Artigo
Por onde andará Cláudia Leitão
13/09/2010 02:00
Não fosse pelo programa Ciclo de Debates, que o professor e jornalista Luís-Sérgio Santos apresenta na TVC, tinha por mim que ela havia voltado a morar em Paris. De cabelos longos, agora com um franjão mais estiloso, Cláudia Leitão, titular da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) entre 2003 e 2006, deu a entender que está tocando sua vida por aqui mesmo. Entretanto, pelo que vi na TV, segue conectada com o mundo, cheia de novidades sobre economia da cultura, capacitação acadêmica interdisciplinar e uma série de outras questões.
Como coincidências não acontecem, ouvi atento a fala da também pesquisadora, professora da Universidade Estadual do Ceará. Explico: dias antes, enquanto aguardava a apresentação da Valsa Proibida no Theatro José de Alencar, conversei com pessoas da atual gestão da Secult que me garantiram que o clima na equipe de Auto Filho já é de total despedida. Segundo consta, a marcha, que nem bem chegou na terceira, já deu para trás com as indefinições para a pasta em um possível segundo Governo Cid Gomes.
Pois bem: eis que Cláudia Leitão, que andava totalmente reclusa, ressurge num momento em que seu sucessor, a julgar pela opinião de quem vive os bastidores da Secult, não continuará no comando da mesma caso Cid seja, de fato, reeleito. Justiça seja feita, Cláudia Leitão cumpriu o que disse ao se despedir da Secult. Boa de briga que só ela, pulso firme, geniosa, prometeu trégua a quem a substituísse. E o fez. Até hoje, apesar da discrepância total entre a gestão dela e a atual, não fez nenhum comentário público.
Calada, é evidente que tem mil ponderações. Se tem uma área que o Governo Lúcio Alcântara galopa à frente do Governo Cid é a da gestão cultural. E o olha que o ex-governador, já em crise com Tasso Jereissati, que o antecedeu no Governo, dizia sempre que sua administração era de “vacas esquálidas”, e, não mais, gordas como no passado. O fato é que, também à boca pequena, corre o caso de que Cláudia e Lúcio não sentam mais na mesma mesa. Quem me contou da rusga, claro, pediu segredo, e confessou não ter espanto algum caso Cláudia volte à Secult em janeiro. A conferir.
Magela Lima - Editor executivo (interino) do Núcleo de Cultura e Entretenimento
http://opovo.uol.com.br/app/opovo/opiniao/2010/09/13/int_opiniao,2041478/por-onde-andara-claudia-leitao.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário