Irmãs Mirabal
Patria Mercedes: nasceu em 27 de Fevereiro de 1924, data da Independência da República Dominicana, motivo pelo qual recebeu o nome de Patria. Artista por natureza, desde pequena tinha afeição pela pintura, na qual se refugiava nos momentos íntimos e trágicos de sua vida, criando obras de singular beleza, ternura e harmonia. Terminou seus estudos de ensino médio e se graduou em datilografia. Apesar de não haver frequentado a Universidade, a sólida base de educação familiar a converteu em uma mulher culta e desenvolta socialmente. Casou-se muito jovem, com 17 años, e dessa união nasceram: Nelson Enrique, Noris Mercedes, Raúl Ernesto e Juan Antonio, que morreu com cinco meses. Sofreu todo o rigor e a brutalidade da tirania, vendo destruído seu lar, mas seu caráter doce e terno não a arrastou à amargura. Estava consciente de sua luta.
Minerva Argentina: nasceu en 12 de Março de 1926 e desde a infância se destacou por sua inteligência. Em 1946 graduou-se em Bacharel em Letras e Filosofia. Seus amigos a admiravam e a queriam por seu caráter jovial, alegre e sincero e a respeitavam por sua inteligência e amplos conhecimentos culturais. Graduada em Direito, a quem Trujillo não queria entregar o diploma e quando o fez não le permitiu exercer sua carreira, era uma estudante fora de série. Tinha um caráter firme e decidido. Na Universidade conhece seu marido, se casa em 1955, e tem seus filhos, Minu e Manolito. Havia sido presa já em 1949 e 1951, e foi também em janeiro de 1960 junto com seu esposo, Manolo - lider do Movimento político "14 de Junho" - e seus cunhados. Nesse mesmo ano foi libertada,mas voltou a ser presa, com sua irmã María Teresa. Foi condenada a 5 anos de prisão, pena que foi rebaixada a 3 em apelação. En 8 de Agosto de 1960 foi libertada. Hoje a Facultade de Ciências Jurídicas da Universidade Autônoma de Santo Domingo, a mais antiga do Novo Mundo, leva seu nome.
Antonia María Teresa: a mais jovem, nasceu em 15 de Outubro de 1936. Mimada por seus pais e irmãs, inteligente e abnegada aos estudos, em 1954 se gradua bacharel em Matemáticas, no Liceo de San Francisco de Macorís. Esse mesmo ano ingresa na Facultade de Matemáticas da Universidade de Santo Domingo e obtém o título de Agrimensora, a inteligentíssima Engenheira Civil. Em 1958 se casa, e no ano seguinte, nasce sua filha, Jaqueline. Tenaz, valente e atrevida, foi presa pela primeira vez en 20 de Janeiro de 1960, levada à fortaleza militar de Salcedo, foi posta em liberdade nesse mesmo dia, para ser presa novamente, no dia seguinte. Foi libertada em 7 de Fevereiro. Em 18 de Março, mesmo sofrendo de uma bronquite aguda, é presa novamente. Junto com Minerva e outros companheiros, é condenada a cinco anos de prisão, pena que foi rebaixada em apelação para três anos.
Em 1995, a escritora dominicana Julia Álvarez publicou o livro No Tempo das Borboletas, baseada na vida de "Las Mariposas", e que em 2001 se tornou um filme. A sua história é também recordada no livro A Festa do Chibo, do peruano Mario Vargas Losa.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3s_Mirabal
25 de Novembro: Dia Internacional contra a violência a mulheres e meninas*
Terça-feira, 25 de novembro de 2008 - 14h33min
por Adital
O que aconteceu no dia 25 de novembro de 1960 ?
A memória dessas valentes irmãs mártires que arriscaram suas vidas e as ofereceram efetivamente pela causa da mulher nos enche de esperança e nos dá força para continuar lutando por uma sociedade igualitária na qual mulheres e homens possamos viver em fraternidade humana.
* Publicado em Coyuntura 63 - Enviado por Carlos Morales Monzón, Diretor The Media Services.
Pedro Mir, o grande poeta nacional dominicano, em seu poema "Amém de Mariposas", de 1969, expressa de forma singular, única e poeticamente eternizada, o que significou a tragédia do assassinato das três heroínas (em espanhol).
http://www.cladem.org/portugues/regionais/Violenciadegenero/Circ2002/violen09p.asp
Imagens
Google - Imagens
PS.Vale a pena assistir ao filme que tem o mesmo nome do livro, " No Tempo das Borboletas",pois,embora romanceado, nos dá uma idéia do que foi a Ditadura de Trujillo.
Um comentário:
Matéria Espetacular !!!
Abraços, menina.
Postar um comentário