Meu pai, Hubert Bloc, pouco depois que chegou ao Brasil e começou a se comunicar em Português, ingressou no Rotary do Crato. Era um meio, dentre outras coisas, de digerir e dominar outra língua sem os percalços de um Português rudimentar que corria pela Fazenda Serra Verde. Desta maneira, ele conseguiu além de saber se expressar de forma compreensível, adquirir, paralelamente, um domínio sobre a forma escrita da nossa Língua, que ele lapidava para fazer seus bem humorados discursos nas reuniões do Ratary.
Lembro-me que, em várias ocasiões, eu vinha com ele até o Crato para um breve mergulho na vida urbana e ficava hospedada na casa de Padrinho Anibal Viana de Figueiredo ou na casa de Dr. Jefferson de Albuquerque, que se tornaram, nesta cidade, os seus primeiros amigos e companheiros rotários.
A vida citadina em Crato era ainda bem provinciana, mas esse encontro semanal às sextas-feiras, no hotel de Seu Paulo Frota, era, além de uma confraternização, um meio de dispersar a monotonia da vida rural.
Nessa época, eu fui inúmeras vezes, assistir a essas reuniões. Ficava contando os minutos até terminarem as falas dos diversos membros dessa instituição, para finalmente me deleitar com o momento para mim tão esperado: o almoço, tendo um sorvete como sobremesa.
Eu não entendia de nada ou quase nada, certamente, na hora assimilar aqueles dizeres carregados de tons de oratória e de temas complicados para uma menina de 6/7/8 anos. Mas com certeza, ficou em mim o interesse pelas propostas e propósitos do Rotary.
Há pouco tempo, reencontrando-me com Jurandy Timóteo pelas ruas e eventos do Crato, ele me fez um convite irrecusável: tornar-me rotariana. Eis porque agora, dia 26 de abril de 2011, me efetivei como membro dessa Instituição apadrinhada por Jurandy e estimulada pela Presidente Zinelle Vieira Damascendo Barreto. É um orgulho e uma satisfação para mim fazer parte desse grupo que se constituiu, além de companheiros de luta, em amigos de fato.
Vista parcial dos membros do RC - Crato Centro |
Maria de Fátima Batista Lima - e sua mensagem de otimismo. |
A Presidente Zilnelle me fazendo conhecer os objetivos do Rotary |
Jurandy aplaudindo minha posse do emblema (símbolo) do Rotary |
Amigas de muito tempo - Maria Stuart e eu - agora companheiras rotárias. |
É esse o nosso lema
Emblema original
Emblema original
" Dar de si antes de pensar em si"
Claude Bloc |
6 comentários:
Claude,
Meus parabéns pelo ingresso nessa casa tão importante , ROTARY CLUB - CRATO CENTRO. Certamente a nossa associada representará muito bem o legado vindo do seu pai, Hubert Bloc Boris, figura que deixou muitas saudades entre os Rotarianos e todos nós cratenses.
Fico feliz por voce Claude, que está ocupandp aos poucos o seu lugar de direito na cidade do Crato. Me orgulho em ser sua amiga a tantos anos...
Parabéns, mana !
Beijo !
Obrigada, Edilma,
Estou (re)aprendendo a caminhar pelos rumos do Cariri da melhor forma e da maneira mais intensiva que eu puder.
Um abraço fraterno com a alegria que o Crato nos traz.
Claude
Claude,
Parabéns por você agora fazer parte desse importante clube de serviço, Rotary Clube-Crato Centro. Desejo sucesso para você!
Um abração.
Magali
Magali,
Fiz isto por mim, mas sobretudo em homenagem a papai.
Nessa lembrança, cabe padrinho Anibal e Dr. Jefferson sempre e sempre.
Abraço saudoso.
Claude
Parabéns,me orgulho de você,represente você e a família Bloc Boris.
Teu mano
Ora, eu não tinha visto esta postagem...
Parabéns, Claude. Nova Associada do Rotary Clube. maravilha...
Abraços,
Dihelson Mendonça
Postar um comentário