Os principais partidos criados (União Democrática Nacional (UDN), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Socialista(PSB) e Partido Social Democrático(PSD) lançaram seus candidatos. Também o Partido Comunista Brasileiro(PCB) teve seu candidato.
Foram candidatos: pela UDN o Brigadeiro Eduardo Gomes
Pelo PSD e o PTB o General Eurico Gaspar Dutra
Pelo PCB foi lançado o engenheiro Yeddo Fiuza.
As eleições secretas deram ao povo o direto de votar em quem quisesse. No interior, como a oligarquia ainda predominava, alguns trabalhadores tinham medo de votar em quem não fosse indicado por seus patrões (ainda hoje isso ocorre), mas de qualquer forma as eleições, pela primeira vez, foram livres e secretas.
Luiz Carlos Prestes, recém-libertado da prisão fez um comício em favor de Yeddo Fiuza, que levou muita gente às ruas.
Os demais partidos tiveram toda liberdade de fazer comícios em prol de seus candidatos.
Os jornais e rádios conheceram o que não conheciam:direito total à liberdade de expressão.
Havia um jornal ("O Radical") no qual um jornalista de nome Hugo Borghi,"derrubou" o brigadeiro, informando aos "trabalhadores do Brasil" que Eduardo Gomes era contra os "marmiteiros" (aquele trabalhador que trazia sua marmita de casa).
"Arrasou" o Brigadeiro.
Carlos Lacerda, que estava ficando conhecido, dizia que Yeddo Fiuza, que fôra Prefeito de Petrópolis tirara de circulação o transporte do povo:o bonde.
Getúlio e Prestes candidataram-se a senadores em todo o Brasil (o que foi permitido naquelas eleições). Venceram em vários estados, mas ambos escolheram o Distrito Federal. Getúlio quase não compareceu e Prestes, dois anos depois, foi "cassado" com todos os políticos eleitos pelo PCB, que mais uma vez foi colocado na clandestinidade.
Getúlio, lá do Sul disse: "Votem em Dutra" e Dutra foi eleito. Na realidade foi o primeiro Presidente verdadeiramente eleito no Brasil, em uma eleição livre na qual o povo participou.
Por isso, 2 DE DEZEMBRO DE 1945 foi o marco da Democracia no Brasil.
Noma Hauer
Nenhum comentário:
Postar um comentário