Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 8 de setembro de 2009

" DIVANI CABRAL, BALUARTE DA CULTURA MUSICAL E ARTÍSTICA DO CARIRI"


O título desta matéria é apenas ilustrativo, uma realidade sem dúvida, mas o conteúdo é uma declaração de gratidão à figura ímpar da Profa. Maestrina DIVANI CABRAL, a quem, juntamente com todos os membros da Família Cabral, o Cariri inteiro e, especialmente o Crato, devem um enorme preito de gratidão por tudo o que realizaram e realizam em prol da cultura, da arte, da educação, da religião e do jornalismo em nossa querida e amada cidade.

Divani é uma pessoa de um dinamismo a toda prova, incansável na busca do que almeja e dos objetivos a que se propõe. Luta a maioria das vezes solitária e sem o devido e o merecido apoio e o pior: sem reconhecimento oficial. Como tudo mais nesse País, a arte, a cultura, assim como a educação são tratados como objetos de 2a classe, pois vale mais um povo sem educação e senso crítico pra dizer amém e achar que tudo vai bem.

A SCAC (Sociedade de Cultura e Arte do Crato) é um monumento extraordinário em termos de capacidade, engenhosidade, cultura e dinamismo da Profa. Divani e colaboradores. Manter uma Instituição desse porte requer recursos financeiros com fluxo garantido para o pagamento e a manutenção da estrutura e dos cursos que lá são oferecidos. Dois Corais. É necessário que os Cratenses espalhados por este Brasil e em posição política ou econômica privilegiada voltem seus olhos para nossa terra e de alguma forma ajudem em iniciativas desse tipo e dessa qualidade. É importante que o Poder Público através de convênios com o Governo Estadual ou Federal, garanta a subsistência dessa obra gigantesca de formação de quadros para a arte musical.

A Profa. Divani tem uma visão holística e para ela qualquer desafio é um sinal de vida, de esperança e de entusiasmo. A sua juventude e contemporaneidade seduz e atrai os jovens, ou quem dela se acerca, distribuindo vitalidade, força e esperança.

Quando imaginamos o REENCONTRO DO MADRIGAL para comemorarmos os 49 anos e prestar uma homenagem a D. Bernadete e ao Monsenhor, fui ao encontro de Divani. Após expor nosso intento, ela abrindo aquele sorriso que lhe é peculiar, prontamente se colocou à nossa disposição. Seu apoio e trabalho foram decisivamente a razão do sucesso do evento. Seja nos ensaios, como na preparação das vozes.

Refez, com a ajuda de Rosineide e Maria Luiza, trabalhando até 2h da manhã as pastas com as letras das músicas. Seguiu nos incentivando, apoiando carinhosamente, nos recebendo para um café com deliciosas tortas, orando por nós. Enfim, comandou toda a preparação de palco e, na noite do recital, nos deu força com seu entusiasmo e sua bondade de coração.

Divani, se você por acaso não existisse nós do Madrigal a inventaríamos. Nossa homenagem e nossa eterna gratidão por todo seu esforço e dedicação espontânea ao nosso evento em homenagem a D. Bernadete, ao Monsenhor Monenegro, ao nosso Colégio Diocesano e à Cidade do Crato.

Nos reencontraremos para o CINQUENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO. Que Deus te cubra de infinitas Graças e o Crato lhe renda a homenagem merecida aos grandes Mestres dessa terra amada.
Por Nilo Sergio

3 comentários:

socorro moreira disse...

A Cultura Artística do Crato,deve tributos à maestrina Divani Cabral !

Edilma disse...

Divane Cabral,

Este nome resume os momentos mais bonitos da minha adolescência vividos no seio de uma escola cheia de glórias...
As mais perfeitas reproduções artisticas...
Uma noite em Portugal, dancei por ela...
Uma noite na Espanha, dancei por ela...
E dançarei para sempre no baile das memorias...
Justa homenagem !
Obrigada professora Divane !

Unknown disse...

divani uma grande mulher que tem uma linda história de vida. na minha adolescençia participei de um projeto seu a arte sobe ao morro. que era o coral. era tão bom se esse projeto acontecesse de novo. parabens pelo trabalho que você desenvolve na cidade do crato.