Revisitei nesta noite o Salão de Outubro. O livro de visitas se avoluma em assinaturas, expressivamente. Edilma sempre lá num plantão receptivo, explicando o valor de cada trabalho, na sua possível concepção.
Encontrei-me diante da tela "Aquecimento Global", e parei reflexiva. Naquele momento percebi que não estava sozinha. George Macário e esposa Veruska estavam juntos , e presenciavam com simpatia, meu deslumbre.
A tela representa um grande olho. A pupila é o sol. A cidade crescendo , a água sumindo, o verde ficando escuro, e as lágrimas caindo em gotas , como um choro, um soluço, por uma corrente de chuva.
Que podemos fazer para mudar esse prognóstico aterrador?
A tela de George Macário salta aos nossos olhos, Queima a nossa consciência, num avivamento da nossa lucidez.
Esse grande artista cretense, produziu seus primeiros rabiscos aos 4 anos de idade. Já criou mais de 500 imagens, espalhadas pelo Brasil, e por alguns países do mundo, como Espanha, Grécia, França, Canadá... Será que que esse fato é do conhecimento de todos os cretenses?
Assim como ele, muitos artistas florescem no cenário cultural e artístico da nossa região.A palavra de ordem é oportunizar, sistematicamente, todas as formas de expressão artística , tornando personal a nossa cultura.
No próximo ano, tenho certeza que esse evento será, se possível, mais participativo, e mais solidário ao trabalho de Edilma Rocha Saraiva ..
Parabéns, George !
Nenhum comentário:
Postar um comentário