Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 1 de abril de 2011

+1 +1 + 1 (José Nilton Mariano Saraiva)

Pois é, o seleto e culto continente europeu se rende ao óbvio ululante. Depois da tradicional Universidade de Coimbra (Portugal), agora é a vez da não menos gloriosa Universidade de Salamanca (Espanha) conceder o título de "Doutor Honoris Causa" ao "analfabeto" Lula da Silva. A continuar assim, é bem capaz de a “tucanalhada” e simpatizantes terem algum infarto, se não resolverem, antes, cortar os pulsos. Mas, como a notícia orgulha todo o Brasil, aí vão as versões em Português e Espanhol, a fim que não haja dúvidas.

Em Português...

"UNIVERSIDADE DE SALAMANCA APROVA A CONCESSÃO DE DOUTORADO HONORIS CAUSA A LULA (31/03/2011)
O Conselho de Governo da Universidade de Salamanca, que está entre as 5 mais antigas do mundo, fundada em 1218, acaba de aprovar a concessão do título de "Doutor Honoris Causa" ao ex-presidente Lula.
A reunião ocorreu ontem, dia 31/03/2011, em Salamanca, Espanha. A distinção ao ex-presidente foi solicitada e aprovada pela Faculdade de Educação e pela Faculdade de Filologia da Universidade.
Segundo a decisão da Universidade de Salamanca, o título concedido se deve ao "esforço realizado por Lula da Silva para universalizar a educação a toda a população do Brasil, tanto no nível básico como na educação superior, na qual criou um intensivo sistema de bolsas com importantes dotações orçamentárias". O Conselho de Governo da Universidade de Salamanca citou, também, que o presidente Lula "incrementou o orçamento e melhorou a situação dos professores dotando a carreira da dignidade necessária para que toda a população do Brasil, um país onde os índices de desenvolvimento e crescimento são altamente elevadas e se apresenta já como uma das grandes potências econômicas do futuro, tenha ao seu alcance os melhores níveis de educação e cultura".
A Faculdade de Filologia da USal citou ainda a importância da criação da chamada "Lei do Espanhol", de 2005, que torna obrigatória a oferta de espanhol, de forma gradativa, no ensino médio brasileiro, para a concessão do título. O PROUNI também foi lembrado como um dos mais importantes programas de inclusão universitária do mundo. A Universidade de Salamanca foi a primeira universidade estrangeira a reconhecer a importância do programa e oferece todo ano bolsas de estudo integrais, em Salamanca, aos melhores estudantes ingressantes do PROUNI, desde 2010."

...e em Espanhol...

Salamanca, 31 de marzo de 2011
El Consejo de Gobierno de la Universidad de Salamanca, reunido hoy en sesión ordinaria, ha aprobado el nombramiento de Doctor Honoris Causa a Luiz Inácio Lula da Silva, expresidente de Brasil, a falta de ratificación por el claustro de doctores. Dicha distinción fue aprobada por el Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación de la Facultad de Educación y por el Departamento de Lengua Española de la Facultad de Filología. Con el acuerdo de ambos, será el director del Centro de Estudios Brasileños, Gonzalo Gómez Dacal, quien ejerza de padrino para su entrega. El profesor Gómez Dacal fue el encargado de pronunciar la defensa de la candidatura de Lula da Silva en la sesión de Consejo de Gobierno.
Los méritos que avalan la investidura han valorado el esfuerzo realizado por Lula da Silva para universalizar la educación a toda la población de Brasil, tanto a nivel básico como en estudios superiores, para los que ha creado un intensivo sistema de becas con importantes dotaciones presupuestarias. Igualmente ha incrementado los presupuestos y mejorado la situación del profesorado con el objeto de dotar al colectivo de la dignidad necesaria para lograr que toda la población de Brasil, un país donde los índices de desarrollo y crecimiento son altamente elevados y se presenta ya como una de las grandes potencias económicas de futuro, tenga a su alcance los mejores niveles de educación y cultura.
La propuesta del Departamento de Lengua Española se añade a la de Educación para señalar como mérito la implantación del español como enseñanza obligatoria en Brasil a través de la conocida como "Ley del español".

...e um comentário (bem humorado) veiculado na Internet, a respeito:

Que sacanagem com o Lula. Será que ainda não perceberam que o homi quer descansar?. E, também, essa perseguição, só ele é que é escolhido para receber esses prêmios. Num tem mais ninguém? Que pentelhação, vamo deixá o homi em paz. Quase todo dia ele tem que receber um prêmio. Igual aos outros Presidentes, né?

MATURIDADE






MATURIDADE


Não compreendo muitas coisas, mas amo.
Não sei o que é o amor, mas amo.
Olho para mim mesmo no cristal
como quem olha para uma coisa alheia,

distante, concreta como uma pedra,
uma coisa só coisa, malgrado a vida.
Então posso amar desinteressadamente
todas as coisas, como se amasse a mim mesmo.

Atingi a maturidade de uma árvore na montanha,
ou da própria montanha, altiva no alto do céu.
Não preciso conhecer mais coisa nenhuma.
Não preciso saber para que servem as coisas.

Não preciso saber para que eu existo.
O mundo é o meu altar de sacrifício.
Eu próprio sou o sacrifício. Não sei como,
mas eu não preciso mais do sofrimento.



Brincando com diferenças IV - Claude Bloc / Aloísio

Brincando com diferenças IV

Claude:

Eu daqui do Ceará
E você de Salvador
Vim aqui para rimar
Com meu interlocutor

Eu gosto da Natureza
De chuva e de ar puro
Do rio, da correnteza
Do Crato, porto seguro

Você aí da Bahia
Me manda seu pensamento
Faz da rima terapia
Da alegria sustento

Eu aqui no Ceará
Entrei nesse desafio
E quando quero rimar
Só no meu taco confio.

Só por isso estou aqui
Dialogando contigo
Porque eu já considero
Aloísio meu amigo.

Aloísio

Ser considerado amigo
Pra mim é uma prenda
Pois ela nos enriquece
E sem imposto de renda

Os versos de uma poesia
Pra mim é importante
São coisas que nos unem
Embora um pouco distante

Tudo é muito relativo
Nesta terra e neste chão
Versejar pela Internet
Foi a nossa solução

E agora me despeço
Sem régua, sem compasso
Esquecendo as diferenças
Deixando um grande abraço.

Receitas da Nair - Iscas de Bacalhau


Dedicada a Claude Bloc

Ingredientes:

200 g de bacalhau, bacalhau desfiado cru,
2 tomates sem pele e sem sementes picados
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de salsa picada
1 colher de coentro, picado
1 copo americano de leite
1 sal e pimenta a gosto
3 ovos, ovos bem batidos
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Preparo:

Refogue a cebola no azeite quente, junte o tomate os temperos e o bacalhau já demolhado por 30 minutos. Junte o leite, tampe a panela deixando em fogo brando por 10 minutos. Deixe esfriar.
Para a massa, peneire a farinha de trigo com o fermento e misture os ovos batidos. Adicione o refogado e frite as colheradas em óleo quente até dourar.

Enviada por A. Morais, receitas da Nair

Sítio São José, Crato-CE - José Nilton Mariano Saraiva

No Crato, sensível às dificuldades enfrentadas pelos moradores da zona rural do município, a Diretora dos Correios e Telégrafos, Marta Galiza, evidentemente que após projeções e estudos de viabilidade e com a chancela da cúpula daquela estatal federal, compareceu à Câmara Municipal da cidade para solicitar o apoio do Poder Legislativo para instalar três postos dos Correios na Zona Rural do município, contemplando o Sítio Coqueiro, o Distrito Belmonte e o Sítio São José.
Na oportunidade, recebida pelo Presidente e Diretores do poder legislativo municipal, Marta Galiza informou-lhes que já havia solicitado o apoio do prefeito da cidade, mas este teria se NEGADO a colaborar para a implantação de tão importante benefício (contemplando milhares de pessoas), embora os Correios se dispusessem a arcar com recursos financeiros para o funcionamento dos postos sob referencia (informação veiculada em 24.03.11, no site da Câmara Municipal).
Como, meses atrás, coincidentemente, a Prefeitura do Crato houvera fechado uma escola no Sítio São José, alegando “prejuízo” (ao considerar miopemente como “despesa/custo” o que deveria ser catalogado como um “investimento”, além de um direito constitucional), seria de bom alvitre que a população da cidade e, especificamente os moradores do Sítio São José, cientificados fossem pelo poder municipal das “razões” ou “porquês” de tão incompreensíveis e radicais decisões (aproveitando a oportunidade, bem que poderia ser explicitado por qual razão a "Policlínica" que seria instalada no Crato foi "desviada" para Campos Sales).
Nessa perspectiva, ao Poder Legislativo municipal caberia o relevante papel de questionar o Poder Executivo, cobrando-lhe explicações e atitudes convincentes.

Carlos Lacerda - Emerson Monteiro


Num dos meios-dias de 1965, frustrado com os desdobramentos políticos da revolução militar do ano anterior, visitara o Crato o ex-governador do estado da Guanabara, Carlos Lacerda. Viria acompanhado de Abreu Sodré, ex-governador de São Paulo, ao lado de quem realizou um comício nas imediações da Praça Siqueira Campos, defronte das atuais instalações do Bradesco.
Ainda adolescente, ali compareci para ouvi-los, do que guardo poucos vestígios e agora os revivo nas minhas lembranças.
Dos maiores tribunos da vida política nacional, falava com admirável naturalidade, cativando os expectadores pela precisão como dispunha as palavras e pelo estilo das suas tiradas eloquentes. Dotado de carisma e entusiasmo inigualáveis, viajava o Brasil na intenção de angariar apoio para a manutenção das eleições presidenciais do ano seguinte, de acordo com o calendário eleitoral, no entanto, restaria perdida a missão mediante as modificações legislativas do regime revolucionário.
Carlos Frederico Werneck de Lacerda fora jornalista e político, destacado mentor da União Democrática Brasileira – UDN, partido através do qual se elegera vereador, deputado federal e governador. Fundara o jornal Tribuna da Imprensa e a editora Nova Fronteira, sempre polêmico intelectual da direita no Brasil, depois de alguma militância no Partido Comunista Brasileiro – PCB, com o qual romperia em 1939.
Idos de 1950, faria objeção intensa a Getúlio Vargas. Coordenou a campanha contra sua eleição à Presidência, fazendo-lhe oposição durante todo o mandato, quando Vargas sucumbiria vítima das pressões adversárias. A Tribuna da Imprensa serveria de instrumento a essas pressões e, em 05 de agosto de 1954, no Bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, Lacerda sofreria atentado a bala, atinjido de raspão num dos pés. Em consequência do ocorrido, morreria o major Rubens Vaz, da Aeronáutica, e complicaria Getúlio, mediante o envolvimento do chefe da sua guarda pessoal, Gregório Fortunato, e do seu irmão, Benjamim Vargas.
Em 24 de agosto, dar-se-ia a perda final do Presidente, isso abrindo vazio contundente na normalidade institucional do País, a repercutir largamente nas épocas futuras.
Esse personagem, pois, mais adiante, também participaria como braço civil das movimentações de 31 de março de 1964, vindo discursar com veemência aos cratenses, no meio-dia a que me reportei, na procura de salvar a democracia que ele mesmo ajudara a extinguir pelas três décadas posteriores. Tudo em nome das ambições que alimentava de chegar, a qualquer custo, ao posto máximo da República, naquilo que denominava de cruzada cívica em nome da legalidade.

DIFERENÇAS III - ALOÍSIO x CLAUDE

 Aloísio:

Se parei, eu recomeço
Deixo tudo pelo avesso
Não deixo a amiga em falta
Me desculpe os tropeços

Seguindo com a mesma linha
De fio em fio tecendo
E qualquer moda eu topo
Neste tema remexendo

Não vou colocar aqui
Palavras do mesmo tema
Se paro na encruzilhada
Com você não tem dilema

Gosto de cantor de feira
Disto você também gosta
Se acabam as diferenças
E fica empatada a aposta

Eu daqui de Salvador
Vou ficando por aqui
Espero a continuação
Que vem lá do Cariri

======================================

Claude:

Eu daqui do Ceará
E você de Salvador
Vim aqui para rimar
Com meu interlocutor

Eu gosto da Natureza
De chuva e de ar puro
Do rio, da correnteza
Do Crato, porto seguro

Você aí da Bahia
Me manda seu pensamento
Faz da rima terapia
Da alegria sustento

Eu aqui no Ceará
Entrei nesse desafio
E quando quero rimar
Só no meu taco confio.

Só por isso estou aqui
Dialogando contigo
Porque eu já considero
Aloísio meu amigo.