Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Carlos Galhardo - por Norma Hauer


25 DE JULHO DE 1985
Já se passaram 25 anos, daquela data em que ele partiu. E quem é ele?

Seu nome Catelo Carlos Guagliardi, mas foi como CARLOS GALHARDO que ele marcou a música de nossa terra, aquela música bonita, poética, romântica, que regeu sua vida e a de todos que o acompanharam desde que ele apareceu no rádio e nos discos, na fase áurea dos anos 30, 40, 50...

Uma valsa de nome “Destino”, que ele cantou quando pela primeira vez se apresentou em uma emissora (no caso a antiga Rádio Educadora do Brasil) marcou seu destino como o cantor de mais bonita voz de todos os tempos . E nosso destino foi embelezado por aquela voz, quando descobrimos que ele sonhara uns “Sonhos Azuis” e nos trouxera para o “mundo das valsas e canções”, que ele cruzara através de uma “Cortina de Veludo”.

CARLOS GALHARDO foi um cantor eclético. De sua primeira gravação em 78 rotações (um frevo) às valsas que acentuaram sua carreira, cantou todos os ritmos, embelezando-os com sua magistral interpretação.

No final de 1937 ele encontrou seu verdadeiro rumo, quando ingressou na Rádio Mayrink Veiga, então em pleno apogeu. Passou a ser o principal cantor daquela emissora, que com ele subiu ainda mais em nosso conceito Era impossível falar em Rádio Mayrink Veiga, sem lembrar que ali se encontrava alguém que só momentos bons nos trazia mesmo que estivéssemos vivendo horas amargas.
Amargas? Impossível!... com a doçura de sua voz.
Antes de ingressar na Mayrink já era dono de uma bagagem musical riquíssima. Já cantara uma “Lenda Árabe”; já “viajara” pelos “Mares da China” e pelos “bosques de Viena”; já conhecera uma “Madame Pompadour” e uma “Italiana”; já brilhara no carnaval com “O Palhaço o que é?; já navegara com uma “Vela Branca Sobre o Mar” até já “dançara” uma rumba com uma “Crioula”.
Mas foi na Mayrink que ele lançou sucessos que ainda hoje, 25 anos após sua partida, são relembrados, como a valsa internacional “Fascinação”, com sua primeira letra brasileira.
25 jul (17 horas atrás)
Norma
25 DE JULHO DE 1985 -2-
Até uma valsa Carlos Galhardo lançou em pleno carnaval: “Nós Queremos uma Valsa”; somente ele , ao lado de Nássara e Frazão, ousaria cantar uma valsa em pleno carnaval e, o mais importante, conseguir sucesso com ela.

No mesmo ano de “Nós Queremos uma Valsa” Galhardo obteve outro sucesso carnavalesco, ainda hoje fazendo parte dos blocos de rua que estão renascendo: “Alá´-lá´-ô”.

Na dá para falar sobre CARLOS GALHARDO sem colocar algo pessoal , afinal, além de conhecer quase todo seu repertório de cerca de 800 músicas, tive o prazer de fazer parte de seu círculo de amizade.

A data de 25 de julho é uma daquelas que gostaríamos que não tivesse existido. Gostaríamos que neste 25 de julho de 2010, ele aqui ainda se encontrasse para batermos um bom papo como o fizemos inúmeras vezes.
A CARLOS GALHARDO, minha grande e eterna SAUDADE com meu preito de gratidão por tudo de bom que você trouxe a minha vida.

“Estrela que correu no céu em busca de outros mundos
A tua luz se expandiu, perdeu-se na imensidão.
Deixaste entre nós dois abismos tão profundos
Ficaste como eu em plena escuridão;
Pensavas que a tua luz era só tua,
Mas um pouco de mim mesmo nela existia,
De meu carinho, de meu amor, fantasia...”

Estrela que correu no céu, tua luz vive ainda
Cintila no meu coração numa SAUDADE infinda.
Não vês, que tudo escureceu?...
Estrela que correu no céu em busca de outros mundos.”

Norma

Nenhum comentário: