Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Elvis Presley - Os Mitos Não Morrem


Se fosse vivo, Elvis Presley faria 75 anos nessa próxima sexta-feira,dia 8.Trinta e três anos depois de sua morte, resta à multidão de fãs recordá-lo,com os meios que têm ao alcance,e um dos mais acessíveis é a Internet.

O Rei do Rock n´roll está presente e vivo,em praticamente todas as redes sociais.No Facebook,a página mais concorrida contabiliza mais de 430 mil fãs,fora as outras dezenas de páginas neste site, em torno do cantor.

O site oficial dedicado a ele,estende-se ao Twitter, Hi5 e Flickr envia mensagens para telemóveis, tem um canal exclusivo no You tube e uma página no Myspace, tudo para espalhar a mensagem de que o Rei é o Rei.

Na Internet, é possível ver as suas últimas atuações a cantar "Unchained Melody" ao piano,recordar o funeral, e comparar as imitações que os fãs fizeram do seu famoso movimento dos quadris, que arrasou fãs no início da carreira.

Há páginas para todos os gostos e liberdades, como aquela que defende que o Eterno Rei do Rock está vivo (www.elvis-is-alive.com ), e que trabalha no departamento anti-droga do Ministério da Justiça Americana.

Há também os fãs clubes ,cerca de 600 em vários países, incluindo Portugal, onde o clube "Burning Star",foi fundado em 1988 e certificado oficialmente pela empresa que gere os direitos do cantor, a Elvis Presley Enterprises.

Mas para aqueles que são muito fãs, tudo isso poderá ser insuficiente, para celebrar um dos mais populares e rentáveis músicos dos Estados Unidos, que "faleceu" em 1977, aos 42 anos.

Graceland - Memphis

Na próxima sexta feira, dia 8, data em que Elvis completaria 75 anos, a mansão de Graceland sua residência em Memphis, Tennessee,que é considerada Monumento Nacional Norte- Americano, será palco de uma grande festa, com direito a bolo e a presença da viúva Priscilla Presley e da sua filha Lisa Marie.

Além da celebração dos 75 anos do cantor,o objetivo é declarar o 8 de janeiro ,o "Dia Elvis Presley".

Mais de trinta anos depois de sua morte,o interesse em torno do músico aparentemente não esmoreceu por conta do Marketing ou devoção dos fãs,a avaliar pelas iniciativas que rondam as efemérides do seu nascimento, em janeiro e sua morte em agosto.

Essa semana foi lançado nos Estados Unidos, o livro " Elvis - My Best Man ", uma nova perspectiva sobre o percurso do artista, à luz das recordações do músico George Kelin,um dos seus amigos desde o começo da carreira.

"Elvis 75" é o título da nova coletânea com 25 temas imortalizados por Elvis Presley,totalmente restaurados digitalmente,como "Heartbreak Hotel", "Hound Dog" e "Love me Tender".

Desde Dezembro que o Cirque du Soleil tem em cartaz em Las Vegas, "Viva Elvis", um espetáculo que enaltece o ícone norte-americano " que transformou a música popular cuja imagem encarna a liberdade e a agitação de seu tempo".

O Museu Newseum fará uma exposição sobre o Artista. As informações são do Jornal da Tarde.

Em 2010, a gravadora multinacional Sony Music, editará de novo, sob o selo RCA, todos os discos do Rei do Rock.


Casa onde Elvis Presley nasceu, em Tupelo, Mississipe - Estados Unidos
***
Fontes:
Funchal, quinta feira, 7 de janeiro de 2010.
Google Imagem

Antonio Queiroz no Cariri Encantado desta sexta, 8 de janeiro

O programa Cariri Encantado tem como marca maior a pluralidade da música caririense. E, dentro dessa rica diversidade, às vezes é comum surgir algo singular (no sentido de especial, raro, extraordinário). É o caso, por exemplo, do músico Antonio Queiroz, que transita livre, leve e fagueiro por vários gêneros, ritmos e concepções musicais. Baixista e flautista, Antonio Queiroz fez ou faz parte de vários projetos musicais, dentre eles os grupos Dr. Raiz, Night Life, Glory Fate, Zabumbeiros Cariris, Post Scriptum e Na Estrada, além de ser músico acompanhante de vários intérpretes, como Geraldo Júnior e Camila Lenker. Isso tudo significa um balaio de influências, do regional ao universal, que faz funcionar uma verdadeira e poderosa usina sonora, incluindo ingredientes aparentemente díspares como rock’n’roll (do pop ao heavy metal), blues, reggae, baião, xote, xaxado e a genérica MPB.

Nesta sexta, 8 de janeiro, no programa Cariri Encantado, o ouvinte poderá escutar uma mostra dessa rica miscelânea musical e conhecer um pouco da vida e carreira desse jovem , porém respeitado músico caririense: Antonio Queiroz.

Roteiro do Programa
Todas as músicas que tocarão no programa têm a participação de Antonio Queiroz:

1. Cantoria de Reis (Antonio Queiroz e Júnior Boca), com Dr. Raiz
2. Para Lennon e McCartney (Lô Borges), com Rinaldo e Banda Na Estrada
3. O Sal da Terra (Beto Guedes), com Rinaldo e Banda Na Estrada
4. Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (Dudé Casado e Hélio Ferraz), com Dr. Raiz
5. Estrela de Prata (Dudé Casado), com Dr. Raiz
6. Chuva de Janeiro (Geraldo Júnior e Beto Lemos), com Geraldo Júnior
7. Paixão de Abril (Geraldo Júnior), com Geraldo Júnior
8. Homens e Ratos (Valzinho) com No Divã
9. Have You Ever Seen The Rain (John Fogerty), com Night Life

O programa Cariri Encantado vai ao ar todas as sextas-feiras, das 14 às 15 horas, na Rádio Educadora AM 1.020 e na Internet pelo site cratinho.blogspot.com. O programa integra a agenda cultural do Centro Cultural BNB Cariri e é uma produção da revista virtual Cariricult.

Ficha técnica

Apresentação: Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias.
Redação e seleção musical: Carlos Rafael Dias, José Flávio Vieira e Luiz Carlos Salatiel.
Apoio Logístico: Jackson “Bola” Bantim.
Participação Especial: Jorge Carvalho e Huberto Cabral.
Operador de Áudio: Iderval Silva e Antonio Vieira.

A Paz - Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Passou a euforia da festa de Natal e entrada de Ano Novo com todos a brindar e comemorar a chegada de 2010, com muita alegria. Todas as pessoas, independentes de religião ou crença, se motivam a ter esperança e sonhar com um ano melhor do que o anterior. Não adianta ficarem lamentando os erros do ano que passou, estes servem para o crescimento pessoal. Sonhar e procurar fazer um projeto de vida para se conseguir melhores realizações em todos os sentidos, é o desejo de todos. Todos almejam um ano com mais paz. Paz que é fruto da justiça. E essa paz tão desejada devia ser estendida por toda a sociedade.

No plano pessoal entendemos por paz um estado de espírito, onde não existe o ódio, a desconfiança e sentimentos negativos. A paz no sentido social é quando se pratica uma convivência harmoniosa com as diferenças em uma comunidade. No sentido bíblico, paz não é somente ausência de guerras, mas é especialmente uma reconciliação do homem com Deus. Em Jesus Cristo encontramos essa paz. E Jesus disse: “Eu deixo para vocês a paz, eu lhes dou a minha paz” (João 14,27). No momento em que a morte de Jesus está para acontecer, ele fala de paz e alegria. Paz é a plena realização humana.

Ao celebrar a missa no dia 31 de dezembro, o Papa Bento XVI disse que: “A paz começa por um olhar respeitoso, que reconhece no rosto do outro uma pessoa, qualquer que seja a cor de sua pele, sua nacionalidade, sua língua, sua religião. Mas quem a não ser Deus, pode garantir, por assim dizer, a profundidade do rosto do homem?” Continuou o Papa: “Na realidade só se tivermos Deus no coração, estamos em condições de detectar no rosto do outro, um irmão de humanidade, não um meio, mas um fim, não um rival ou outro inimigo, mas outro eu, uma faceta do infinito mistério do ser humano”.

A paz é um dom de Deus e todos desejam alcançá-la. Fazer a vontade Dele nos leva a essa paz tão desejada e se estamos de bem com Deus ficaremos preparados para viver em paz. “Em Romanos 5,1, Paulo nos diz que: “Assim, justificados pela fé, estamos em paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, “busquemos sempre as coisas que trazem paz e edificação mútua”. (Romanos 14,19)

A humanidade precisa de paz. Portanto se o coração de cada ser humano se abrir e procurar a paz que vem de Deus ficará mais fácil termos esperança em um mundo mais humano.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

O Ano Novo Chegou , e Ai??





Vamos arrumar nossas gavetas, nosso guarda-roupa, escrivaninha, jogar fora papéis que não servem,notas velhas, mágoas que nos adoecem, rancor que "tumoriza" raivas, e muitos outros sentimentos que não servem.



E não esqueçamos também de arrumar nossa casa de dentro (a interior).Até arrancar o mato da grama, dos canteiros, e dos jarros nos faz bem...Gostar das formigas, por que não? O Pe. Antonio Vieira num gostava tanto do jumento seu irmão? podemos "ecologizar" nosso pensar, nosso coração e nossa alma. Nós podemos experienciar e viver o novo em qualquer época, pode ser em agosto; por exemplo. Renovar é sempre um processo contínuo...Podemos até sair de uma fase terminal para a vida novamente. Adoro a lenda da Fênix: que morre e renasce das cinzas.Sobre o amor e o namorar,devemos namorar todos e tudo: as idéias, os conceitos, os valores, o mundo, os bichinhos, e amar os amigos...Amigo é bicho bom! Corre prá gente de braços abertos, ás vezes abotoando a blusa ou camisa na pressa; quando necessitam chegar junto URGENTE. E ai

a gente tem todo o conforto e carinho necessários e de graça, turma!

Eles possuem a faculdade de fazer secar nossas lágrimas. E o melhor: nos fazem rir e gargalhar.



Bom, a vida está aqui na nossa frente, de lado e vizinho a nós. Vamos curtir, vamos amar, vamos viver e muito!...
Claude,


Entro rapidinho no micro, e te acho...Fazendo poesia, derramando o coração em generosidade.
Aí fico pensando emocionada, o quanto é bom ter a sua amizade. Eu penso assim, e outros( eles e elas) pensam também !
Um grande abraço,menina !

Help.

Frankie Laine

Dissolver-se - por Ana Cecília S.Bastos



A tarde me possui que me dissolvo.


A chuva me disseca.
Tenho que fechar os olhos para não desvairar totalmente, tomada em pleno trânsito por tal aflição.


A chuva são mil vagalumes, imagens inebriantes.
A chuva é delírio, desvario em plena tarde.
Intoxico-me sem defesas.
As margens da rua são magia, pura vibração e me emociona até mesmo uma fachada de shopping onde as sombras flutuam pelo efeito das luzes dos carros que passam.
Isso a chuva faz comigo.
Querer pensar em nada.

Dissolver-se. Foto de Mário Vítor.

Ana Cecília

COMPOSITORES DO BRASIL




“Meu samba é a voz do povo
“Se alguém gostou eu posso cantar de novo".
João do Vale.

Postado por Zé Nilton

Devo dizer que considero João do Vale uma das figuras mais importantes da Música Popular Brasileira. Se é certo que em 1964-65, quando se realizou pela primeira vez o Show Opinião, os grandes centros do país tomaram conhecimento de sua existência e que lhe reconheceram os méritos de compositor, não é menos certo que pouca gente se deu conta do que ele realmente significa como expressão de nossa cultura popular.
Isso se deve ao fato de que João do Vale não é um compositor de origem urbana e que só agora se começa a vencer o preconceito que tem cercado as manifestações populares sertanejas. É verdade que em determinados momentos, com Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, essa música conseguiu ganhar o auditório nacional, mas para, em seguida, perder o lugar conquistado. É que o Brasil é grande e diversificado. Basta dizer que, quando João do Vale se tornou um nome nacional, já atinha quase trezentas músicas gravadas, que o Nordeste inteiro conhecia e cantava, enquanto no Sul ninguém ainda ouvira falar nele.
Lembro-me da primeira vez que o vi cantar em público, em 1963, no Sindicato dos Bancários, no Rio, convidado por Thereza Aragão. Dentro de um terno branco engomado, pisando sem jeito com uns sapatões de verniz, entrou em cena. Parecia encabulado, mas, quando começou a cantar, empolgou o auditório. Era como se nascesse ali o novo João do Vale que, menos de dois anos depois, na arena do Teatro Opinião, faria o público ora rir ora chorar, com a força e a sinceridade de sua música e de sua palavra.
Autenticidade é uma palavra besta mas é na autenticidade que reside a força desse João maranhense, vindo de Pedreiras para dar voz nacional ao sertão. Mas não só nisso, e não apenas no seu talento, como também em sua cultura. Há gente que pensa que culto é apenas quem leu muitos livros. No entanto, se tivesse tido, como eu, a oportunidade de ouvir João cantar as músicas sertanejas que ele sabe, veria que ele é a expressão viva de uma cultura. De uma cultura que não está nos livros mas na memória e no coração dos artistas do povo.
Ferreira Gullar, em Nova História da Música Popular Brasileira, Ed. Abril, 1977]

João do Vale será a nossa atração de hoje no Programa: Compositores do Brasil.
Vamos falar um pouco de sua vida enquanto ouviremos:

