faz sentir vivo/a, mesmo após ter vivido entorpecido/a anos a fio. Alguém com quem tu “saboreias” a vida a cada respiração, a cada refeição, a cada sensação de frio ou de calor, de alegria, ou de tristeza. Alguém que te ajuda a voar, mantendo os pés no chão. 
.
Texto recebido originalmente em Francês por e-mail.
(Piegas? e daí?)

Não queremos entregar, queremos integrar – por Pedro Esmeraldo

Em um dos bares da cidade, numa manhã de sol, encontramos  uma equipe de homens cratenses dizendo palavras desconexas, querendo entregar o Crato a localidades mais fortes. Tomamos isso como um acinte, pois não somos homens para esmorecer, mas para lutar.
Eles eram cidadãos maduros cheios de brios mas que não sabiam separar o joio do trigo. Desfaziam do Crato dizendo que, a cidade quando estiver em aquecimento, tem que se afastar para não ser queimado ou então, agarrar-se com unhas e dentes aos poderosos e inimigos. Para eles, o Crato teria que se entregar, tornando-se submisso, baixando a cabeça dizendo amém.

Não meus amigos, não somos dessa estirpe de homens fracos. Devemos lutar, pois estamos aqui pra enfrentar as dificuldades com desafio por que somos homens de luta. Não somos pessoas desgarradas e não nos aproveitamos da pieguice exagerada por meio da perfídia e da calúnia da massa governamental, que facilmente cai nas conversas destoantes e que sempre partem para entregar o Crato à corrente inimiga, proveniente dos homens usurpadores do progresso alheio que se aproveitam do prestígio exacerbado a fim de melhorar os bens patrimoniais de outros municípios.

Cremos que todos esses bens devem ser respeitados e permaneçam no devido lugar.
Nós, os cratenses, crescemos à custa do nosso suor. Não prejudicamos ninguém, não procuramos intriga, por meio de palavras ardilosas que vem atordoando a nossa consciência.

Lembremos do campus universitário da UFC que vinha para o Crato e foi arrebatado na calada da noite, tirando o direito do cratense de possuir a sua universidade.
Somos favoráveis à união, digna e merecedora de aplausos, integrando-se os municípios entre si.
Por isso, continuamos pensativos, com ânsia de desenvolvermos, mesmo carregando pedras, e ao mesmo tempo procuramos enquadramos no caminho da solidariedade humana e sem medo de enfrentar a luta cotidiana.

Esses homens pessimistas deveriam pensar um pouco e dizer a verdade, sem intriga e com coragem, enfrentando a luta de colocar homens filhos desse torrão para assumirem a representação no Congresso Nacional, tentando incluir o Crato com prestígio restabelecido, empurrando-o para o desenvolvimento equilibrado com modernismo aperfeiçoado.
Agora apelamos para esses fracos amigos que sorrateiramente esquecem de caminhar com altivez em benefício da nossa terra, não vacilem, trabalhem, ajudem a empurrar o Crato que anda à deriva. Afinal, Crato necessita de seu trabalho e não precisamos colocar interesse alheio em nosso meio.

UM CONVITE AOS AMIGOS - Instituto Cultural do Cariri