Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O eterno mítico Abidoral Jamacaru

Foto: Dihelson Mendonça

Salatiel convidou-me para apresentar com ele o programa Cariri Encantado, que é veiculado todas as sextas-feiras, das 14 às 15 horas na Rádio Educadora do Cariri. O programa tem o apoio do Centro Cultural BNB Cariri e é voltado para a divulgação da cultura regional, tão cantada, decantada e encantada.

Desde o final de julho que, devido a ausência de Salatiel da região (está de férias no Rio de Janeiro, eterna Cidade Maravilhosa, deleitando-se com uma farta e qualificada programação cultural), estou produzindo e apresentando o programa sozinho.

Hoje foi, pois, dia do programa, quando apresentei uma pequena amostragem da obra do compositor e cantor cratense Abidoral Jamacaru que, inclusive, concedeu um rico depoimento sobre sua vida, sua carreira artística e sua música.

Abidoral despontou nos até hoje festejados festivais regionais da canção, que aconteceram, em Crato, por quase toda a década de 1970. Depois, passou uma temporada na Cidade Maravilhosa.

Em meados da década de 1980, Abidoral retornou ao Crato. Foi quando o conheci pessoalmente e travei com ele uma amizade que perdura até hoje, apesar de já termos nossos momentos de estranhamento.

Digo que o conheci pessoalmente, porque para todas as pessoas da minha geração, Abidoral já era uma pessoa por demais conhecida e respeitada. Isso por conta de sua participação nos citados festivais.
Lembro de quando vi Abidoral pela primeira vez, depois de já saber de quem se tratava, pois era um assíduo ouvinte dos festivais, transmitidos que eram pela Rádio Educadora, quando ainda era um menino que mijava na cama.

Esse primeiro encontro, à distância, foi na Exposição do Crato. Fiquei bastante admirado com aquela figura mítica e de aspecto bíblico: cabelos e barbas longos e desalinhados, camisa de mangas compridas e aberta até o meio do peito, envergando um surrado jeans, calçando uma sandália currulepe de couro e falando quase aos sussurros.

Hoje, durante o programa, eu revelei este fato a Abidoral.

3 comentários:

socorro moreira disse...

Abidoral além de ser um grande artista é um ser humano incrível, um dos mais especiais, que conheci em toda minha vida.

Carlos Rafael Dias disse...

Socorro,

Abidoral é incrível.

E você também.

A propósito, você sabe a tradução rápida de "você também" para o
inglês?

É...U2 (you too)

O crédito desta "pérola linguística é do prof. Jairo Starkey.

Cariricaturas disse...

T42.(tea for two)

Abidoral é um anjo sobre a terra.