Ele era francês, filho de italianos, mas se dedicou à música brasileira, tendo vindo para aqui, com sua família, quando tinha apenas 6 anos.
Seu nome ALBÊNZIO PERRONE, nascido em 1º de setembro de 1900 em Marselha, sul da França, onde também nasceu a Marselhesa, hino oficial daquele país.
Há pesquisadores que afirmam que ele era de novembro e não de setembro. Isso muitas vezes é comum, ainda mais não tendo nascido no Brasil, mas eu sempre soube que ele era de setembro.
É um dos artistas que nasceram em outros países, mas ficaram conhecidos como cantores e compositores brasileiros, como Carmen Miranda, Georges Moran, Adelino Moreira, Albertinho Fortuna e...Carlos Galhardo.
Albênzio começou sua carreira de cantor e locutor na Rádio Clube do Brasil, em 1927, passando no ano seguinte para a Educadora.
Em 1929 gravou seu primeiro disco:"Paraguaíta"(um tango brasileiro, de Marcelo Tupinambá e "Pecado", de Joubert de Carvalho)
As músicas que mais marcaram sua presença em nosso meio artístico foram "A Vigília da Lâmpada", de Gastão Lamounier e Mário Castelar e "Se Esses Olhos Falassem", de Lamounier e Mário Róssi, os mesmos autores de "...E o Destino Desfolhou", música que ele só gravou em seu único LP, no início dos anos 70.
Sobre essa valsa, ele contou que Gastão Lamounier havia prometido que ele a gravaria...entretanto, deu-a para Carlos Galhardo fazê-lo,o que o deixou aborrecido.
Quem conseguiu que ele fizesse um único LP foi o radialista Raul Maramaldo, que foi buscá-lo no interior de Minas, para onde ele havia se mudado, abandonando tudo.
Nesse LP ele gravou a "Valsa do Meu Amor", que tem uma parte declamada exatamente por Raul Maramaldo.
ALBÊNZIO PERRONE faleceu aqui no Rio, no dia 7 de julho de 1974. aos 73 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário