Serra Verde. Domingo. Depois da missa, um momento de encontro. Na comitiva do Padre veio um grupo que faz parte de uma associação que se denomina: "Grupo de Amigos Admiradores do Rei do Baião - GARBO" (um "clube do bolinha" - risos).
O objetivo era expor a finalidade dessa associação e tentar marcar eventos futuros - quem sabe - na Serra Verde.
Os irmãos Bloc-Boris foram convidados a ouvir o projeto o que os levou a declarar a vontade de realizar eventos futuros na Fazenda.
Alguns membros do grupo eram filhos de amigos de Hubert Bloc (Mundeza e Raimundo Caboclo) e detalharam os objetivos da associação, diante da vontade e da necessidade de se preservar a cultura nordestina - tendo como foco a música. Escolheram, para isso, Luiz Gonzaga como símbolo desse resgate à boa música de forró de pé de serra - e a esse engajamento acrescentaram a promoção de eventos voltados para a divulgação da cultura popular tradicional do Nordeste (como: encontros informais, missa campal, cavalgadas, forrós tradicionais, dentre outros).
.
Alguns membros do grupo expuseram seus pontos de vista sobre a situação atual do Nordeste sobretudo em relação à música popular e também deixaram clara sua ligação com a Serra Verde no período de sua infância, quando Hubert Bloc ainda gerenciava a Fazenda.
Foram apresentadas as atas dos encontros anteriores do grupo e o registro demonstrando que a associação é legalizada.
Depois, foi só confraternizar, (baião com churrasco de carne de criação, galinha de capoeira, farofa e salada) com a promessa de novos encontros, dessa vez, mais abragentes e animados.
Ao som da música de Luiz Gonzaga, Dominique e Zé Carlos não resistiram e foram relembrar os tempos em que Seu Hubert promovia com Manuel Dantas as grandes festas da Fazenda.
O Grupo de Amigos Admiradores do Rei do Baião - Garbo
Waldey
Zé Alves
Vicente
Felipe
Pedro Jorge
Gragório Jr.
Valdênio
Rinaldo
David
Roberto
João Marcos.
Todos de Caririaçu.
VISITE:
http://admiradoresdoreidobaiao.blogspot.com/
2 comentários:
Claude,
Fiquei por aqui só lamentando não estar presente a esse encontro na Serra verde. Morando em Fortaleza, a distancia me impede de comparecer. Mas gostei da iniciativa do grupo do rei do Baião.
Quem sabe na próxima ?
Beijo !
Claude Bloc, boa tarde
Sou ativista do Garbo e fiquei muito feliz com a iniciativa da reunião na Fazenda Serra Verde, inclusive com a presença de representantes da família Boris. Infelizmente não pude participar do evento.
Sabemos da importância de divulgarmos a história desta fazenda, sobretudo pela sua influencia econômica e cultural na região do Cariri.
Pouca gente sabe da ligação da Fazenda Boris - como também é chamada -, com os fatos que ocorreram no Cariri durante o auge desta instituição agrícola, como exemplo: A Sedição do Juazeiro; A cantoria de Cego Aderaldo na casa do Coronel Botelho; O período que o beato José Lourenço viveu na Fazenda – a pedido do Padre Cícero.
Vivi minha infância nos sítios São Lourenço e Cacimbas. Conheço um pouco desse povo, sinto orgulho dessa vida sertaneja.
Agradeço de coração a família Bloc-Boris pela atenção com que recebeu o Grupo de Amigos Admiradores do Rei do Baião – Garbo.
Postar um comentário