Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Depoimento sobre um grande e verdadeiro poeta-amigo: Geraldo Urano

Foto: Pachelly Jamacaru
Nascer e viver na mesma cidade em que Geraldo Urano nasceu e vive, já seria o mais precioso presente que eu poderia receber. Melhor ainda foi tê-lo conhecido, vivido com ele momentos inesquecíveis, de pura e profunda poesia, e poder dizer que somos, mais do nunca, grandes amigos.
Geraldo Urano vive nesse tempo presente, mas ele, decisivamente, não faz mais parte dele.
Geraldo Urano está anos-luzes à frente. Tanto que parece não ter aguentado a barra de tempos tão mesquinhos.

Ele já está em outra dimensão, apesar do seu corpo ainda presente.

Mas ele sempre avisou de sua urgência, como um transeunte apressado a semear a mensagem de uma vida nova.

Sua poesia foi outra grande dádiva ao mundo legada, de forma desinteressada, mas nem por isso inconsequente.
Não sou profeta, mas também não sou incauto: a obra de Geraldo Urano será, um dia, objeto de estudo nos cursos de literatura.

Hoje, apesar de orgulhoso e agradecido por ser amigo de Geraldo Urano, sinto um grande vazio, provocado pela ausência dos velhos encontros, onde eu me sentia, como por osmose, um pequeno mais significativo grão desse misterioso e esplêndido universo.
.

Um comentário:

socorro moreira disse...

Carlos,
Há 25 anos atrás escutei você falar a mesmam coisa : " meus filhos ainda irão estudar Geraldo".
E a gente estudou com Geraldo, no convívio de tantos anos ! Como você , vivi com Urano ,horas e horas de risos , poesias e prosas.
Detalhe:
Geraldo arrancava de mim uma poesia que eu não tinha.Dá pra explicar isso ?
E aqueles versos, captados pelo Universo , nunca mais voltaram , e eu não consigo reproduzi-los, nem traduzi-los.
Ele partiu , e nem faz tantos anos ... Até um dia desses era possível conversar com ele sobre Tarot, Astrologia , Pietro Ubaldi, Antroposofia ,e sobre o inusitado. Tinha lá as suas fases. Um dia a gente encontrava o monje; noutro dia encontrava o primo , irmão e filho ... Sabia ser elegante, e especialmente bom ouvinte. Ele repetia o que dizíamos, e completava como um doutor , qualquer pensamento reticente.
Eu fico triste com essa ausência.
E as ausências se multiplicam . Em que luz, nos reencontraremos um dia ?
E foi por culpa de Geraldo, que eu me tornei tua amiga.
- Você foi a herança , que Geraldo me legou.