Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Edu da Gaita - Por Socorro Moreira- Para o meu amigo João Nicodemos.



1980

Eu morria de medo de São Paulo. Achava que seria atropelada no trânsito , e na imensidão de coisas que aquela cidade oferecia. Fui renitente , em não visitá-la, embora tivesse vontade.

Um dia aproveitei a companhia de um amigo paulista , e atrevi-me !

Primeira noite fomos aos bares do Bexiga. Ouvíamos um som de flauta, e o o João logo gritou : Edu da gaita ! Pronto era a São Paulo que eu não conhecia, e apaixonou-me. Na madrugada, atravessei a Avenida Paulista , com o som do Edu, ainda nos meus ouvidos. Olhei o céu, e senti a lua dentro de mim. Sorrimos : ela por dentro, e eu por fora. Depois foi a hora de matar a fome numa cantina. São Paulo é massa !

Eduardo Nadruz (13 de outubro de 1916 - 23 de agosto de 1982) - Edu da Gaita - nasceu na cidade de Jaguarão, no Estado do Rio Grande do Sul e faleceu no Rio de Janeiro, Brasil.

Ao longo de sua vida, ele foi impulsionado pelo desejo de explorar e revelar toda a extensão das possibilidades técnicas da gaita, ainda amplamente considerada como um instrumento exótico.

Sua maior conquista foi a gravação de Nicolo Paganini "Moto Perpetuo", originalmente composta para violino. Ele levou onze anos de prática para adquirir a habilidade necessária para jogar em 2400 regista mais de quatro minutos, sem pausa alguma. Em junho de 1956, ele conseguiu tocar esta peça em três minutos e 21 segundos, tornando-se o primeiro na história a jogá-lo em um instrumento de sopro, e não deixando qualquer dúvida de que a gaita é um completo instrumento musical digna de respeito.

Apesar de Edu e os esforços de outros músicos, entre os quais Larry Adler merece uma menção especial, a gaita ainda não tenha tido o seu devido lugar no ranking de instrumentos musicais, principalmente por causa do pequeno número de peças de música erudita composta para o instrumento. No entanto, os concertos para harmônica e orquestra composta por Villa-Lobos e Radamés Gnatalli, o primeiro dedicado a John Sebastian eo último, de Edu, vale a pena mencionar.

Esta é a razão pela qual Edu teve que fazer o seu próprio repertório com composições originalmente escritas para outros instrumentos. Se, por um lado, isso tornou as coisas mais difíceis para ele, por outro lado, ele provou ser útil para mostrar o que poderia ser jogado na gaita.

Edu realizações Trazendo a atenção do público contribui não só para a preservação da cultura brasileira, mas também para mostrar, especialmente em outros países - onde quase nada se sabe sobre o seu trabalho - o nível de perícia técnica que pode ser atingido ao tocar gaita, abrindo o caminho para outros para sucedê-lo e até mesmo ultrapassá-lo no futuro.

Mais importante do que qualquer coisa que possa ser dito sobre Edu é escutar suas gravações, especialmente a de Paganini Moto Perpetuo, disponível neste site. Certamente nada, que aqueles que se conectam a este site pode ter previamente ouvido pode igualar o senso de grandeza que o Edu deu ao seu instrumento.

Gostaria de me colocar à disposição de qualquer entidade cultural ou de negócios que podem querer fazer o trabalho de meu pai, conhecido em todo o mundo, para dar orientações e contribuir de alguma forma à empresa. Afinal, o trabalho do meu pai era mais importante para o instrumento e pela música em si do que para sua distinção pessoal.

Finalmente, gostaria de salientar que as peças disponíveis neste site são apenas uma pequena parte de uma seleção dos melhores desempenhos de Edu da Gaita. Gravações originais e outras feitas em casa usando o equipamento no mercado interno foram Remasterized utilizando as soluções "Sonic" e "Cedro" sistemas. Este é o resultado de meus próprios esforços pessoais, sendo o único filho do músico.

Eduardo Nadruz Filho

Nenhum comentário: