Injustificável e inadmissível - José Nilton Mariano Saraiva
Até prova em contrário – e temos motivo de sobra pra duvidar que exista uma única e solitária – o senhor Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes é um cidadão detentor da mais alta credibilidade e respeitabilidade, mercê das suas qualidades humanas, morais e intelectuais e porque de tradicionalíssima e honrada estirpe familiar (os Arraes Alencar, originários da cidade de Araripe, mas radicados no Crato durante toda uma vida).
Não pode, pois, passar despercebida (ou ser olimpicamente ignorada), a indignada e seriíssima denúncia por ele veiculada no blog Cariricaturas (datada de 26.11.10), envolvendo um dos principais auxiliares do primeiro escalão da administração do município do Crato, senhor Dr. Procópio, atual presidente da SAAEC (tal denúncia deveria, sim, ser lida nas rádios e televisões do Estado, veiculada nos diversos meios de comunicação impressa da Região e distribuída à sua população).
É injustificável e inadmissível que um servidor público, mormente ocupando a posição que ocupa o senhor Dr. Procópio, se preste a investir de forma tão desrespeitosa, deseducada e descabida contra usuários de uma estatal municipal que trata com o distinto público, principalmente em se tratando de uma pessoa reconhecidamente digna e honrada como o é a senhora Almina Arraes de Alencar Pinheiro (mãe do Joaquim Pinheiro), beirando os 90 anos de idade, matriarca de um clã tão tradicional.
Segundo o relato compreendentemente indignado do senhor Joaquim Pinheiro (no Cariricaturas), por exercer na plenitude sua cidadania e cobrar explicações sobre o abusivo e escorchante aumento da sua conta mensal de água (passou de R$ 70,00 para incríveis R$ 1.200,00), irônica e grosseiramente à senhora Almina Arraes de Alencar Pinheiro teria sido sugerido transferir-se para o Estado de Pernambuco (onde um seu sobrinho é Governador) ou até – é vero, senhores, pasmem - arranjar um emprego que lhe permitisse pagar suas contas.
Há que se destacar, ainda, por dever de justiça, que a senhora Almina Arraes de Alencar Pinheiro anos atrás conseguiu o que a administração do Crato nunca houvera conseguido em termos de marketing: promover o nome da cidade do Crato na mídia nacional, ao mostrar como desenvolveu uma Cartilha de Informática para as pessoas da 3ª idade.
Em tão lamentável ocorrência, observa-se que de uma só “raquetada” o senhor Dr. Procópio (presidente da SAAEC) atropelou o Código de Defesa do Consumidor, investiu contra o Estatuto do Idoso e, principalmente – independentemente da sua condição técnica - denotou não se achar preparado para o exercício da delicada função pública.
Assim, na perspectiva do senhor prefeito do Crato limitar-se a vir a público externar insossas e burocráticas desculpas à família Arraes Alencar, vimos sugerir que a Câmara Municipal, associações comunitárias, clubes de serviço e a sociedade em geral demonstrem todo o seu repúdio e reprovação a tal tipo de comportamento ou atitude, cobrando do chefe da municipalidade providências mais sérias, duras e enérgicas (como a substituição do referido servidor ou a sua remoção para um cargo de retaguarda, onde não tenha que lidar com o respeitável público).
Nenhum comentário:
Postar um comentário