BORRAGEM - Borago officinalis - A erva da coragem e da alegria. Borrach, em celta, quer dizer bravura. A Borragem, com suas delicadas flores tem o dom de confortar o coração, afastar a melancolia e trazer contentamento e felicidade. Os antigos mestres da pintura inspiravam-se na sua flor azul puro (as vezes cor-de-rosa ou branca) para pintar a túnica de Nossa Senhora. Como estimulante da coragem e bravura, os cruzados antes de suas partidas, bebiam um copo de vinho com flores de Borragem.
Planta anual e rústica, atinge de 30 à 75 cm de altura. Cultivada em solo leve, seco e bem arejado com exposição ampla ao sol. Semear na primavera para obter flores no verão. Pode ser cultivada em vaso dentro de casa. No jardim, plantar entre as rosas e podar no verão ou perto de pés de morango, pois as duas espécies estimulam o crescimento uma da outra.
Suas folhas, com o mesmo aroma do pepino, podem ser usadas, sempre frescas, em saladas ou bebidas de verão para dar um toque refrescante. As flores podem ser salpicadas nas saladas e cristalizadas para decorar doces. Rica em minerais, é empregada em dietas sem sal. E também um remédio muito popular contra febres e problemas de pele. O óleo vegetal da Borragem é um carreador para óleos essenciais usados na aromaterapia em massagem facial, ajudando a melhorar a elasticidade da pele e a regenerar os tecidos.
Edilma Rocha
Fonte - Jardim Interior - Denise Cordeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário