Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 1 de junho de 2011

"Às ruas" - José Nilton Mariano Saraiva

Já não dá pra ignorar o óbvio ululante: que em razão da falta do decisivo e imprescindível "componente político", o “chefe” do poder executivo municipal do Crato não tá com nada em termos de relacionamento com o “chefe” do poder executivo estadual; não é necessário se ser nenhum expert na matéria, pra observar que se ergueu entre os dois uma espécie de muro muito alto, autentico paredão, aparentemente intransponível, impeditivo de qualquer avanço; que uma antipatia mútua estabeleceu-se entre os dois homens que comandam os dois poderes, criando arestas irremovíveis; e que, principalmente, não dá pra ficar alheio que quem mais perde com isso (sob qualquer perspectiva que se analise) é o município do Crato e sua população, já que obliterados das decisões governamentais (afinal, só um dos “chefes” é que detém o poder de uso da “caneta”).
A “coisa” chegou a tal ponto, escancarou de vez, materializando-se definitivamente a má vontade do “chefe” para com o “subordinado” (em termos de estrutura estadual), que o irascível sobralense que exerce o Governo do Estado circulou no Crato anonimamente, não dando a mínima para o prefeito da cidade, não se fazendo anunciar antecipadamente, como sói acontecer em ocasiões da espécie, numa falta de respeito e consideração explícitas.
E agora, num arrufo de prepotência e arrogância desvairadas, manifesta Sua Excelência seu desejo de “fechar o caixão” do Crato definitivamente, mostrar quem é quem ou quem manda onde, acabar de vez com qualquer perspectiva de conversa ou acordo, ao insistir e persistir em implantar o nauseabundo e repugnante "lixão do Cariri" (com sessenta por cento da "matéria" oriundos de Juazeiro do Norte e os quarenta por cento restantes das demais cidades), em uma das nossas mais aprazíveis localidades (Ponta da Serra), quando os estudos de viabilidade apontam como melhor local para tal atividade uma área isolada do município de Caririaçu (se tal acontecer, e o distrito de Ponta da Serra – alô, Antonio Correia - for mesmo “PREMIADO” com tal “BENEFÍCIO”, até a nossa bendita água, cantada e decantada em verso e prosa, será seriamente afetada, já que o lençol freático restará contaminado, ad finem); sem se falar na praga de urubus, ratos, baratas e o escambau, além do mau cheiro e da poluição provocada pela horda de “catadores” prontos a chafurdar o local, transformando-o numa pocilga a céu aberto (com todos os malefícios à saúde daí advindos).
Isto posto, acreditamos necessário se estruturar imediatamente um movimento suprapartidário, congregando clubes de serviço/instituições diversas (Lions, Rotary, Maçonaria, CDL, etc), associações comunitárias, sindicatos, a mídia em geral e a própria Câmara Municipal, visando convocar ÀS RUAS (vapt-vupt) a população da cidade, objetivando “mostrar ao rei” que o Crato tem dono, sim (sua população), que merece respeito, e que não aceitaremos se por de quatro em obediência à vontade “imperial” de um alienígena (sobralense) sem nenhum compromisso com a cidade; enfim, há que se estampar nosso repúdio claro e veemente diante tamanha e tão grotesca agressão. E não aceitar, em hipótese alguma, que tal crime seja cometido.
Na oportunidade (e pra que não se cometa nenhuma injustiça com o Governador do Estado), bem que se poderia outorgar o título de “persona non grata” ao cratense (???) Camilo Santana, Secretário de Estado e atual “queridinho” do chefe do executivo cearense (a ponto de ser cotado por Sua Excelência para ser candidato à Prefeitura de Fortaleza) que, ao invés de pelo menos tentar ajudar sua terra-mãe, só tem lhe trazido desgosto, contratempo e decepção, já que omisso e navegante da contramão da história (estão lembrados do imbróglio da “relocalização” do nosso Parque de Exposições, tendo o próprio à frente ???).
Portanto, ÀS RUAS, cratenses, antes que o pior aconteça.

Um comentário:

Dihelson Mendonça disse...

Gostei desse texto.

Infelizmente, essa é a verdade ULULANTE mesmo. O Crato recebe o desprêzo do Governador, e só não foi maior, porque nós do Blog do Crato nos movemos já em várias ocasiões para puxar a corrente da imprensa atrás.

Por exemplo, fomos os primeiros a denunciar a manobra lançada pela Secretaria das Cidades em querer criar um CENTRO no antigo ( futuro, porque nunca deu certo ), apoio aos Romeiros que iria levar todos os órgãos do Crato para lá.

Publicamos os documentos da secretaria. Agora vem Camilo Santana, o porta-voz do governo Estadual, dizer que tudo foi fruto da nossa imaginação.

Quem não se lembra também do Embroglio do "Espirito de Porco", em que o Governador prometeu 30 milhões para a Expocrato, nós denunciamos a manobra de levar a expocrato para uma região entre Crato e juazeiro, novamente chegamos a tempo, porque depois das reportagens, que foram parar lá no VICELMO, o Governo do Estado voltou atrás. Em compensação, fechou-se as portas, porque mesmo depois de apresentado o projeto de expansão da Expocrato, que como se sabe, so é usado cerca de 30% do terreno atuamente, daria pra fazer inúmeras coias atraentes, um verdadeiro Ibirapuera no Crato, mas o Governador nao quer isso.

Ele quer apenas plantar aqui o seu braço direito nas próximas eleições. Ele vai usar todas as formas para inaugurar as obras que estão paradas no Crato, e que eu ja listei diversas vezes, quando faltar pouco tempo para vir com seu candidato inaugurar, o povo besta, como sempre, vai dizer: "Taí, foi preciso o governador vir resolver esse problema" e irão votar no candidato apontado por Cid.

Tudo já se confugura, eu vi isso no início do ano. Daqui pra frente, tudo que vier do Estado, etá um preço político a pagar aos Cratenses. Além do ódio mortal pelo fato do Crato ser o CRATO, onde tudo começou mesmo, quer queiram, quer não queiram.

Podem até transformar Sobral em PARIS, mas o Crato tem personalidade.

Dihelson Mendonça