Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Rosa Maria Guerrera - Uma poeta , que me apresentou à Poesia - Por Socorro Moreira


Quem sou eu
Nasci em Recife num Natal hoje um pouco distante .Filha de pai italiano e mãe brasileira , trago também no sangue o índio da avó materna . E talvez essa mistura de raças me fez uma mulher com suor híbrido ...romântica , instável , apaixonada , emotiva, sentimental , meio criança , moleca e sonhadora. Deitei muito cedo nas asas da poesia e me deixei embalar até hoje nos acordes harmoniosos de um mundo talvez até utópico ( para alguns ), mas muito concreto para mim. Cursei Jornalismo e Relações Públicas. Fui notíciarista, repórter, produtora, colunista e apresentadora de programas em rádios, tvs e jornais.Hoje exerço assessoria de Imprensa numa Secretaria do Estado. Sou uma mulher simples. Não ambiciono outra coisa senão colaborar para um mundo mais fraterno e mais amor. Amo sem restrições nos ponteiros no relógio do tempo, e deito no papel em forma de crônicas e poemas, experiências, lágrimas, alegrias e paixões armazenadas no meu livro de vida !"

( Rosa Maria Guerrera)


" Nos anos 60, eu passava férias , na casa de Tio Luiz, na Avenida Manoel Borba , em Recife. Rosa era nossa vizinha. Amiga da casa, transitava livremente pelos nossos corredores. Tinha sempre tantas histórias pra contar , que o barato para mim, naqueles dias de férias era escutá-la. Escutá-la cantando e tocando músicas italianas no violão, lendo seus poemas, devorando seus livros e revistas, que ela tinha o maior prazer de emprestá-las.Passaram-se mais de 40 anos. Hoje a reencontrei no virtual, e pretendo resgatar essa amizade.
Não escolhi um dia comum : O dia do Jornalista . Foi com essa profissão que eu conheci minha amiga inesquecível : Rosa Maria Guerrera.
(Socorro Moreira)


Saber Envelhecer

Será que eu envelheci com o passar do tempo? Será que depois das rugas e dos cabelos brancos eu aprendi que amadurecemos realmente através das dores e das lágrimas ? Será que os meus erros vividos serviram fielmente de lições, ou eles foram apenas experiências que eu precisava sentir e vivê-las ?? Muitas vezes me faço esses questionamentos e chego a conclusão que é o próprio contexto do nosso viver que diariamente nos faz ver novas paisagens, traçando até um novo perfil no espelho da realidade., e sem querer vamos sentindo que não temos mais espaço para nos apegarmos a bobagens , briguinhas atôas , rancor exagerado, remoer mentiras escutadas ou as tantas crenças que um dia nos prendemos . É quando eu sinto realmente que envelheci ! Envelhecí com as experiências , mudei através das decepções ,através das lacunas que não procurei preencher, através das mentiras que ouvi ,das traições que sofri .e até dos momentos de paixão ou luxuria que desfrutei . . E esse envelhecimento me deixa feliz. . Feliz porque sinto que esse tempo se constitui numa liberdade que jamais conheci.Feliz também porque vejo melhor no mundo pessoas especiais que merecem minha ternura e o meu amor . Envelheci feliz porque sinto que ainda tenho mãos fortes para construir novos canteiros de esperanças,e mais feliz ainda porque nesse amadurecimento encontro hoje muito mais tempo para me amar e me tornar uma pessoa melhor .. E nessa escola dos anos , das rugas , do tempo e da vida eu não posso nem tenho o direito de mentir afirmando que sou hoje a mesma mulher que fui ontem. Eu envelheci é verdade , mas não me enclausurei em idéias passadas , nem me assusta o novo. .Não estagnei no que conheci ou naquilo que aprendi , mas abro os braços e lido com serenidade as inovações do processo natural da vida . E cada dia que passa reconheço que mesmo não vivendo hoje os verdes anos de ontem, ainda tenho muito a aprender nesse tempo que bem posso chamar de envelhecimento feliz!
.
Rosa Maria Guerrera

3 comentários:

rosa guerrera disse...

SOCORRO , claro que me lembro de você . O tempo não destroi da lembrança os bons momentos .Gostaria que retornassemos aos verdes anos com um maior contato . Deixo aqui o meu msn para você e espero encontra-la breve . Grata por tantas palavras de carinho . bjs Rosa. amizade_30@hotmail.com

rosa guerrera disse...

SOCORRO, esquecí de colocar no primeiro comentário o meu fone e de enviar o meu email para voce . Anote e espero o mais breve noticias tuas. bjs .Rosa

celular : 99734737
email: rosaguerrera@yahoo.com.br

socorro moreira disse...

Foi instântanea a identificação. Fiquei muito feliz. Vou expedir convite eletrônico para que vc possa postar, quando quiser , os seus escritos.
Um abraço apertado, querida !