Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 17 de setembro de 2010


"AS CURVAS SINUOSAS DO TÃO GIGANTE PAÍS


SÓ FAZEM LEMBRAR QUE TANTAS VEZES EM TI


MORRI FELIZ"

(Pachelly Jamacaru)

Por Socorro Moreira

Saudades de presenças

A gente sempre pensa que,
em cada encanto , encontra o amor ...
E encontra mesmo !
Todo romance tem seu tempo ,
como música , em andamento ...
Qualquer semente,
acaba semente de outra flor !


Tenho um jardim de ervas e relvas
Com sempre-vivas ,
em todas as minhas pedras !


Saudades de um tempo zen ,
compartilhado ,
na escola e no trabalho ...
Saudades zen fim ...
de algumas presenças !

Com jeito vai !- Por Socorro Moreira


Na década de 50 , os carros de passeio , como o de Pedro Maia eram raros... Predominavam caminhões , mistos , jeepes , camionetas , cavalos , carrinhos de mão , bicicletas , patinetes , velocípedes , uma ou outra lambreta .
Na minha rua, morava um rapaz  que tinha uma lambreta , e resolveu , um belo dia , transformá-la num automóvel. Usou seus conhecimentos de mecânica e funilaria , e fez a engenhoca ! Sucatas , madeiras , pneus , transformaram a sua lambreta (que deveria servir para encantar brotinhos ), num esquisito conversível .
Produto terminado , quis experimentá-lo ! Passeou devagar , nas ruas do centro , acordando e chamando todo mundo pras calçadas com o barulho do motor , e o som da buzina . As calçadas ficaram apinhadas de gente : velhos , senhoras e senhores , jovens e crianças , enfermos e paralíticos .
Sentindo a dificuldade de locomoção do veículo , uma voz gritou em toda altura : 
"Vai ...Com jeito vai !" Lembrando uma marcha de carnaval do Braguinha , que estava em voga .
Pronto , o apelido pegou , no Pardal do Crato .
Quando passava , o carro gritava ... "Ô abre alas , que eu quero passar "( de Chiquinha Gonzaga), e o povo cratense , em uníssono , respodia : Vai , com jeito vai ...
Um dia a casa caiu . Morreu " Com Jeito Vai " , numa virada de carro.
Uma morte que nunca esqueci .
Fiquei triste , nos meus 5 anos.
Acabara o carnaval fora de época ...
Marcha fúnebre , o fim da comédia !

por Socorro Moreira

Som e fúria da velha imprensa (por Gilson Caroni Filho)

