VERBASCO - Verbascum thapsus - A erva da proteção. O Verbasco cresce com a energia de Saturno e tem folhas aveludadas, cobertas de pêlos macios. Macio como deve ser um afago, um carinho. O uso desta planta vem da Antiguidade, especialmente como protetora contra feitiçaria. A própria estrutura de suas folhas, recobertas por pêlos macios, afasta os insetos e os animais, pois irritam a mucosa dos animais nas pastagens. Outra curiosidade é sua engenhosidade em recolher a água da chuva que, recolhida pelas folhas menores, passam para as maiores até chegar às raízes. Com exceção da flor, a planta toda é levemente tóxica.
Planta bienal e rústica, atinge 2,5 m de altura. Originada da América do Norte. Cultivada em solo calcário, bem arejado ao abrigo do sol, embora não seja planta de interior. Semear na primavera ou no verão. Nos jardins, o pólen e o néctar das flores do Verbasco atraem abelhas.
As flores, de um amarelo vivo, são usadas em arranjos florais e, secas, para dar cor aos potpourris. Na cosmética, as flores são usadas em cremes e vapor facial, para suavizar e amaciar a pele. Os cabelos claros ganham mais brilho com uma infusão forte feita com as flores. Na medicina é usada no tratamento da tosse, rouquidão, asma, ajudando a limpar mucos respiratórios.
Edilma Rocha
Fonte - Jardim Interior - Denise Cordeiro
Um comentário:
Lindas e maravilhosas, e olha que eu não digo pra agradar! Custa-me escrever um comentário, porque passo 8 horas escrevendo noticias. Cada letra é preciosa para meus pobres pulsos e dedos.
Abraços,
DM
Postar um comentário