Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Um cardápio, quase inventado, mas comprovadamente legal !- Por Socorro Moreira


Hoje fui dar uma voltinha lá no Juazeiro pra descansar minhas teclas. Encontrei o Prof. Zé Nilton e, atropeladamente, trocamos algumas figurinhas. Para minha surpresa confessou que vem testando as nossas receitas. Justo hoje , que eu tive uma experiência engraçada na cozinha. Fiz dois pratos sem receitas , e deu certinho !
A primeira foi uma lasanha. E eu não tinha no armário a massa, aquela que a gente compra pronta. Mas eu precisava gastar o meu presunto, a minha mussarela, e a carne moída, que já estava temperadinha.
Fiz uma receita básica de panquecas : 1 ovo, 1 copo de leite , 1 copo de farinha de trigo e uma pitada de sal. ( 10 porções).
Preparei um molho vermelho, acrescentando à carne moída um pacote de molho de tomate com manjericâo; fiz o molho branco , o básico bechamel, no qual não deixo de acrescentar uma pitada de noz moscada, e substituir , às vezes, o creme de leite por uma colherada de requeijão light.
_ Ralei um queijinho, e fiz a montagem: molho de carne, panquecas abertas, presunto, molho branco, e fui alternando. Em todas as camadas salpiquei o queijo ralado. A última camada de panquecas foi coberta por mussarela, molho branco e o queijo do gratinado. Uns 15 minutos em forno pré-aquecido, e pronto. Minha secretária olhou pra mim espantada , e disse : como se inventa uma lasanha do nada ? Pois é , gente... Basta ter o básico, no armário.
Como já estava com a mão na massa fiz um bolinho para os diabéticos .

Bolo de Aveia com maças :

Tempo de preparo ( 10 min.)

- 2 xi de farinha de trigo
- 1 xi de aveia ( não precisa ser flocos finos)
- 3 ovos
-4 maças picadas
- 1 colher bem cheia de Becel
- 1 copo de leite desnatado
- 1 colher de chocolate
- canela
-1 xi de açúcar mascavo ou 1/2 xi de "tal e qual "

Método : bater o açúcar com a margarina e os ovos , até obter um creme clarinho. Acrescentar a farinha de trigo, a aveia, o leite, o achocolatado, canela , e as maças picadas. Forma untada e polvilhada. Forno quente. Tempo de forno : uns 20 a 25 min.

Mas não comam todo de uma vez. Esse bolo é um perigo para os compulsivos !

*A lasanha também pode ser substituída no molho de carne, por qualquer outro de sua preferência.

Socorro Moreira

2 comentários:

Nilo Sergio Monteiro disse...

Socorro,

Quem não conhece suas mãos mágicas desconhece o que é degustar o manjar dos deuses. Vc é pura magia...com as mãos e com o cérebro. E suas mãos obedecendo o cérebro faz de tudo que escreve um canto sublime. E então duplamente rendo homenagem às suas mãos.
beijo-as com o carinho especial do seu amigo esperando que ao chegar dia 02 de outubro mereça pelo menos ua tapioca com carne de sol, ou charque e um cafézinho batizado; Ou pingado como dizem aqui no Pernambuco.
xero

socorro moreira disse...

ilo,


Tenho mais teclado do que cozinhado.


Então você vem mesmo , no dia 2 ? Que ótimo !
cLAUDE VIRÁ NO DIA 15. qUEM SABE VCS AINDA SE CRUZEM ?

vAI SER FESTA !


uM ABRAÇO, MENINO !