Em uma guerra onde cada queda nas pesquisas repercute como a perda de um exército do candidato tucano, a grande imprensa brasileira tem a reação previsível. Emissoras de televisão, jornais e revistas semanais se unem em grupos, deixando a confiança em uma improvável virada de José Serra se avolumar até atingir o êxtase nos estratos sociais que lhe dão sustentação rarefeita. Tal comportamento, onde todos os meios de comunicação atuam de forma orquestrada, em fina sintonia com os comitês de campanha, traduz a relação simbiótica entre o tucanato e as famílias que controlam os mecanismos de produção e difusão informativos. No estreitamento do processo, um projeta no outro seus interesses pessoais e políticos. Serra é a mídia. A mídia é Serra.
Cria-se uma vivência de alienação, situação de risco escolhida para se experimentar um novo cenário golpista. Neste clima, são negadas as dificuldades em se resolver os problemas sociais, políticos, econômicos e ideológicos de uma candidatura fadada a um “enterro de Gioconda". É por esta anestesia da razão, alheamento da realidade, que se acentua a autoconfiança dos milicianos encastelados nas editorias de Política. Só assim acreditam que o desejo poderá ser satisfeito em um passe de mágica. Transitam pela animação da onipotência, acreditando possuir a força ilimitada dos deuses. Quando, no entanto, a história mostra o seu compasso, o efeito delirante dá lugar ao desconforto da depressão e do vazio ameaçador. Serra é a mídia. A mídia é Serra.
Não há espaço para o contraditório. Publicações que não fazem parte do pool tucano são censuradas no campo jornalístico. Escândalos são fabricados em escala crescente. Denúncias publicadas sem apuração. O contraditório inexiste. A imprensa golpista, involuntariamente, reaviva a advertência de Gramsci: enquanto o mundo velho não se finda e o novo não se afirma, a sociedade vive num estágio de morbidez latente, apta a produzir seus fenômenos mais perversos. Nesse interregno, os Mervais, Leitões, Noblats, Josias e Fernandos, entre tantos outros, fazem, ou tentam fazer, o retorno a uma formação política infantilizada, desagregada e primitiva.
Se for justa a indignação dos que militam no campo democrático, a perplexidade é imperdoável. Desculpem-me a sinceridade da pergunta, mas que tipo de comportamento vocês esperavam da mídia brasileira: isenção, equilíbrio, não alinhamento com a direita? Que os proprietários dos veículos fossem capazes de contrariar seus interesses financeiros e políticos em nome da cobertura lisa do processo democrático? O padrão editorial predominante em 1954 não se repetiu dez anos depois? Desde a eleição de Lula a que temos assistido? Por que razão ficamos esperando que agora fosse diferente?
Será que é preciso lembrar que continuamos vivendo em uma sociedade determinada pelos interesses de classe? E, quando se trata do principal, não podemos esquecer que somos o outro lado, os inimigos a serem derrotados, mais ainda a Dilma e o que ela representa simbolicamente. Ficar surpresos nos remete a uma ingenuidade inadmissível.
A credibilidade no jornalismo é puro mito, pura hipocrisia, recurso de marketing usado pelas empresas. Apesar de sabermos disso, esperamos, lá no fundo das nossas almas, que seja diferente, que a prática da mídia burguesa seja semelhante ao seu discurso publicitário, mas não é e não será jamais. A única forma de travar a batalha democrática no campo informativo é criar veículos eficientes, na forma e no conteúdo, que estejam a serviço dos interesses da maioria da população. E isto não é para “fazer a cabeça" do povão, mas simplesmente articular um discurso, uma argumentação contrária à estrutura narrativa da imprensa que representa o establishment. Se falarmos em luta pela hegemonia, como ignorar questões centrais?
Queremos “absolvição" por termos desconcentrado o mercado publicitário e realizado a Confecom? Creio que não. Para continuar reerguendo o país do descalabro, da frustração e da desesperança, o que podemos esperar senão som e fúria dos aparelhos ideológicos burgueses? A ausência de poder sobre a situação fará aumentar o rugido, o desejo destrutivo de forças que subestimaram a sociedade brasileira, que a ignora solenemente.
Todos os sinais de alarme já soaram. O velho Gramsci era do ramo. Ninguém poderá dizer, desta vez, que não foi alertado a tempo.
Convite


A Sociedade dos Amigos do Museu do Crato convida todos os ARTISTAS dos demais Estados brasileiros, enfatizando os Artistas do Cariri, a se inscreverem no VI Salão de Outubro que será reaberto no dia 30 de Outubro no hall do Teatro Salviano Arraes Saraiva.

As inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas no Museu Histórico do Crato de 9:00h ao meio-dia de segunda a sexta. O prazo de inscrição foi prorrogado para até o dia 15 de Outubro e os trabalhos devem ser entregues no Museu Histórico do Crato nos dias 26, 27 e 28 de outubro.

As categorias oferecidas são: desenho, pintura, xilogravura ou colagem e escultura. As premiações serão feitas com medalhas de 1º, 2º e 3º lugares e diplomas de Honra ao Mérito.

Confirmamos já existir uma galeria especial com ARTISTAS renomados, inclusive internacionalmente.

Telefones para contato:

Edilma Rocha: (85) 96886043
e-mail: edilma_bibba@hotmail.com

Informamos que as inscrições também podem ser realizadas pela internet através do e-mail acima citado.

Ritual - por Domingos Barroso


Deixo sobre a estante
(maldoso que sou)

a xícara com o sumo
do sorvete misturado
ao doce de leite.

De tocaia,
vejo as meninas
despertando
seus olhinhos
de fogo.

Primeiro cruzam
os chinelões,
depois adentram
por fendas

da porta do banheiro
ao tapete de retalhos:

e logo alcançam
o móvel de ferro.

Atentas ao desconhecido
sobem cada prateleira

(livros, adornos,
documentos,
mochila,
miniaturas)

sempre rapidamente
sem tempo pra beijinhos
e conversa.

A dádiva do manjar
escapa da xícara

e lhes atinge
as narinas
com doçura.

Sorvete com doce de leite
é fatal: excelente arapuca
pras meninas (que já se
aproximam da borda da
xícara) .

Oba. De uma vez
mergulharam todas.

Ah, essas minhas
doces criaturinhas.
Afago-lhes as antenas.

