São incontáveis as "curiosidades" de nossa maltratada língua-mãe.
.
Eis, a seguir, apenas algumas delas :
.
1. A palavra ANILINA tanto pode ser lida da esquerda para a direita como da direita para a esquerda. .
>
2. A palavra que reúne a maior quantidade de vogais juntas é pIAUIEnse
.
3. A palavra QUALQUER é a única, em nossa língua, a formar o plural NA PARTE INTERNA (quAISquer) e não no final (como é o normal em todas as demais palavras que permitem a flexão para o plural).
Expressões curiosas
.
========================
Cor de burro quando foge
Significado: Definição imprecisa da cor que se pretende.
Origem: Por acaso o burro muda de cor quando foge? Na verdade, a tradição oral foi modificando a frase, que inicialmente era corra do burro quando ele foge. O burro enraivecido é mesmo perigoso!
========================
Dar a mão à palmatória
Significado: Reconhecer o próprio erro.
.
Origem: Não faz muitos anos ainda havia palmatórias em algumas escolas do interior.
Era tão natural que os alunos que errassem fossem punidos pelos que acertassem as perguntas do professor que as mãos se estendiam automaticamente, humildes e reconhecidas para receber as reguadas punidoras.
========================
Pôr os pontos nos ii.
Significado: Esclarecer determinada situação; realizar uma tarefa com o máximo rigor e minúcia; falar ou expor sem subterfúgios.
Origem: A origem desta expressão remonta à época em que se começou a acentuar o i gótico para evitar que, quando dois ii aparecessem seguidos, se confundissem com um u. Os ii começaram por ser assinalados através de acentos da esquerda para a direita, que, no século VI, foram substituídos por pontos. Consequentemente, surgiu a expressão pôr os pontos nos ii.
..
Nenhum comentário:
Postar um comentário