Pisa na Fulô, de João do Vale, Silveira Jr. E Ernesto Pires, com Ivon Curi.
Sina de Caboclo, de João do Vale e Jocastro Bezerra de Aquino, com Nara Leão
Carcará, de João do Vale e José Cândido, com Chico Buarque
Peba na Pimenta, de João do Vale, João Batista e Adelino Rivera, com João do Vale
A voz do povo, de João do Vale, com Paulinho da Viola
Coroné Antonio Bento, de João do Vale e Luiz Wanderley, com Tim Maia
O canto da ema, de João do Vale, Ayres Vviana e Alventino Cavalcanti, com João do Vale e Jackson do Pandeiro
Na asa do Vento, de João do Vale e Luiz Vieira, com Caetano Veloso
Pipira, de João do Vale, com Nara Leão e João do Vale
Estrela miúda, de João do Vale, com Amelinha e João do Vale
Fogo no Paraná, de João do Vale, com João do Vale
Xote melaubico, de João do Vale, com Marinês

Quem ouvir, verá!

Programa Compositores do Brasil
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Todas as quintas-feiras, às 14 horas
Rádio Educadora do Cariri
Apoio. CCBN

Para seu café da manhã: Receita de pão


Todos os pães constam basicamente de farinha e um líquido, porém a esta combinação, que pode tomar inúmeras formas, podemos adicionar outros tantos ingredientes, originando um sem número de receitas de pão, cada uma com suas propriedades de sabor, consistência, textura e valor nutricional totalmente particulares.

Pão caseiro

Receita tradicional de pão, pode ser preparado em maior quantidade e congelado, em embalagens individuais, hermeticamente fechadas.
.
Ingredientes
.
7 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de água ou leite quente

1 colher rasa de sal

2 colheres de gordura vegetal

1 colher de açúcar

2 tabletes de fermento biológico (30 gr.)

Modo de preparar

1. Dissolver o fermento e o açúcar em ½ xícara de água ou leite. Deixar descansar por 5 minutos

2. Misture bem os demais ingredientes e junte a massa de fermento

3. Amasse bem e sove a massa até ficar bem lisa e macia

4. Coloque-a numa vasilha, cubra e deixe crescer por aproximadamente 2 horas em lugar livre de correntes de ar.

5. Abaixe a massa e sove mais um pouco

6. Deixe crescer por mais ½ hora

7. Divida a massa em pães, coloque em assadeira untada e deixe crescer novamente até dobrar de volume.

8. Leve ao forno quente por aproximadamente 40 minutos até os pães estarem corados

Pãezinhos relâmpago

Próprios para acompanhar chá ou café ou mesmo preparar sanduíches, estes pãezinhos são fáceis de fazer. Experimente servi-los recheados com queijo fresco ou patê.

Ingredientes

2 tabletes (30 gr.) de fermento biológico

¼ xícara de água morna

¼ xícara de gordura vegetal ou manteiga

1 colher das de chá de sal

2 colheres de açúcar

3 ½ xícaras de farinha de trigo

1 ovo

Dica:

Se não tiver forminhas, acrescente uma colher a mais de farinha e faça pequenas bolas de massa. Ao colocar na assadeira, deixe bastante espaço para que possam crescer.
.
Modo de preparar

1. Dissolva bem o fermento na metade da água morna

2. Em vasilha separada, misture a gordura, o sal e o açúcar. Colocar o restante da água morna e bata até que fiquem completamente dissolvidos

3. Adicione a solução de fermento, o ovo e bata bem.

4. Junte a farinha e amasse até obter uma massa bem macia

5. Ponha a massa em uma vasilha untada, cubra e deixe crescer até atingir o dobro do seu tamanho

6. Coloque a massa em forminhas untadas, preenchendo só a metade.

7. Deixe crescer novamente até dobrar de volume, pincele com manteiga derretida.

8. Asse em forno quente por 15 a 20 minutos até que os pãezinhos fiquem corados.

Pão de batata

Esse tipo de pão se tornou bastante popular nos últimos anos. A batata deixa a massa do pão leve e macia. Experimente servi-lo recheado com requeijão.

Ingredientes

3 tabletes (45 gr.) de fermento biológico

3 batatas médias cozidos e passadas no espremedor

1 copo de água fria

3 ovos

1 xícara de óleo

1 quilo de farinha de trigo

sal a gosto

1 xícara de água morna

Modo de preparar

1. desmanchar o fermento na água morna com uma pitada de açúcar e um pouco de farinha de trigo e deixar crescer

2. Depois de crescido, colocar as batatas amassadas, o óleo, a água fria, os ovos e sal a gosto. Amassar bem

3. Colocar a farinha aos poucos até obter uma massa lisa e macia.

4. Fazer os pãezinhos do tamanho desejado, deixar crescer até dobrar de volume

5. Pincelar com um pouco de manteiga derretida e assar em forno quente por 15 a 20 minutos, até que fiquem corados.


- BOM APETITE