Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 13 de junho de 2010

Aquarelas
- Claude Bloc -
.
Vida pacata

Caminhos de paz
.
interior... vida interior

Sol causticante

Simplesmente

exuberante, belo e (ir)real !!!

Estas fotos, em seu original, provavelmente não passariam pelo crivo de nosso grande Pachelly. Por isso as ajustei, aquerelei e trouxe aqui para demonstrar que é possível encontrar beleza nas coisas mais simples... nas coisas que muitas vezes descartamos pelo simples fato de não serem perfeitas.
.
Foram lances conseguidos a partir da janela fumê de um ônibus em várias viagens empreendidas pelo interior do Ceará (Fortaleza-Sobral). O rodapé dessas fotos mostra, muitas vezes, as marcas da velocidade do veículo: riscos, desfoque, desnível, mas a riqueza das imagens, pelo que representam., não poderia simplesmente ser descartada, ou melhor dizendo deletada.
.
Creio que mesmo quem não passou por essas cercanias deve conseguir evocar lembranças de imagens captadas pela retina em algum ponto da memória. Casinhas caiadas abrindo suas portas aos passantes, rios, pontes, serras, estradinhas de terra, gente vivendo, respirando a beleza simples do lugar.
.
Deixei de passar por esses recantos sem vê-los. Por mais que eu os (re)veja a cada semana, muitas vezes me emociono. O olhar muitas vezes capta uma cena que toca e que perpetua uma imagem vista, naquele momento, de outra forma. A emoção é inédita embora nunca se tenha pisado naquele solo. Vêm lembranças, umas minhas, outras do tempo. Mas o melhor de tudo é ver que em alguns recantos esse tempo parece não ter passado e as coisas caminham por lá lentamente como era conosco antigamente.
.
Espero ter conseguido mostrar o que sinto ao ver, por onde passo, o passo lento da vida em minhas retinas.
Claude Bloc

6 comentários:

Stela disse...

Claude:
com aquarela ou sem aquarela, com ou sem o olho mágico de Pachelly, as fotos me levam a uma grande viagem pelo interior não só geográfico, mas, principalmente, o que há na minha memória afetiva, no fundo da minha alma: essa viagem que fazemos em silêncio e contemplação.
Tô muito grata a você por esse presente no dia Santo Antônio.
Abraço carinhoso.

Edilma disse...

Claude,

Fantastica as imagens transformadas em aquarelas.
Me inspiram a pintar...
Beijo!

Anônimo disse...

Lindas imagens Claude!Lembrei a simplicidade das pessoas que moram na zona rural.
Parabéns!

Abraços

Magali

XICO BIZERRA disse...

ótimo texto, excelentes imagens. parabéns,

Sônia Brandão disse...

Bonito o seu trabalho. Gostei muito.

bjs

Claude Bloc disse...

Só agora (20:00h) voltei ao computador depois de uma dessas semanais viagens a Sobral.

Fico feliz que as imagens tenham também, em vocês, provocado emoções semelhantes às minhas.

Para mim as palavras de vocês são mais belas que as imagens.

Obrigada, obrigada e um abraço grande.

Claude