Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

UM POUCO DE RECORDAÇÃO

PEDRO ESMERALDO

Recordamos as belezas naturais do Crato de antigamente. Era uma cidade pacata, cheia de belezas naturais e ainda um pouquinho das belezas artificiais. Recordamos as obras d’arte como a fonte luminosa da Praça Francisco Sá, o prédio da Estação Ferroviária, a Estátua da Samaritana nessa referida praça que nos deslumbrava com o farfalhar das águas da fonte luminosa. Muita gente ficava admirada pelo crescimento da sua economia, já que o homem de outrora era um gigante no seu trabalho.
Trouxeram para o Crato grande progresso que ao mesmo tempo tínhamos prestígio para adquirir melhoramentos, como: a expansão técnica da agricultura da época, éramos enaltecidos por uma cultura bem elevada e foi daqui que surgiram grandes líderes intelectuais que todos ficavam embevecidos por sua força de intelecto, que tinha poderes de sobressaírem-se, trazendo para o Crato uma força de equilíbrio moral que nos deixava bem fortalecido com a ética e prestígio.
Por essa razão, pedimos a todos que nos recordemos do passado, forçando a recuperação da antiga fonte luminosa e da estátua samaritana que foi oferecida ao município pelo ex-jogador de futebol Mundinho. Também queremos que nos tragam mais empenho e force o homem a trabalhar com galhardia e espírito de justiça.
Hoje em dia, após a permanência de políticos inadequados que invadiram a zona urbana da cidade, vimos um Crato apático com um povo desanimado, sem esperança de trabalhar permanece, com o fito de ver a cidade desrespeitada pelos algozes dos inimigos que querem levar ou já levaram em parte os nossos bens materiais que conquistamos com força, trabalho, suor e lágrimas.
Infelizmente, não estamos atentos porque fomos atingidos pelas peçonhas das cobras inimigas que invadiram a cidade com palavras mansas dizendo que todos somos iguais. Mas os maiorais só são somente eles, os perversos urubus.
Esses políticos arredios ao progresso permanecem omissos e deixam tudo correr frouxo e não levantam sequer uma palha a fim de defender a cidade das garras desses felinos predadores que vêem aqui surrupiar tudo o que é nosso.
Felizmente, encontramos pessoas corajosas que querem lutar e trabalhar para ver se ao menos conservamos em parte alguma coisa que sobra no decorrer do período.
Não queremos marchar à toa, mas queremos usufruir dos desígnios do passado porque somos humanos e queremos sobrelevar com magnificência de homem sério a fim de evitar os embustes que constantemente ocorrem no decorrer do tempo.
O que notamos é que esses homens de mente curta não se interessam pelo progresso dessa cidade, marcham sem rumo e sem ânsia de progredir.
Também queremos lembrar que o Crato sofre há anos e sempre causado pela apatia de seus filhos que pouco a pouco entregam o Crato aos inimigos. Esses homens pouco endinheirados só pensam no vil metal e deixam o Crato ao léu.

Crato-CE, Setembro de 2011.


Pela Janela
- Claude Bloc -

Vista da Serra Verde - pela janela

Sigo em frente. Ando em volta. Apresso o passo. Dobro a esquina. Vou depressa, paro um pouco. Para onde vou?

 Se eu abrir um pouco a minha janela e olhar para dentro, descubro que estou lá! Só que a janela nem sempre está aberta ou eu nem sempre me lembro de espreitar.

Então, sigo em frente. Apresso o passo. Dobro a esquina.Vou depressa. O tempo corre depressa. Ou melhor, nós corremos depressa sobre um tempo que é só um. 
.
Chegam as notícias pelas frestas da porta e deixam marcas nos nossos subconscientes. Abro de novo a minha janela e olho para dentro. Eu continuo lá, espreitando com atenção, a vida passar, o tempo passar...

 E vou ficando por lá. Lá onde a felicidade se deixa espreguiçar. Estou lá. Lá onde a alegria me acena com mil cores. Com um doce, macio e cúmplice sorriso. Vários sorrisos. Milhões...


Claude Bloc

Duas faces de uma só natureza - Emerson Monteiro


A mulher e o homem são aspectos distintos, porém integrais, da natureza que os dois formam e se repetem ao infinito. Houvesse ausência de um, e deixaria vazio de não ter tamanho, a ponto da total interrupção dos acontecimentos biológicos que representam a longa história de todos nós.

No decorrer do tempo, contudo, devido aos motivos dos que buscam aprender das condições normais, invés de somar, excluem e criam divisões, a pretexto de reinar a fria competição, a concorrência desleal, da selvageria de um dos sexos, quando eles mesmos sozinhos se completam.

As características da mulher e do homem representam perfeição em termos de organização social, na elaboração da célula mãe da família e dos grupos. De sã consciência, ninguém levantará bandeira de superioridade entre esses dois aspectos essenciais do casal humano à procriação e educação das gerações, no sentido da construção ideal de uma sociedade justa.

As definições de cada um desses distintos elementos compõem a vida e pedem apenas que se respeitem no tanto certo de estabelecerem a felicidade ideal das pessoas. Exemplos haverá aos turbilhões de quem compreendeu tais características próprias da mulher e do homem, frutos da ciência universal. Isso põe a pensar no quanto ainda precisam conhecer dos segredos da paz, até rezar do jeito correto nas cartas das existências coletivas.

