ERVA-DE-SÃO-JOÃO - Hipericão perforatum - Esta planta floresce no zênite do Sol, no meio do verão. E é o Sol quem lhe imprime um grande poder de cura, atuando no fortalecimento dos nervos e da alma, afugentando o tédio e a melancolia. Uma santa erva.
Pequeno arbusto, de porte ereto, atinge cerca de 1 metro de altura. Originada da Europa, Leste da Rússia; aclimatado na China, Austrália, África e América. A Erva-de São-João cresce abundantemente em solo arenoso e floresce em 24 de Junho, dia de São João. Suas folhas são opostas, aos pares, e se colocadas contra a luz, podem ser vistas suas glândulas translúcidas com óleo. As flores são numerosas de cinco pétalas persistentes, de coloração amarela.
Planta aromática e medicinal, a Erva-de-São-João é expectorante, cicatrizante e tônico nervino. Outras variedades de hiperidicão têm as mesmas propriedades terapêuticas do hiperidicão ordinário. Empregado também nas perturbações psíquicas, estados depressivos, ansiedade e excitamento nervoso e como calmante nos casos de insônia e enurese noturna.
Edilma Rocha
Fonte - Jardim Interior - Denise Cordeiro
Um comentário:
São essas coisinhas boas que trazem paz para nosso momento.
Abraço, mana.
Claude
Postar um comentário