Carmen Monegal (Montevidéu, 19 de Novembro de 1951) é uma atriz uruguaia radicada no Brasil.
Morou dois anos no Rio Grande do Sul. Adulta, morou e trabalhou em São Paulo e no Rio de Janeiro até finalmente se mudar para Nova York, onde mora atualmente.
Participou como atriz em telenovelas da TV Tupi, TV Globo, TVS/Record, TV Bandeirantes, TV Cultura e TV Manchete. No cinema, participou de Beto Rockfeller (1970), O cortiço (1978) e Jeca e Seu Filho Preto (1978, com Mazzaropi).
No teatro, atuou em Os Órfãos de Jânio (de Millôr Fernandes), Além da Vida (de Augusto César Vanucci) e The Pilgrim Gospel Theatre — companhia fundada por Carmen em 1991 —, nos USA e na Europa, para onde foi a convite de famílias nobres para auxiliar na educação religiosa de seus filhos.
Escritora, tem publicados os livros O Beija-flor Amarelo, História Natural e Duração Ordinária da Vida. Nos anos 1970 produziu filmes de curta-metragem com seu então marido Carlos Alberto Riccelli.
Em 1999 o Video Show homenageou seu trabalho no Pilgrim Gospel Theatre[carece de fontes?].
[editar] Falsa morte
Uma notícia de que ela teria morrido na Grécia, publicada pelo jornal O Globo em 2008, foi reproduzida em vários órgãos da imprensa, inclusive pelo jornal O Estado de S.Paulo, que em 23 de novembro de 2009 corrigiu a informação, desculpou-se com a atriz e noticiou a vinda dela ao Brasil.
wikipédia
wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário