Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 30 de maio de 2010

Começou a festa de Barbalha !


Sou aversa aos aglomerados. Até hoje não tive coragem de encarar a festa do pau da bandeira de Sto Antonio. Lasquinha do pau, pra casar mais uma vez? Nem em sonhos !

Gaby, minha amiga italiana , acabou de interrogar-me , sobre o pau e o pão de Sto Antonio, qualificando a festa , no conteúdo pagão e religioso. Melhor é poder curtir a mítica e o Santo !

Pesquisei até uma receita do pão-de-santo antonio, e entrego a quem possa interessar.

Segundo Bernadete Cabral, com quem converso prazeirosamente sobre a vida dos santos da Igreja Católica , o lado romântico desse santinho é deveras interessante !

De família nobre e riquíssima, entregou sua fortuna aos pobres, inclusive às moças impedidas de casar por falta de um dote.
A partir de amanhã, e por treze noites seguidas , começa a festa de Barbalha. Momento de vivenciar as quermesses, e petiscar aquelas comidinhas típicas do Cariri. Sem dúvidas é a mais animada das festas profana /religiosa dos nossos arredores.
Até o dia 13 de Junho , vamos curti-la, cada um do jeito que gosta !
"A história do pão de Sto Antônio remonta a um fato curioso que é assim narrado: Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer: os pães tinham sido "roubados". O frade padeiro foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar onde os tinha deixado. O Irmão padeiro voltou estupefato e alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento. O pãozinho de Santo Antônio é, por tradição, colocado pelos fiéis nos sacos de farinha, com a fé de que, assim, nunca lhes faltará o que comer. "

http://www.jangadabrasil.com.br/junho/al100600.htm


Ingredientes


2 copos e 1/2 de água morna

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sal

1 ovo

1 copo de óleo

1 kg de farinha de trigo

50 g de fermento de padaria


Modo de Preparo


Misturar o fermento de padaria na água morna .Levar ao liquidificador: o açúcar, o óleo, o sal, o açúcar, o ovo e a água com o fermento .Bater por alguns minutos .Colocar em uma bacia grande esta mistura e acrescentar o trigo aos poucos, misturando com as mãos (a quantidade de trigo suficiente se dá quando a massa não grudar em suas mãos)
Deixar crescer por 1 hora
Dividir a massa em partes e enrolar os pães
Deixar crescer novamente por 40 minutos
Levar para assar por mais ou menos 30 minutos

Nenhum comentário: