O Curso de História da Universidade Regional do Cariri realizará entre os dias 22 e 25 de junho o Seminário “Olhares sobre a morte”.
O seminário será dirigido aos professores e alunos de graduação e pós-graduação que pretendem abordar, em suas pesquisas e estudos, questões relacionadas à morte e à análise de testamentos como documentos históricos.
O Seminário terá um caráter de troca de experiências, onde professores e alunos terão oportunidade de falar sobre suas pesquisas e projetos. Além disso, haverá momentos bastante práticos, pois o seminário prevê a visitação ‘in loco’ a locais do Cariri relacionados ao culto e à memória da morte.
Serão visitados cemitérios de Crato e Juazeiro do Norte e outras localidades em que a morte está presente, a exemplo do santuário de São Francisco em Juazeiro do Norte, da Casa das Rezadeiras da Madrinha Dodô e da Casa do Padre Cícero com o seu leito de morte.
O seminário enfatizará a observação empírica e pretende apontar para possíveis abordagens e futuros trabalhos acadêmicos.
Uma das ministrantes do Seminário, professora Cláudia Rodrigues, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO, atualmente é uma das maiores especialistas em trabalho histórico com testamentos do Brasil, desde a época da colonização até a secularização. Outra ministrante, a professora Maria Elizia Borges, da Universidade Federal de Goiás - UFG, é especialista no estudo de cemitérios no Brasil. Ambas ministrantes têm uma ampla lista de publicações.
A participação é gratuita, mas o número de vagas é limitado.
Haverá certificado de participação.
Os Interessados podem se dirigir diretamente aos professores Juciêldo Alexandre, Cícero Joaquim e Titus Riedl, este através do telefone: 88040131.
Carlos Rafael Dias
Professor e Assessor de Comunicação do Departamento de História - URCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário