Edilma Rocha |
Edilma Rocha
BRAZIL
Fortaleza, Ce.
Natural da cidade do Crato Estado do Ceará.
Neta e filha de artistas, o avô Julio Saraiva fotógrafo, o pai Edilson Rocha exímio desenhista e a mãe Telma Saraiva especialista em fotos-pinturas. Desde criança desenhava, pintava, e se destacava nas escolas.
Adolescente, transfere os estudos para o Rio de Janeiro e ingressa na SBBA, com cursos de desenho, aquarelas, pintura, modelo vivo e especializa-se em Restauração de telas. Cursa Belas Artes na Escola Fluminense em Niterói. Participa de varias exposições coletivas no Rio e Niterói.
Viaja pela Europa estudando os estilos clássicos, modernos e contemporâneos. Paris, Madrid, Verona e Veneza foram os mais concorridos na sua trajetória artística, com exposições em Paris e Verona. Possui trabalhos em New York, Barcelona, Paris, Bassano, Argentina e México.
Leva no seu currículo menções honrosas medalhas e títulos que elevam o seu desempenho artístico.
O seu mais destacado trabalho em restauração é o acervo do Museu de Arte Vicente Leite do Crato, com 73 obras.
Criou a Sociedade dos Amigos do Museu do Crato e atua fortemente neste projeto.
(João Jorge - Artista plástico e curador.)
Resgatou o Salão de Outubro do Cariri como promotora cultural.
Edilma Rocha não se subordina a estilos e nem a modismos, vale-se do emocional dos impressionistas e acentua plasticamente os seus temas. Vale-se também do estilo clássico como restauradora para confirmar o talento da artista, que já nasceu artista.
Depois de algum tempo fora dos eventos Culturais retoma seu trabalho incentivada e apoiada por Jô Oliveira a quem dedica a sua nova fase, pessoa cujo brilho clareou sua mente e seu novo caminho.
Agora Edilma busca o resgate do Salão do Cariri.
Algumas de suas obras recentes que participaram no sul do país e na Europa:
A dor do poeta ( MISTA) |
Cérebro do Bem - (MISTA) |
Cérebro do Mal - (MISTA) |
Lírio - (MISTA) |
Pavor em Chamas - (MISTA) |