Deixo-lhes a se acabarem
lambuzadas e barulhentas.

Quero-as bem gordinhas,
pô-las no meu caldeirão.


 por Domingos Barroso

Jimi Hendrix


"Basta entender um pouquinho de música para ter ouvido falar no norte-americano Jimi Hendrix. Considerado um dos mais criativos e influentes guitarristas do século 20. Em alusão aos 40 anos de sua morte, completados no dia 18 de setembro, ele será homenageado no Especial MTV 40 Anos sem Jimi Hendrix. Seu estilo de tocar foi pioneiro em distorções, agudos e microfonia, posteriomentes divulgados entre as bandas de rock."


Greta Garbo


Greta Garbo, nome artístico de Greta Lovisa Gustafson, (Estocolmo, 18 de Setembro de 1905 — Nova Iorque, 15 de Abril de 1990) foi uma atriz sueca. Com seu talento e aura de mistério, tornou-se uma das mulheres mais fascinantes da história do cinema.

Sinhô


José Barbosa da Silva mais popularmente conhecido como Sinhô (18 de Setembro de 1888 - 4 de Agosto de 1930), foi um compositor brasileiro.

Considerado um dos mais talentosos compositores de samba, para muitos o maior, da primeira fase do samba carioca.

Viagem no tempo - por Socorro Moreira




viajo no tempo
fico fora  de tempo
qualquer barulho
 me acorda

o telefone que toca
o som  da campainha
a buzina de um carro
o canto de um passarinho

entro de novo  no túnel
iluminando a memória
te encontro em bela época
te perco em cada volta

te acho lá no passado,
num apático anonimato,
mas de imagens bem fortes

Viagem  em devaneios
por prados  desconhecidos
o céu  fica aos  meus pés
minha cabeça, nas nuvens


o que mais estranho agora
é a sensação de um abraço
misturando o que se espalha
aqui dentro e  lá atrás

Cansada  de tanto andar
percebo teu respirar
adormecemos em sonhos
acabamos  (de)vagar


"me despeço na viagem
mas não vou sem te chamar"

Vamos vagar no "tempo"?


socorro moreira

Sonhando acordado - por Aloísio



Ouço gritos e buzinas
Nessa infinita agonia
Transporto-me para o campo
Assim eu ganho meu dia

A vaca lambendo a cria
Porque me lembrei agora
Preso aqui neste caos
E não anda, que demora


Vou arrumando as idéias
Já que estou aqui parado
Lembro de ovelhas pastando
Neste quadro desbotado

Alguém falando alto
Vai gritando: - este delira
E eu envolto nos sonhos
Procurando minha lira

Vão passando as horas
Aqui no engarrafamento
Porque tenho que acordar
Narrando o acontecimento

Quando o verde se acendeu
Até que enfim, o sinal muda
Pude então seguir em frente
Para que eu não me iluda


Despertando deste sonho
Pude então seguir VIAGEM
E a fazenda era tão linda
Pena, foi só uma miragem


 por Aloisio

Pérola da MPB - Colaboração de Aloísio





Sonho Impossível

(Composição: Joe Darion, Mitch Leigh / versão em português de Chico Buarque)

Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer
O inimigo invencível
Negar
Quando a regra é vender
Sofrer
A tortura implacável
Romper
A incabível prisão
Voar
Num limite improvável
Tocar
O inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã, se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão

Peixe molhado ( escabeche)




 Ingredientes:

6 postas de peixe
4 cs de creme de leite caseiro
leide puro de 1 coco ( 1 copo americano)
salsinha, sal e coentro  ( a gosto)
1 cebola
1 dente de alho amassado
1 pimentão verde e um vermelho ( pequenos)
azeite de oliva ( o necessário)
azeite de dendê ( o mínimo necessário)

 Método 

Escolha o peixe da sua preferência. Eu adoro  cioba, bacalhau ou salmão, mas gosto de todos !.

Refogue   cebola em fatias finas, no azeite de dendê, mas acrescente azeite de oliva, para atenuar o sabor..
Não deixe a cebola secar, antes de acrescentar um dente de alho.Adicionar tomates , pimentões vermelho e verde , coentro bem picados , e sal a gosto.Quando o refogado estiver encorpado, despeje leite puro de um coco. Deixe ferver por 3 minutos  e e acrescente o peixe grelhado ou assado.Ferva por mais 5 minutos , em fogo brando. Acrescente o creme de leite, e desligue.
Salpique salsinha, sirva com arroz e batatas sautê.



Batata sauté

Ingredientes


* • pimenta-do-reino
* • sal
* • 1 colher (sopa) de salsinha picada
* • 3 colheres (sopa) de manteiga
* • 500 g de batatas

Preparo da Receita

Cozinhe as batatas com casca em água fervente. Verifique para que não fiquem moles demais. Você pode testar com a ponta de uma faca. Escorra as batatas e espere esfriar um pouco. Elimine a casca e corte-as em fatias de ½ cm. Aqueça bem a manteiga em uma frigideira, acrescente as batatas e deixe que dourem levemente. Tempere com sal e pimenta-do-reino e salpique com a salsinha. Sirva bem quente.

Pérolas da MPB


Recomeçar

Composição: Paulinho da Viola – Elton Medeiros

Recomeçar
Do que restou de uma paixão
Voltar de novo à mesma dor sem razão
Guardar no peito a mágoa sem reclamar
Acreditar no Sol da nova manhã
Dizer adeus e renunciar
Vestir a capa de cobrir solidão
Para poder chorar

Somente o tempo faz a gente lembrar
Do sofrimento que não quis perdoar
E todo o mal reprimido
Pode, afinal, nos deixar
A vida tem seu renascer de uma dor
Toda ferida um dia tem que fechar
E quem secou esse pranto
Pode novamente amar


Por Carlos Drummond

Recomeçar



Não importa onde você parou...
em que momento da vida você cansou...
o que importa é que sempre é possível e
necessário "Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
é renovar as esperanças na vida e o mais importante...
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado...

Chorou muito?
foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes?
é porque fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido?
era o início da tua melhora...

Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal
Um corte de cabelo arrojado...diferente?
Um novo curso...ou aquele velho desejo de aprender a
pintar...desenhar...dominar o computador...
ou qualquer outra coisa...

Olha quanto desafio...
quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te
esperando.

Tá se sentindo sozinho?
besteira...tem tanta gente que você afastou com o
seu "período de isolamento"...
tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza...
nem nós mesmos nos suportamos...
ficamos horríveis...
o mal humor vai comendo nosso fígado...
até a boca fica amarga.

Recomeçar...
hoje é um bom dia para começar novos
desafios.

Onde você quer chegar?
ir alto...sonhe alto... queira o
melhor do melhor... queira coisas boas para a vida...
pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos...
se pensamos pequeno...
coisas pequenas teremos...

já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente
lutarmos pelo melhor...
o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental...
joga fora tudo que te prende ao passado... ao mundinho
de coisas tristes...

fotos...peças de roupa, papel de bala...ingressos de
cinema, bilhetes de viagens...
e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados...
jogue tudo fora... mas principalmente...
esvazie seu coração... fique pronto para a vida...
para um novo amor...

Lembre-se somos apaixonáveis...
somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...
afinal de contas...
Nós somos o "Amor"...

Recomeço- por Socorro Moreira



recomeço
te espero no caminho

na janela
na curva que sinaliza.

esperança é criança
ingênua, acredita !

esperança  é esperta
peralta, arrisca !

esperança
adormece na preguiça
acorda  sonolenta
e faz de conta
que tudo aconteceu
como o previsto

como a diva
e o dito cujo...
ditam !

recomeçar
é a palavra de ordem
o ponto é frouxo
a linha é tênue
mas é possível
remendar ou costurar
novos sonhos !

Fim - por Aloisio




"Sem Fim"
Novelli e Cacaso

Quando me larguei lá de onde eu vim
Chão de sol à sol
Ramo de alecrim, paletó de brim
Tempo tão veloz
Não achei meu pai, minha mãe não viu
Desgarrei de nós
Quando dei por mim, um sertão sem fim
Pelo meu redor
Coração, não deixe de bater
Quando meu amor disse adeus pra mim
Eu perdi a voz
Quis dizer que sim, mas me desavim
E fiquei menor
Não chamei meu pai, minha mãe saiu
Me senti tão só
Procurei por mim e um desvão sem fim
Pelo meu redor"

Segue:

Fim?


Fim de que?
Se tudo é (re)começo
Nunca me esmoreço
A vida tem tropeços
Com isto também cresço
Costurando pelo avesso
Saio devagar
Procurando vias
Que há tempo não via
Só pra te encontrar

Não vou chegar ao fim
Procuro outra estrada
Pra essa caminhada
Nunca terminar

Chegue, se aproxime
Deixe seus cabelos
Balançar ao vento
Vamos caminhar

O fim tem começo
Nesta estrada longa
Eu pego uma ponga
No seu versejar.

Digo o que está posto
Naquela imensa bandeja
Quero ver o “RECOMEÇO”
Pois do bolo ele é a cereja

Aloísio

Vamos Correr? - José do Vale Pinheiro Feitosa

Aviso: qualquer semelhança com algum antropônimo do passado, presente ou futuro é mera coincidência. Estes fatos são uma ficção e nada tem a ver com a realidade, especialmente a brasileira.

Zuleica com roupas de jogging, serelepe para algumas voltas correndo no Parque de Exposições, em pleno das 4h30min dos galos cantantes. Passa na frente da casa de Antonio de Selma. Antonio, para surpresa geral, está com uma mangueira aguando suas plantas desidratadas. É costume esquecer, mas naquele dia, no calor dos eventos jornalísticos da noite passada, ele, o maior repórter do interior (não só do estado, é do Brasil, mas há quem diga que do mundo e eu concordo) não estica a soneca do amanhecer. Vai para suas roseiras com mangueira e tudo.

Zuleica pára e diz: vamos?

Ho..ho...ho... – é a resposta do nosso De Selma. Seu olhar de persiana arriada, como o de Luiz de Borba, é mais expressivo do que todas as reportagens que fez o ano todo.

Zuleica, continua: e a Erenice?

- É Guerra!

- ???? – isso estava estampado no rosto de Zuleica e De Selma continua:

- Tropa perdendo, no recuo é pior do que animal na armadilha, vale tudo: bala dundum, gás mostarda, o negócio é matar, esfolar, não deixar nem rastro.

- E o tribunal de Genebra? – Zuleica brinca.

- Já viu a Bósnia? Com sangue nos dentes só existe o instinto de matar. Depois vem o arrependimento quando o sangue jorrou para o lado deles. Aí vai dizer que só fez o que lhe mandaram. Foi a mídia que trouxe a munição. Foi o inimigo que lhe provocou o ódio irracional. Viu Hitler, suicidou-se para não assumir a história.

Zuleica com os olhos arregalados repete se ele não quer pôr um tênis e ir correr para espalhar o sangue.

- Vou não. Não. Não vou mesmo. Interrompe as negativas um pouco enquanto reflete algo e continua: Nem que o papa peça. Arrematou na língua do “P”.

Zuleica adora provocar De Selma para ouvir as tiradas deles e pergunta o porquê.

- Não vou porque disseram que fazer exercício rejuvenescia. Então fiz esteira com o Doutor, comprei tênis, meias apropriadas, até estes spray de tira chulé eu comprei. E sai com a esperança de que com uma semana, já tivesse rejuvenescido pelo menos um mês. Como são cinqüenta e duas por ano, num ano eu teria voltado no tempo quatro anos. Mas o quê? Qual o quê? Todo mundo era velho. Aquilo faz é envelhecer as pessoas. Não vou mais. Não me chame para corrida que eu deito.

Tarrafas ganhará um novo espaço cultural: Padaria Espiritual Maria Luiza Leite


O projeto Padarias Espirituais está chegando a Tarrafas com o apoio da Prefeitura Municipal, para prestar uma homenagem a uma das mais importantes educadoras do municipio a professora Maria Luiza Leite, que infelizmente já não está mais presente entre nós.
Essa lacuna deixada pela professora Maria Luiza que marcou a vida de tantas pessoas com quem manteve contato quer pelas relações profissionais ou afetivas,terá um registro da sua passagem nessa homenagem simbólica, onde cada um poderá deixar marcado a sua presença, doando livros, dando a Tarrafas um novo espaço cultural, que será de grande valia na formação educacional, moral, e cultural de tantos jovens.
Assim a Fundação Enoch Rodrigues acredita que com essa iniciativa, estará mais uma vez proporcionando a busca pela cidadania através da leitura.

Consciência e sonho - por Socorro Moreira

Um tempo de consciência
Aprendiz age(m) constante
Sinceridade eu reputo
como o ponteio de tudo
Mas a verdade bendita
não serve pra todo mundo

Deixo solto o livre arbítrio
escolho  parceiros de estrada
se agora me atraso
me adianto outro dia

eu assisti "Nosso Lar"
e me sinto absorvida
a vida em vida nos diz
que o amor ,
pura intenção,
já cura o mal desta vida.

Ontem sonhei com Dona Elza Barreto
Estava forte e linda
Acenou  para mim
fez silêncio
Está em paz e feliz !



O Departamento do Amor. Por Liduina Belchior.(Pensamento do dia 17/09/10)


Socorro, Claude e Edilma,
A vida nos convida a amar logo de manhãzinha quando acordamos depois de uma noite dormida, donde o AMOR tornou-se sonâmbulo entre o dormir e o levantar.
A vida nos chama a amar de manhã, a tarde e a noite... Ela sugere que amemos nossos filhos, os filhos dos outros, os filhos do mundo, a gente do Cosmos.
A vida é exigente, pois nos pede para amar até quem quem não nos ama e quem nos prejudica.O Amor é então onipotente; não possui falhas.
E a minha estrada pessoal, por mais pedregulhosa e adversa que seja, sempre no final encontro a própria, calçada e ou asfaltada e enxergo a luz do Amor. E amo, e amo e amo...

Padre Frederico Nierhoff e o Crato


Dedicado a Socorro Moreira, sabendo que entre as gratas recordações que ela conserva no coração, está a imagem
e o trabalho de Padre Frederico..


Texto: Armando Rafael
Fotos: Heládio Teles Duarte


Nascido em Gelsenkirchen, Alemanha, no dia 26 de janeiro de 1916, Padre Frederico Nierhoff foi figura proeminente na cidade de Crato. Quando assumiu a Paróquia de São Vicente Ferrer – em 1948 – como segundo vigário, a igreja-matriz tinha proporções pequenas e acanhadas. Nos 20 anos em que administrou aquela paróquia (1948-1968), Padre Frederico comprou imóveis vizinhos ao templo e ampliou a igreja. Remodelou e ampliou, também, a casa paroquial dotando-a de ampla área anexa, uma espécie de área de lazer, destinada às crianças que se preparavam para a primeira comunhão. Construiu, na zona urbana de Crato, no bairro São Miguel, a Capela de São Miguel Arcanjo, hoje igreja-matriz da paróquia do mesmo nome.

Padre Frederico construiu – na zona rural de Crato – alguns conjuntos habitacionais. Um deles deu origem a atual Vila de Romualdo, cuja população, ali residente, considera o Padre Frederico como fundador do vilarejo. Lá, o sacerdote alemão ergueu uma bonita capela que ainda hoje conserva a beleza dos primeiros anos de seu funcionamento, na década 60 do século passado (foto ao lado). Deve-se, ainda, ao Padre Frederico a construção de um conjunto habitacional para pequenos agricultores e a capela do Sítio Malhada. Este conjunto recebeu o nome da mãe daquele sacerdote, Adolfina Nierhoff. Ainda hoje a comunidade do Sítio Malhada serve de modelo de assentamento rural com geração de emprego e renda.

Nos anos 40 e 50 do século passado, o Cariri cearense era conhecido no Brasil como um dos maiores focos de tracoma, infecção que afeta os olhos e, se não for tratada, pode causar cicatrizes nas pálpebras e cegueira. Padre Frederico selecionou voluntários da zona rural de sua paróquia, para ajudar a "Campanha Federal Contra o Tracoma", iniciativa do Departamento Nacional de Saúde Pública. No início da década 60, essa moléstia tinha sido erradicada da zona rural do município de Crato.
Desgostoso com a redução da Paróquia de São Vicente Ferrer a um território de poucos quarteirões, no centro de Crato, Padre Frederico desligou-se, em 1969, da diocese de Crato e foi ser vigário de Custódia (Pernambuco). Dali saiu para ser pároco e vigário-geral da diocese de Floresta (PE), onde, no dia 31 de outubro de 1975, sofreu um enfarte, enquanto dirigia um carro. Este, desgovernado, capotou ocasionando a morte do Padre Frederico. Sua repentina e inesperada morte foi muito lamentada em Crato, onde o Padre Frederico trabalhou com dedicação e carinho, junto aos mais necessitados e onde possuía muitos amigos.
Texto:Armando Lopes Rafael
Fotos: Heládio Teles Duarte

Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas

Programa Livro Aberto
Instalação e Modernização de Bibliotecas Públicas

Informações Básicas sobre o Programa


O Programa Livro Aberto propõe implantar bibliotecas públicas em municípios que não as possuem e revitalizar as já existentes. Os Estados e Municípios que desejam ser contemplados com a implantação deverão:
1- Dispor de espaço adequado, de fácil acesso à comunidade e com 60m2 no mínimo;
2- Declaração de que dispõe do espaço adequado, assinada pelo Governador, Prefeito ou responsável pela entidade beneficiada (modelo anexo);
3- Planta baixa do edifício;
4- Escritura do imóvel ou do contrato de locação;
5- Fotografias externas e internas;
6- Fornecer o CNPJ e endereço da Prefeitura;
7- Fornecer nome completo, endereço, CPF e identidade do Prefeito;
8- Informar o nome, endereço e telefone da pessoa que será diretamente responsável pela implantação da biblioteca;

Para inscrever-se no Programa, caberá aos municípios outras obrigações constantes em cláusulas estabelecidas no Contrato de Comodato assinado entre as Prefeituras e a FBN, basta preencher o Formulário e devolvê-lo à Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, sito à Rua da Imprensa 16, sala 1102 - Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, Cep: 20030-120, telefone (21) 2240-7929, Tel/Fax (21) 2210-1134 e-mail snbp@bn.br.

Formulários clique aqui


O Presidente da Fundação Biblioteca Nacional torna público a listagem de 34 municípios à serem contemplados com a ação Modernização de Bibliotecas Públicas do Programa Livro Aberto implementado pelo Programa Mais Cultura do MinC, conforme relação abaixo.

ESTADO – MUNICÍPIO
AL - Santana do Ipanema
BA – Itabuna
GO - Jaraguá
MG – Papagaios
MS - Corumbá
MT - Marcelândia
PA - Augusto Correa
PA - Paragominas
PE - Agrestina
PE - Ferreiros
PE - Floresta
PE - Garanhuns
PE - Granito
PE - Gravatá
PE - Igarassu
PE - Ilha de Itamaracá
PE -Jupi
PE - Lagoa do Carro
PE - Lagoa do Ouro
PE - Limoeiro
PE - Orocó
PE - Ouricuri
PE - Parnamirim
PE - Paudalho
PE - Pedra
PE - Pombos
PE - Salgueiro
PE - Surubim
PE - Trindade
RN - Currais Novos
RO - Guajará Mirim
SP - Atibaia
SC - Sul Brasil
SE – Estância
A lavratura do termo de comodato para a efetiva implementação das Bibliotecas fica condicionada à regularidade jurídicofiscal dos municípios acima relacionados, nos termos da legislação em vigor.


Propostas ao Prefeito Municipal

1.Crie Bibliotecas Públicas onde elas ainda não existam;


2.Reforme e/ou construa prédios para instalação de Bibliotecas. A Coordenadoria do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional, em parceria com o Sistema de Bibliotecas Públicas de seu Estado e outras instituições (IFLA, IPHAN, IAB etc.), poderá fornecer orientação quanto aos padrões mínimos para a instalação de uma Biblioteca Pública;


3.Use espaços alternativos, como a rodoviária, ou desativados, como uma antiga estação de trem, para a criação de uma Biblioteca Pública;


4.Registre sua Biblioteca Pública no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, através de documentação solicitada ao Sistema Estadual de Bibliotecas de seu Estado;


5.Abra concursos para bibliotecários, legalmente habilitados;


6.Favoreça a participação dos funcionários que atuam nas Bibliotecas Públicas em treinamentos, estágios, cursos e encontros. Isso irá refletir na melhoria dos serviços da Biblioteca à comunidade;


7.Inclua em seu orçamento anual ou semestral verba para compra de acervo visando a atualização e desenvolvimento das coleções da Biblioteca Pública;


8.Destine recursos para a realização de atividades culturais na Biblioteca Pública, tornando-a um espaço vivo e dinâmico;


9.Crie serviços de extensão em bairros periféricos e zonas rurais, através de bibliotecas sucursais, bibliotecas comunitárias e outros "espaços de leitura", e bibliotecas intinerantes como sacolas de livros, caixas-estantes, carro, barco ou trem-biblioteca;


10.Use os diferentes meios de comunicação de massa para divulgar as ações da Biblioteca Pública;


11.Implemente a leitura como ação principal na Biblioteca Pública, oportunizando a constituição de uma sociedade leitora;


12.Reserve espaço constante em suas falas oficiais para divulgar a implementação da Biblioteca Pública como uma realização positiva - social, política e econômica - de sua gestão no cargo público;


13.Oportunize a realização de atividades, comemorações, datas e encontros oficiais de sua gestão na Biblioteca Pública;


14.Crie, dentro da Biblioteca Pública, um setor infantil, com ambiência, acervo e ações específicas para este leitor especial;


15.Crie espaço adequado, acervo específico e ações voltadas para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física;


16.Oportunize a valorização dos vários saberes da região, através do incentivo à pesquisa e registro das diversas expressões da cultura local;


17.Desenvolva esforços conjuntos com a comunidade através do estabelecimento de parcerias com os seus diferentes segmentos para o fortalecimento da Biblioteca Pública como instrumento de desenvolvimento do município nas diferentes áreas sócio-cultural e econômica.

Quem sabe o Hino da Cidade de Juazeiro do Norte ?




Estivemos na tarde de ontem, eu e o Emerson Monteiro, participando  do  programa de Marleide Duarte, na TV Verde Vale , em Juazeiro do Norte.
O Emerson falou em nome do Cariricaturas , informando sobre o trabalho coletivo, recentemente editado: "Cariricaturas em verso e prosa"!
Com tal oportunidade, fortalecemos a ponte ,  entre os diversos canais de comunicação.

Uma das perguntas  da Marleide ficou sem resposta. 
Não conhecíamos o hino da cidade de Juazeiro do Norte, por sinal muito bonito !

Agora conheço e divulgo !



Hino do município de Juazeiro do Norte
Letra por Geraldo Menezes Barbosa
Melodia por Maestro Antônio Gondim

Ressurgida da fé e da bonança
Cidade varonil querida e forte!
Grande povo, tradição e esperança
Salve! Excelsa Juazeiro do Norte
Tempos idos dominava o "tabuleiro"
Onde um grande "Juazeiro" se ensombrava
Ao lado da Capelinha onde o Romeiro
De joelhos, bem contrito ali orava.

Salve! Hoje ó Cidade do Progresso
Aquela que mais cresce no Ceará
Juazeiro! Tu és parte do Universo
Teu sucesso na História ficará.

Um apóstolo do bem e da verdade
Veio dar sua vida em oblação!
No Nordeste construiu uma cidade
O imortal Padre Cícero Romão!
Pela paz, pelo Cristo e pela fé,
Juazeiro cresceu e se fez forte
De bravura e independência pois de pé,
De trabalho e tradição encheu o Norte.


Grande abraço, Marleide !

Correio Musical - essa é pra você !




Catedral

Composição: Tanita Tikaran

O deserto que atravessei
Ninguém me viu passar
Estranha e só
Nem pude ver que o céu é maior

Tentei dizer
Mas vi você
Tão longe de chegar
Mais perto de algum lugar

É deserto onde eu te encontrei
Você me viu passar
Correndo só
Nem pude ver que o tempo é maior

Olhei pra mim
Me vi assim
Tão perto de chegar
Onde você não está

No silêncio uma catedral
Um templo em mim
Onde eu possa ser imortal
Mas vai existir
Eu sei, vai ter que existir
Vai resistir nosso lugar

Solidão, quem pode evitar?
Te encontro enfim
Meu coração é secular
Sonha e desagua dentro de mim
Amanhã, devagar
Me diz como voltar

Se eu disser que foi por amor
Não vou mentir pra mim
Se eu disser deixa pra depois
Não foi sempre assim

Tentei dizer
Mas vi você
Tão longe de chegar
Mais perto de algum lugar

Abandono - por Socorro Moreira



O abandono às vezes é um pedido
implícito
de quem deseja o deserto.

O abandono é a paga
o preço de abandonar
de ser sozinho
pra depois se harmonizar

o abandono é o resultado
de um sopro divino
que nos carrega pra novos desafios
Mas a realidade
mesmo transformada
permanece na essência
desabandonada...

Ninguém consegue chegar
sem a ajuda de um vizinho
Anjo ou pessoa

na troca sinérgica
todos crescem
todos trocam de rumo
mas vivem nas paralelas

O encontro final
Reúne !

A via láctea  é infinda
existe a esperança do encontro
o amor constrói  o destino.

socorro moreira

"Tantas vezes o bonde passa e não posso pegá-lo. Tenho que construir pelo menos duas paredes de tempo a cada dia: uma para o dia e outra para a noite. Então quando posso pintar uma tela de minutos, saio correndo pelas ruas juntando segundos um ao outro e sempre encontro o bonde cheio."
( José do Vale Pinheiro Feitosa )