Muita gente não gosta de estudar a Língua Portuguesa (ou outra qualquer). Talvez porque nunca se apaixonou por ela. Ou ainda porque se esqueceu que é este o instrumento através do qual nos permitimos expressar nossos sentimentos, nossa percepção sobre o mundo, nossas vivências, nossas opiniões, nossos sonhos, nossos planos...
Talvez também, tenhamos simplesmente estancado. Ou ainda, pode ser que tenhamos estacionado num tempo em que íamos à escola e nos "empurravam" conceitos "goela a baixo" compulsoriamente, sem que isto nos fizesse vislumbrar a real importância de termos um bom domínio da Língua. Desta forma, nos mantivemos arraigados a uma ideia pré-concebida de que usar bem o Português é coisa para intelectual.
Talvez também, tenhamos simplesmente estancado. Ou ainda, pode ser que tenhamos estacionado num tempo em que íamos à escola e nos "empurravam" conceitos "goela a baixo" compulsoriamente, sem que isto nos fizesse vislumbrar a real importância de termos um bom domínio da Língua. Desta forma, nos mantivemos arraigados a uma ideia pré-concebida de que usar bem o Português é coisa para intelectual.
O estudo de uma Língua, deve ser, no entanto, algo que nos acompanhe no nosso dia a dia. Estudá-la não significa especificamente nos sentarmos, abrirmos um livro e simplemente mergulhar nele, mas analisarmos dioturnamente o que falamos e o que escrevemos em busca de um aperfeiçoamento. Bem naturalmente, mas criticamente. Agindo desta forma, não nos sentiremos cansados, mas sim, estimulados e aos poucos, mais confiantes.
Claude Bloc
Eis umas informações interessantes a serem relembradas:
...Teoria da comunicação...
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DÍLSON CATARINO
especial para o Fovest Online
O homem, na comunicação, utiliza-se de sinais devidamente organizados, emitindo-os a uma outra pessoa. A palavra falada, a palavra escrita, os desenhos, os sinais de trânsito são alguns exemplos de comunicação, em que alguém transmite uma mensagem a outra pessoa. Há, então, um emissor e um receptor da mensagem. A mensagem é emitida a partir de diversos códigos de comunicação (palavras, gestos, desenhos, sinais de trânsito...). Qualquer mensagem precisa de um meio transmissor, o qual chamamos de canal de comunicação e refere-se a um contexto, a uma situação.
São, então, os seguintes elementos da comunicação:
Emissor: o que emite a mensagem;
Receptor: o que recebe a mensagem;
Mensagem: o conjunto de informações transmitidas;
Código: a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem;
Canal de Comunicação: por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar...;
Contexto: a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente;
Na linguagem coloquial, ou seja, na linguagem do dia-a-dia, usamos as palavras conforme as situações que nos são apresentadas. Por exemplo, quando alguém diz a frase "Isso é um castelo de areia", pode estar atribuindo a ela sentido denotativo ou conotativo. Denotativamente, significa "construção feita na areia da praia em forma de castelo"; conotativamente, significa "ocorrência incerta, sem solidez".
Temos, portanto, o seguinte:
Denotação: É o uso do signo em seu sentido real.
Conotação: É o uso do signo em sentido figurado, simbólico.
Para que seja cumprida a função social da linguagem no processo de comunicação, há necessidade de que as palavras tenham um significado, ou seja, que cada palavra represente um conceito. Essa combinação de conceito e palavra é chamada de signo. O signo lingüístico une um elemento concreto, material, perceptível (um som ou letras impressas) chamado significante, a um elemento inteligível (o conceito) ou imagem mental, chamado significado. Por exemplo, a "abóbora" é o significante - sozinha ela nada representa; com os olhos, o nariz e a boca, ela passa a ter o significado do Dia das Bruxas, do Halloween.
Temos, portanto, o seguinte:
Signo = significante + significado.
Significado = idéia ou conceito (inteligível)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/teoria_comunicacao.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/teoria_comunicacao.shtml
Um comentário:
Conceito é uma idéia sobre um ente real ou abstrato.
Definir um conceito é expressar o seu significado por meio de simbolos ou outros conceitos já definidos.
Há conceitos que nãopossuem definição. São os conceitos primitivos.
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