Crato inaugurou, hoje de manhã, a casa sede do Sítio Fundão, uma Unidade de Conservação Ambiental, localizado no sopé da Serra do Araripe, a 3Km desta cidade.
A solenidade, marcada para as 10 horas, contou com a presença do presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, e do superintendente interino da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Ricardo Araújo.
A entrega da área contou com presenças de autoridades locais dos três Municípios da Região do Cariri diretamente beneficiados - Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A solenidade será antecedida de uma caminhada às margens do canal do Rio Granjeiro que foi parcialmente destruído pelas chuvas. Os ambientalistas querem chamar a atenção para os problemas ambientais do Município.
O antigo proprietário teve o cuidado de conservar não apenas toda a vegetação (flora e fauna), mas o acervo material, inclusive, um engenho de madeira que não foi restaurado.
A restauração da casa de taipa é apenas o início de um amplo projeto do Governo do Estado que contempla a nova sede do escritório da Semace - Cariri e uma unidade da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), além da restauração do engenho de pau que, no momento, encontra-se coberto pelo mato.
Por enquanto, até o acesso para o Sítio é difícil. Só passa carro com tração nas quatro rodas. Josa justificou que não teve condições de recuperar o acesso porque as chuvas não permitem a entrada de um trator. Os visitantes terão que deixar os veículos do lado de fora do parque e caminhar cerca de 1Km.
Localizado a apenas 3 quilômetros do Centro da cidade do Crato, o Parque Estadual Sítio Fundão foi criado pelo Governo do Ceará em junho de 2008, quando deixou de ser uma propriedade particular. É gerenciada pela Semace, com vegetação nativa preservada e, ainda, flora diversificada.
Texto de Antônio Vicelmo (com algumas adaptações)
Repórter
Repórter
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=954780
Fotos de Claude Bloc
Nenhum comentário:
Postar um comentário