A riqueza dessas peculiaridades dos sexos rasga vistas dos que querem aprender o objetivo da lei da Criação, seus sabores e suas normas dignas da mais lúcida exatidão matemática.

Ao observar, pois, a ação amistosa entre os irmãos, o viajante das estrelas conclui que sem a mãe ou sem o pai nada existiria para merecer nome de filhos, e nenhuma história nasceria antes de tudo para se conhecer.

Eis, por isso, qual a solução das crises que sustentam a ilusão de serem opositores as duas manifestações dos que vierem morar algum tempo neste chão comum de dois.

Não Vou Sair - Celso Viáfora

Não Vou Sair - Celso Viáfora


A geração da gente
Não teve muita chance
De se afirmar, de arrasar, de ser feliz
Sem nada pela frente pintou aquele lance
De se mudar, de se mandar desse país
E aí você partiu pro Canadá
E eu fiquei no "já vou já"
Pois quando tava me arrumando
Pra ir
Bati com os olhos no luar
E a lua foi bater no mar
E eu fui que fui ficando...

Distante tantas milhas
São tristes os invernos
Não vou sair, tá mal aqui, mas vai mudar
Os velhos de Brasília
Não podem ser eternos
Pior que foi, pior que está, não vai ficar
Não vou sair
Melhor você voltar pra cá
Não vou deixar esse lugar
Pois quando tava me arrumando
Pra ir
Bati com os olhos no luar
E a lua foi bater no mar
E eu fui que fui ficando...

Postado por Aloísio

Entre “tapas e beijos” ... o “morde e assopra” - José Nilton Mariano Saraiva

Transmitido ao vivo pela TV Assembléia, semana passada (15/09/11), o plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará acolheu os participantes de um seminário abordando o tema “Um basta na corrupção”, promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e solicitado pelo Deputado Estadual Fernando Hugo (ao qual fizemos questão de comparecer).
Além do próprio, dentre os componentes da eclética mesa figuravam: a jornalista Adisia Sá, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza Tim Gomes, o jurista Almir Pinto, a conselheira do TCE Soraia Vitor, o presidente da OAB-CE Valdetário Monteiro, o representante do Ministério Público promotor Romério Pinheiro, o bispo emérito de Limoeiro do Norte Dom Edmilson Cruz; o procurador-chefe da Fazenda Nacional Luiz Martins e o Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos, que foram unânimes em condenar, sob aplausos, o atual estágio de corrupção vigente no país.
Vale ressaltar o reconhecimento de quase todos para com a presidenta Dilma Roussef que, segundo Tim Gomes "...dá exemplo à sociedade com a demissão sumária de ministros envolvidos em atividades irregulares”; já a jornalista Adísia Sá foi direto ao ponto, ao contundentemente declarar: "Fala-se muito de combate à corrupção. Por que não se diz onde estão? Estou cansada de ouvir a mesma coisa. Temos que dar o nome dos responsáveis. Apontar nomes, provar e punir", cobrou Adísia, elogiando a presidente Dilma Roussef, "...que já pôs na rua vários ministros. Isso é um exemplo para governadores e prefeitos".
A surpresa, entretanto, deu-se quando a palavra foi facultada a algumas pessoas que antecipadamente se haviam inscrito. Foi então que, o Deputado Estadual Moésio Loiola surpreendeu (agradavelmente) a todos. Após as saudações de praxe, manifestou seu profundo desconforto com as recorrentes acusações assacadas contra os políticos em geral e os componentes do legislativo estadual, em particular (embora nas as desmentisse), mas que estariam sendo injustiçados e, dirigindo-se diretamente ao presidente da OAB-CE Valdetário Monteiro, - olho-no-olho - chamou-o de querido, simpático, inteligente, mas...
Mas que ele tomasse providências (e urgentes) porque o poder Judiciário pouco diferia dos poderes Executivo e Legislativo em matéria de mordomia, nepotismo, fisiologismo e que as maracutaias são tantas que tornam praticamente impossível identificar os envolvidos; acusou peremptoriamente (com todas as letras, pontos, vírgulas, acentos e exclamações) a existência de desvio de conduta, fraude, estelionato, negociação de sentenças, venda de liminares, manipulação na distribuição de processos, grilagem de terras, favorecimento na liberação de precatórios, contratos ilegais e malversação de dinheiro público e – muito mais grave - que tinha conhecimento, de fontes fidedignas, que muitos juizes não se davam ao trabalho de sequer ler os processos, manusear os autos, a fim de emitir as sentenças respectivas, dependendo do figurão que estaria por trás e da propina liberada.
Não é preciso dizer que foi aplaudido de pé. Surpreso, o presidente da OAB-CE Valdetário Monteiro (que já houvera usado da palavra) pediu e conseguiu replicar (ou treplicar) e, entre “tapas e beijos, morde e assopra”, os dois se comprometeram a ter uma conversa esclarecedora, a posteriori.
Você, aí do outro lado da telinha, acredita que mudará alguma coisa ???
Ou será que os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) que se rotulam de autônomos e independentes, aqui se igualam e continuarão, convenientemente, defecando pra humanidade ???
Façam suas apostas.