Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os Homens Construtores de Magias...Wilson Bernardo.

Wilson Bernardo(Poema & Fotografia)

Palavras São Milagres Migratórios...Wilson Bernardo.

 Wilson Bernardo(Poema & Fotografia)

LEMBRANDO OS AMIGOS...

Se
Jefferson de Albuquerque

(Foto-aquarela por Claude Bloc)

Se o perfume da flor não sumisse,
se a sua pétala não murchasse,
não caísse.


Certamente
no mundo,
não haveria dor,
lágrimas,
desamor.

Crajubar - abril de 1977.
Extraído do livro Sempiterna Esperança - abril de 1977.

Jefferson de Albuquerque - era um grande amigo de Hubert Bloc

FALANDO DE FLORES - Por Edilma Rocha


TOMILHO, Thymus vulgaris. O Tomilho batido pelo vento, cheira á madrugada do paraíso. A erva dos sonhos reveladores, da auto-estima, do amor e da fidelidade. Seu aroma atrai as abelhas, então produzem um mel muito saboroso. Subarbusto sempre verde. Atinge a altura de 8 a 40cm. Existem inúmeras variedades, algumas rastejantes. Origem : Bacia Mediterrânea Ocidental. Thymus, do grego thymon, sigfica coragem.

Os soldados romanos banhavam-se em água com Tomilho para ter mais vigor. Já cavaleiros andantes, na Idade Média, levavam bordados com ramos de Tomilho, oferecidos por suas damas para aumentar a coragem e a bravura. Também na Idade Média era usado em fórmulas de "encantamento". Inspiração dos poetas, desde os tempos de Virgílio, pelo aroma intenso e marcante. Símbolo da graça e elegância, a expressão "cheirar a Tomilho" era usada na Grécia para expressar agrado. 


Cultivada em solo leve, alcalino e bem arejado, com exposição ao sol. Semear na primavera. Pode ser cultivado dentro de casa, desde que seja num local onde bata sol. Colher as folhas no verão, de preferência quando estiver em flor. Usada na culinária, as folhas junto com louro e salsa formam ramos de cheiro. São também moderadamente usadas em caldos, marinadas, recheios e sopas. O cheiro é intenso e penetrante. É usado em infusão, como tônico digestivo, para aliviar a ressaca, adoçado com mel, para tratar a tosse e garganta inflamada.

Fonte : Jardim Interior - Denise Cordeiro

ENCONTRO COM AMIGOS - Por Edilma Rocha


Vicelmo e Edilma
Sem palavras...

Festa em benefício da família de Batista foi plena de êxito – Luiz Carlos Salatiel

Sucesso. Esta é a palavra mais certa para definir a realização do show-baile beneficente em prol da família do músico Batista, acontecido neste último sábado (12), no Crato Tênis Clube.

Cerca de 300 pessoas atenderam ao chamado feito pelos organizadores do evento e participaram de uma animada festa que só terminou às três da manhã. O cerimonial foi comandado por Luiz Carlos Salatiel, coordenador das Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados – OCA, promotora do evento, apresentando os artistas que foram solidários à causa.

Revezaram-se no palco o grupo Cantingá, Aécio Ramos, João do Crato, Franciné Ulisses, Abidoral Jamacaru, Lifanco, Álvaro Holanda, Rafael do Acordeon, Salete Libório, Salatiel, Raul Lampiseixas, Francisco Saraiva e André Saraiva, dentre outros.

Várias autoridades da região, e até do estado, também marcaram presença, com destaque para o deputado estadual, Sineval Roque; o diretor do Incra-CE, Amadeu de Freitas; a articuladora regional do Sebrae, Tânia Porto; a vice-reitora da Urca, Otonite Cortez, e as pró-reitoras Cileide Araújo e Carminha; a diretora-superintendente da Fundetec, Meiriane Aragão; o presidente da Câmara de Vereadores do Crato, Florival Coriolano, e os vereadores Ailton Esmeraldo e Mara Guedes; o vice-presidente do Instituto Cultural do Cariri, Armando Lopes Rafael; o ex-governador do Distrito 4490, Gamaliel Noronha, e os presidentes do Rotary Clube do Crato, João Batista da Silva, e do Rotary Crato Centro, Zilnelli; a coordenadora do Escritório da Ematerce-Crato, Alcileide; o presidente do Sindicato dos Comerciários do Crato, Antonio Cardoso; o presidente do Crato Tênis Clube, Danja, e muitas outras.

O evento, iniciativa de colegas de Batista da URCA e amigos em geral, contou com o apoio da Universidade Regional do Cariri –URCA, Crato Tênis Clube, Francy Cópias, Rádio Educadora do Cariri, Farmácias Gentil, Mairton e OK Produções, Doce Festa Buffet e revista virtual CaririCult.

Em nome da família de Batista, agradecemos de coração a solidariedade de todos.

Fonte: Blog do Crato

Documentário sobre Reisado do Sassaré começa a ser gravado


O quinto documentário do Projeto “No Terreiro dos Brincantes” registrará o reisado de caretas de Potengi, mais conhecido como o Reisado do Sassaré, liderado pelo Mestre Antônio Luiz. O Reisado de Caretas ou de Couro é um dos poucos da região do Cariri.

Os brincantes do Reisado usam máscaras confeccionados em madeira e couro para dançar ao ritmo da música que é marcada por pisadas fortes. De acordo com o Mestre Antônio, o acervo de máscaras vem desde a criação do grupo quando ele ainda tinha 18 anos, atualmente o mestre tem 54 anos. As primeiras gravações aconteceram no ultimo sábado, dia 12, na casa do Mestre numa descontraída e produtiva conversa. As próximas gravações terão continuidade no dia 19 deste mês, aonde serão feitos os registros das danças e entremeios.

O projeto “No Terreiro dos Brincantes” é uma iniciativa da Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC e tem a parceria do Coletivo Camaradas. Para a produção desse documentário a Prefeitura de Potengi também entrou na parceria. O projeto tem como objetivo produzir pequenos documentários sobre as manifestações da cultura popular mostrando além dos aspectos artísticos e estéticos, o contexto social aonde acontecem às brincadeiras. O material é um importante recurso pedagógico para ser usado em sala de aula e uma importante fonte de pesquisa para pesquisadores da área.

Documentários já produzidos:
Mulheres do Coco
Mestra Zulene Galdino
Reisado Dedé de Luna
Mestre Círilo

Serviço
Para adquirir os documentários solicite por escrito cópias na PROEX/URCA - Campus Pimenta

Fonte: Via Demétrius Silva - Editor de Cinema do Blog do Crato e Cinemania Cariri

Nunca aprendi a babar ovo / Nem cuspir no prato em que comi - Aloísio

Nunca aprendi a babar ovo
Nem cuspir no prato em que comi

Garanto uma coisa a vocês
Defendo a verdade e me comovo
Quem me ensinou foi meu povo
Sou mais brabo que o bem-te-vi
Nunca aprendi a babar ovo
Nem cuspir no prato em que comi

Não vim aqui cantar de galo
Nem tão pouco me esconder aqui
Faço tudo pra acertar de novo
Por isso digo, volto a repetir
Nunca aprendi a babar ovo
Nem cuspir no prato em que comi

A gente vendo tantas asneiras
O cabra ajoelhando aos pés do chefe
Por mim este cabra não promovo
Eu mando ele pra fora daqui
Nunca aprendi a babar ovo
Nem cuspir no prato em que comi

Quem muito abaixa a cabeça
Acaba no fim mostrando a bunda
Aqui vai também meu desaprovo
Isto pra mim eu não escolhi
Nunca aprendi a babar ovo
Nem cuspir no prato em que comi

Estando findando minhas rimas
Deixo patente o desagrado
Puxando o saco eu não trovo
Isso com meu pai eu aprendi
Nunca aprendi a babar ovo
Nem cuspir no prato em que comi


Aloisio

Uma perguntinha - Por Claude Bloc

Desafio:
 
Meu irmão Tony na sua viagem à França, agora no mês de janeiro, chegando a Paris ( que chique! - risos), foi conhecer a cidade, à noite, e ficou impressionado com a beleza do lugar. Assim que chegou ao hotel, emocionado, foi logo mandando e-mails para os irmãos e amigos, encantado com o momento que estava vivendo.

Acontece que na França, nesta época do ano, o frio ainda está grande. A temperatura às vezes chega a alguns graus abaixo de zero. Devido a isso, qualquer saída à rua exige o uso de muito agasalho (óbvio).

Pois é. Estando no hotel e com a intenção de conhecer a Torre Eiffel, meu irmão, impaciente em busca de roupa para se proteger do frio lá fora, pediu à minha cunhada :
- Ana, cadê a "burundanga de cangote" ?

E minha cunhada sem entender o que ele queria sapecou a pergunta: 
 - E que diabo é burundanga de cangote???

Foi uma novela para ela descobrir o que era aquilo... 


E você, saberia me dizer o que é "burundanga de cangote"???