|
Foto de Edilma por Wilson Bernardo |
Cariricaturas
Edilma, testemunhamos os resultados do VI Salão de Outubro/2010, fruto do seu empenho, reflexo do seu amor às artes e a sua cidade natal. Fale-nos sobre o surgimento dessa idéia, e declare-nos os apoios recebidos e/ou parcerias.
Edilma:
Ao retornar com mais freqüência ao Crato, pela restauração das obras do Museu, senti a ausência de movimentos artísticos, que gerassem oportunidades aos artistas plásticos da região.
A Fundação J.de Figueiredo Filho, representada por George Macário de Brito, cedeu-me o espaço do museu histórico para realizar as inscrições, e a colaboração de dois do seus funcionários: Antunes Filho e Mara.
Recebi o apoio incondicional do meu irmão Ernesto Rocha, sem o qual o evento não teria vingado, uma vez que resido em Fortaleza. Fomos apoiados pela Prefeitura do Crato, através da Secretária de Cultura, que cedeu-nos o espaço da RFSA.
A confecção de banners, folder e camisetas foram patrocinadas por alguns nomes do comércio local.
Ressalto as parcerias providenciais dos artistas : Allan Bastos,Franklin Lacerda e Alexandre Lucas.
Cariricaturas
Embora o Salão tenha sido privilegiado com a exposição de mais de 50 obras, inclusive internacionais,,nas suas diversas modalidades : Pintura, Desenho e Escultura, sentimos a ausência dos nossos veteranos artistas, O que nos diz sobre isso?
Edilma
Apenas Ulisses Germano, Samuk e Alexandre Lucas, acreditaram no nosso projeto.Os artistas da regiião não se manifestaram, e as inscrições realizadas foram praticamente de iniciantes ..
Em compensação fui acorrida por um projeto importante : ARTES SEM FRONTEIRAS de Curitiba, na pessoa de JÔ Oliveira.
Desse contato recebi trabalhos de artistas nacionais e internacionais..
Acho que a galera confundiu um acontecimento cultural com política local. E não tinha nada a ver.
Cariricaturas
No seu pronunciamento, durante a solenidade de abertura, diante dos nossos representantes maiores (Secretária de Cultura e Vice –Prefeito Municipal), você fez um justo apelo, com relação às instalações do Museu Vicente Leite e a construção de um Museu de Arte Moderna
Ratifique-nos o seu apelo, justificando as suas urgentes necessidades.
Edilma
O Local escolhido por Bruno Pedrosa, com o meu aval, para reinauguração do Museu Vicente Leite é o prédio da RFSA A Prefeitura Municipal deverá executar as providências internas , nas instalações : vidros, aclimatação, forro, etc. O mais difícil está perfeito : o prédio !
E quando à construção do Museu de Arte Moderna, sonhamos com algo simples, que possa no futuro ser agigantado.O nosso doador, Bruno Pedrosa, aguarda o momento dessa realização, e dispõe,em doação, uma tela de Pablo Picasso de sua propriedade. Depois disso, o Crato não será mais o mesmo...
O que os nossos governantes estão esperando?
Vamos perder esse tesouro?
Tenho a intenção de dar continuidade aos Salões de Outubro (evento anual), e ficar mais atenta em contribuir com a Casa do Recreio, na sua restauração e funcionamento. Lugar ideal como point de um grande ateliê de todas as artes. Oportunizando os artistas de todas as classes sociais.
Cariricaturas
Uma comissão julgadora foi criteriosamente composta para julgar e premiar os trabalhos inscritos e expostos. A estas alturas, já nos pode revelar os componentes dessa comissão?
Edilma;
Sim. Agora já não preciso guardar segredo:
1.Dr. Tarcísio Pierre- um grande colecionador de obras de arte;
2.Pachelly Jamacaru- o olhar fotográfico;
3.Divani Cabral- mestra em cultura artística
4.Noeme Arraes- pintora e decoradora
5. Lídio- pintor cratense, de grande valor artístico.
Cariricaturas
Estamos orgulhosos do seu feito.Agradecemos-lhe , em nome da comunidade a qual pertencemos.
Obrigada pelas sementes plantadas. Que elas frutifiquem beleza, sensibilidade e talentos, de toda a nossa gente.
Grande abraço. Parabéns, Edilma Rocha!
ESSA ROSA É SUA. fOTOGRAFADA POR VOCÊ !