"DAVI TIRANDO ONDA COM GOLIAS"
O reflexo da realidade regional
Este diálogo, no momento, é um dos que servem de consolo para nós cratenses, principalmente, para quem já está cansado de tantas disputas perdidas. Certo dia, um desses "desterrados", que não tem onde viver e nem o que fazer da própria vida, chegou para um cratense, que esperava um transporte de volta, e disse:
- É! O Crato ficou para trás! Não chega nem aos pés de Juazeiro do Norte! Perderam tudo! Estão ficando com o que não nos interessa, só a sobra! O Cariri é o Juazeiro e, por si só, já é o bastante!
O cratense, sem muitos argumentos, apenas comentou:
- O Juazeiro foi, é, e ainda continuará sendo o produto da mente criativa de um cratense! Tão inteligente que se passou por Santo, se fez Santo, é Santo e vocês acreditaram nele, até hoje!
- Respeite Meu Padim! Resmungou o devoto que continuou com a tentativa de humilhação.
- O Crato não possui mais, nem um edifício com mais de quatro andares!
Novamente,"sem querer querendo" a refrega, o cratense responde em cima da bucha:
- Taí! o Senhor está enganado! Possui um maior, mais alto e mais comprido do que os prédios de Juazeiro todos em fila e empilhados, um em cima do outro!
O desafiante ficou meio sem rumo e sem prosa. Coçou a cabeça como quem estava a procura de algo, puxando pela memória ou por outro meio de avivar as recordações visuais, tentando achar a tal edificação no Crato e respondeu:
- Olha meu camarada, isto é mentira sua! No Crato não tem este prédio não Senhor! Quando foi feito? Quem foi o arquiteto? Qual foi o Governo?Qual foi a construtora que construiu um "estrupício" de prédio desse tamanho? E como eu nunca vi ele? Que cor ele é?
Vendo que se tratava de mais um "flutuante", assim como a maior parte do todo, o "roedor de pequi", nascido e criado nestes verdes pés de serra, acostumado a tomar banho de cascata com águas cristalinas, respondeu-lhe, após uma profunda inspiração:
- Olha, meu amigo, já vi que você não conhece o Cariri! Você precisa sair daqui e conhecer melhor o Crato, Barbalha, Missão Velha, Caririaçu, Nova Olinda, Santana do Cariri e os outros municípios que fazem parte desta região. O Cariri não se resume a um só município, por mais rico e forte que ele seja! O que seria do comércio e da indústria de Juazeiro se o povo dos demais municípios decidissem não fazer mais compras aqui? É ilusão sua querer dizer que nós, das outras cidades, é que somos dependentes de Juazeiro! Não é verdade! São vocês que dependem dos outros, inclusive, de mais alguns pequenos do Pernambuco, Piauí, Paraíba e de outros Estados.
E continuou:
- Para que você fique convencido, de uma vez por todas, de que é o Juazeiro que depende dos outros, dos pequenos municípios, dos próximos e dos distantes, depende do Cariri Cearense e até do Cariri Paraibano... Pergunto-lhe: De onde você acha que vem a grande e esmagadora parte destes Romeiros do Padre Cícero, quatro vezes por ano? Já pensou se houvesse deles uma greve de FÉ? Quem perderia com isso?
Com as feições bem apróximadas com as de um "jagunço de 14" - reencarnado - o sujeito, para não perder a pisada, indagou:
- E o tal edifício? Não mude de conversa não! Aquele que você disse que é um "alôpro" de grande! Que é muito mais maior dos que aqueles que a WR já levantou aqui? Conversa fiada rapaz! Não tem não!
- Pois não é que eu já ia me esquecendo da maior obra já construída no Cariri!!! Respondeu o cratense bairrista.
- E qual é esta obra? Perguntou novamente o Romeiro, mais irritado e ainda mais curioso:
- O "edifício" que o Crato tem é Verde! Tão grande e tão alto que faz sombra até no Juazeiro quando o sol se esconde por trás dele! O Bicho é tão elevado que não precisa nem de elevador! Agente sobe nele até de carro! Até faz mudar de temperatura a medida que vai subindo. Lá de cima, dá pra vê o Cariri bem miudinho de tão alto. O Ar condicionado é natural! O "Jardim" é tão grande e tão viçoso que até o Governo, há anos, já tem um pedaço lá e o transformou no primeiro do Brasil. Lá, criamos os animais soltos, até onça tem! Sim! a Construtora responsável pela execução da obra é a maior do mundo, atua em todos os países do Planeta. E o que dizer do arquiteto? Este é magnífico! Ele é perfeito em tudo que faz! Pois, meu amigo, para elaborar um projeto desses, sem passar por licitação, totalmente gratuito e se chegar ao término da obra...Só tendo tido sorte antiga, há milhões de anos, muita sorte e muito merecimento! E, o que é melhor, não somos egoístas como vocês não! Ainda dividimos, em total harmonia, o "condomínio" com Barbalha, Nova Olinda, Araripe, Jardim, parte do Pernambuco, Piauí, abraçando o terreiro de muitos outros lugares. É meu caro, a NATUREZA construiu e DEUS arquitetou a mais bonita obra do Cariri, em todos os tempos, que é a nossa CHAPADA DO ARARIPE. Esta jamais será transportada para cá, nem pelo dinheiro e nem pela politicagem.
Olhá lá ela! Linda e Majestosa! Tenho muito orgulho de ter nascido aos seus pés e aos seus pés morrerei. Mas, antes deste fim, quero viver para ver o Povo do Crato acordar para enxergar tanta beleza!
ACORDA CRATO!!!
George Macário de Brito - Vereador - Artista Plástico - Editor