Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Arroz Integral - Por : Gabriel Carvalho

Ele é adorado por vários povos, é a base da alimentação de cerca de metade da população mundial, e talvez o prato mais presente na refeição diária do brasileiro. Quem é ele?

Ajuda se eu disser que é quase inseparável de seu par nutricionalmente perfeito, o feijão?

Estamos falando do arroz. Ele mesmo. Nos últimos anos, a preocupação com a alimentação saudável, por atletas e simpatizantes da qualidade de vida têm levado a atenção a outro tipo de arroz - o integral, conhecido por suas privilegiadas propriedades nutricionais.

O arroz integral mantém suas qualidades nutritivas, energéticas e vitais, pois seu grão está completo, com todas as porções comestíveis que originalmente a natureza lhe forneceu.

Porções relativas ao farelo e germe do arroz estão presentes no arroz integral, o que o torna, além de fonte de carboidrato, como também o é o arroz polido (refinado), uma fonte de proteínas, fibras e gorduras insaturadas essenciais à saúde.

A presença destes e outros compostos é que faz com que tenha a coloração castanha característica.

Além disso, vitaminas, minerais e vários antioxidantes já foram encontrados no arroz integral.

Entre as vitaminas, as do complexo B se destacam, como as vitaminas B1, B2, B3, B6, essenciais para a formação de energia pela célula e na produção de neurotransmissores.

Entre os minerais, o magnésio é o mais importante, além de fósforo e potássio. Magnésio é um mineral que se encontra deficiente em grande parcela de nossa população, e com funções nas mais variadas partes do corpo. Isto inclui a síntese de neurotransmissores, como a serotonina, a contração da musculatura, a formação óssea e a produção de energia, entre centenas de outras!!

Clinicamente, isso coloca o arroz como um alimento extremamente útil para o tratamento da TPM - Tensão pré-menstrual, do cansaço e falta de energia crônicos, da depressão (substituindo a farinha de trigo e seus derivados com muitas vantagens), da ansiedade, da osteoporose, da constipação intestinal (também conhecida como prisão de ventre). Enfim, é um alimento ideal para ser consumido por todos que desejam uma alimentação muito saudável.

A presença de fibras, proteínas, magnésio e algumas vitaminas tornam o arroz integral um alimento especialmente importante para aqueles que buscam o EMAGRCIMENTO. Ele pode auxiliar na saciedade, redução do colesterol, da glicose sangüínea, da ansiedade e da depressão, devido a estes nutrientes que o compõe. Obviamente, isso só será alcançado quando o arroz fizer parte de uma alimentação individualmente equilibrada e rotineira.

Alguns estudiosos indicam a ingestão de arroz nos casos de desarranjo intestinal, inflamação cutânea, falta de resistência imunológica e pelas vítimas de doença celíaca (alérgicas a glúten).

O refinamento convencional ou comum (branco polido) do arroz leva a perda de muitas, senão todas estas propriedades benéficas que ele oferece: vitaminas, minerais e fibras.

Em termos de benefícios à saúde, o arroz integral contém três vezes mais fibras do que o refinado, e também possui cinco vezes mais vitamina E, e, quatro vezes mais magnésio.

Além de tudo isso, uma das principais vantagens do arroz integral é que ele possui um fitoquímico, nutrientes antioxidantes e anti-inflamatório, chamado Orizanol, que está sendo estudado pela sua capacidade de prevenção de doenças.

Outra característica do arroz é que ele é hipoalergênico, ou seja, há pouca chance de desenvolvermos alergia a ele. Diferentemente ocorre com o trigo, base de produtos como massas, pastéis, pães e bolos. O trigo é responsável por muitas alergias alimentares, e seu uso está contínuo tem sido associado com possíveis problemas à saúde.

Economicamente falando, cabe ressaltar que o Brasil, e em especial o Rio Grande do Sul, é um grande produtor mundial de arroz, e consumindo-o estamos ajudando a reforçar a economia de nosso país. Por outro lado, o trigo é em grande parte importado, gerando evasão de divisas do Brasil para o exterior.

Então, vamos comer mais arroz integral?

Cabem agora, algumas dicas de como prepará-lo.

Colocar para ferver 3 xícaras de água para cada xícara de arroz integral.

Ao ferver, adicionar o arroz.

Aguardar retomar a fervura, colocar em fogo baixo, e deixar então a panela semi-tampada.

É só aguardar que a água seque, o que deve levar em torno de 20 minutos.

Está pronto!

Dicas:

- Se você está habituado ao arroz branco, que fica pronto em menos de 10 minutos, faça o seguinte. Inicie o preparo de sua refeição pelo arroz. Mesmo levando 20 minutos, não atrasará em nada a sua hora de comer!

- Tempere seu arroz integral com especiarias! Folhas de alecrim, tomilho, gengibre em pó, pó de cúrcuma (mais conhecido como açafrão), amêndoas, passas de uva, damasco picado. Enfim são infinitas as possibilidades. Vocês não vai mais querer comer outro alimento!!

Nenhum comentário: