Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

USINA DA MÚSICA : O MAR !- POR SOCORRO MOREIRA




 Gostei muito das lembranças
dessa turma que me encanta
Arrigo Barnabé é tudo
Dominguinhos e Sivuca,
e o nosso alagoano.
Se falar em Tom Jobim
Nosso Antonio brasileiro
eu fico querendo o Chico
 seu mais famoso parceiro
Mas nunca esqueço o Vinícius
 que  tomava  uma dose
 e apaixonava  um comício.


Edu, filho de Fernando
passou a perna no pai
mas quem compôs 
chuva de verão
é simplesmente um arraso...
Um arraso, e nada mais !



Caymmi  é pai de Dori
tem também no contraponto
O Danilo e a Nana
Gosto da família toda
 e do mar que é baiano. 

Rosa Passos  é meu xodó
Bem lembrada, por sinal
E o  instrumental Aramandinho
Fecha  o estoque final
sem desprezar o Naná
que faz percussão legal.


Se você falar  em  Parra,
Volto logo pro Brasil
Athaulfo, e Zé Kéti,
e o Nelson Cavaquinho
Lembro também do Cartola
aquele mestre que diz
que a rosa não fala... Chora !


O Pablo  e a Évora,
sem contar com a Omara,
é coisa que eu muito escuto
escuto, e muito gosto


No francês ,
eu já separo,
o Brel e  o Yves Montand
às  vezes pra variar
escuto a grande Piaf
o Adamo e a François.

Miles Davis, o Jarret
também me tiram a tensão
a verdade é que sou Música
de alma e de  coração ...
Pois um amigo me disse:
"é a linguagem da emoção"!


Porisso peço a você
 que cuide doS seus ouvidoS
 e quando estiver cansado
use a  música terapia
 e vá dormir bem tranquilo
 na falta de som no quarto
use o seu rádio de pilha !

Me despedindo por hoje
 deixo  a minha sugestão
 que o mote  seja forte
 como o vento e o tufão
 que  seja da cor do céu
  com nuances de outra cor
que seja verde  mulato
os olhos  daquele amor
Vamos falar  de um mar,
gente que mora em sertão !? 

Um comentário:

Aloísio disse...

Socorro,
Tive que me valer dessa gente toda,
pro mar virar SERTÃO.
Abraços
Aloísio


“O mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do mar é sereia”
[Candeia]

“O mar quando quebra na praia
É bonito, é bonito”
[Dorival Caymmi]

“O mar beijando a areia / O céu e a lua cheia / Que cai no mar / Que abraça a areia”
[Sérgio Ricardo]

“Lá no meu sertão plantei / Semente de mar / Grãos de navegar / Partir"
[Márcio Arantes / Chico César]

“Ai, hoje eu sou / Água-viva dos mares do sul
...
Ah eu fui naufragar / Em teus olhos de mar azul”
[Ednardo]

“O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão”
[Antonio Conselheiro]

“O sertão vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão”
[Sá e Guarabira]

“E nesse desafio
Saía lá do mar pro
Riacho do Navio”
[Luiz Gonzaga / Zé Dantas]


Mar de todo lugar

São tantos mares cantados
Que fico aqui deste chão
Pensando no que foi mar
E hoje virou sertão

Outros mares encontrei
Depois deste mar de poesia
E outros muitos haverão
Pois nem todos desbravei

O mar há muito é cantado
Estando bravio ou sereno
Prefiro quando está ameno
Pois navego sossegado

Mar, doce mar, tão salgado
Tempero de minha paixão
Quando sair deste mar
Quero voltar pro SERTÃO