Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

JANELAS DO MUNDO - Cesar Augusto


1513 - Sailing from Puerto Rico, Spanish
claim Florida.
1565 - Spanish found St. Augustine and destroy
French at Fort Caroline and Matanzas inlet.
1672 - Ground is broken on October 2 for
Castillo de San Marcos.
1695 - Castillo de San Marcos (curtain walls, bastions,
living quarters, moat, ravelin and sea wall)
is finished in August.
1702 - War of the Spanish Succession pits
Spain and France against Austria, Great Britain
and others. Costal Georgian missions are
destroyed by Carolineans en route to
St. Augustine. Carolineans occupy and burn
St. Augustine but the Castillo successfully
resist their siege.
1738 - Spanish governor at St. Augustine
grants freedom to runway British slaves.
Blacks families settle at new town
called Fort Mose.
1740 - St. Augustine successfully endure
siege by British, Georgian and
South Carolinean forces.
Spanish attack and defeat British
Highland troops camped at
Fort Mose.
1741 - 42 Fort Matanzas is built to block
southern approach to
St. Augustine.
1756 - 62 Fort Mose rebuilt in masonry. Earth
works at Mose extended to complete
northern-most defense.
1763 - Peace of Paris gives Florida to
Great Britain in exchange for
La Habana.
1783 - Peace of Paris recognizes independence
of the United States and returns
Florida to Spain.
1821 - Spain cedes Florida to
the United States.
1825 - Castillo de San Marcos renamed

Fort Marion.
1924 - Fort Marion and Fort Matanzas are
proclaimed national monuments.

O Patético e o Peripatético

Rui Pincel chegou esbaforido na Siqueira Campos e acercou-se do banco de praça ,onde já se digladiavam inúmeras opiniões sobre assuntos que se estendiam do plantio do catolé até a chegada do astronauta brasileiro na estação espacial.Todo mundo entendia de tudo naquele universo esdrúxulo e peripatético. O consenso , a unanimidade faziam-se artigos raros e inalcançáveis por aquelas bandas. Os ânimos muitas vezes acirravam-se , máxime quando se tocavam em pontos sensíveis como política, futebol e religião.O furdunço , a encrenca – havia um tácito acordo sobre isto—não extrapolavam, no entanto, o sagrado espaço da praça. Inimizade duradoura, ressentimentos perpétuos sempre se tinham como coisa de iniciantes, de aprendizes, até porque acabavam por prejudicar o fluxo de discussão normal do dia a dia . Rodinha de potoca, conversa de banco sabia-se totalmente incompatível com caras trombudas, com espíritos armados e esgrima de indiretas. Pincel, já meio truviscado, aproximou-se com calma daquele tribunal ao ar livre e pôs-se a observar atentamente as opiniões diversas e díspares . Não meteu a sua colher de pau no sarapatel servido em nenhum momento e, para os amigos mais antigos e próximos , aquilo era sinal inequívoco de que trazia consigo uma tese filosófica das mais elaboradas para defender na praça. Aguardou, com paciência, o arrefecimento das questões mais polêmicas e , só então, passou a explanar suas elucubrações com o ar sério e contrito de quem apresenta trabalho em banca de doutorado.
Lembram vocês da renhida luta das feministas pela igualdade dos gêneros? Pois bem, amigos, como vocês bem sabem toda solução de um problema cria invariavelmente pelo menos mais três. Houve um tempo em que homem ser sustentado por mulher era coisa inaceitável. Terminava por perder a identidade e não ser mais conhecido pelo nome, mas por : “Joca da Professora”, “Julim da Juíza”, “Tetéu da Doutora”.Pois o avanço feminino resolveu esta pendência para o nosso lado, afirma Pincel, como os direitos são iguais, já não existe nenhum problema em marido viver às custas da mulher. Depois do Gianechinni ,então, a coisa pegou, criou jurisprudência, qualquer “drome sujo” hoje canta de galo : -- Quem quer ter galã em casa tem que pagar por isso ! Os mais tímidos , então, forjaram inclusive um álibi para levar todos os dias no bem-bom, na sombra e água fresca : --Por enquanto não estou trabalhando não, não existe emprego com salário justo para mim, resolvi estudar para concurso! Pronto! Aí não há necessidade de qualquer explicação mais detalhada, o malaca entrou numa categoria de elite e cada vez com maior contingente, o famoso “estudante pra concurso”. Criou-se o álibi perfeito, pois concurso tem todo tempo, com concorrência sempre expressiva , não se tornando nenhum desdouro levar pau. É só iniciar , imediatamente, os estudos para uma outra prova.Enquanto isto, a patroa vai pagando as continhas de final de mês.
A platéia abancada ouvia a tese de Pincel sem piscar, sem nenhum aparte, sem nenhuma questão de ordem. A partir daquele momento nosso narrador passou à parábola: -- Vocês lembram de Zacarias de Sofia ? Casou com a professora que hoje figura no seu sobrenome e até hoje nunca deu um prego numa barra de sabão.Acorda no meio dia,toma uma cachaça danada e quenga até o dia 25 de cada mês. A partir daí, vira um santo até o dia 5, quando compra uma cervejinha, bota um disco de Roberto Carlos, veste a melhor roupa e espera a amaríssima Sofia que vem do BEC com o dinheiro do salário. Dançam rostinho colado os “Detalhes tão pequenos de nós dois” e até acabar o dinheiro fazem o mais feliz casal da cidade. Pois bem, não é que a turma deu pra encher o saco de Zacarias dizendo que ele era um parasito, não fazia porra nenhuma e morreria de fome se não fosse a mulher! Aí ele pegou ar na bomba, como Mercedes velho, cansado de ouvir os colegas dizerem que sua profissão era de “marido”, Zacarias usou o álibi universal do preguiçoso. Passou a informar para todo mundo que estava estudando para concurso. Já ia levando uns cinco anos nesta atividade estafante, quando finalmente resolveu se inscrever para o concurso de bombeiro. Todos os colegas se admiraram com a brusca coragem de Zacarias. O trabalho todos imaginavam ser de uma dureza tremenda: toque de recolher e despertar, treinamento militar para socorrer acidentados, apagar fogo na floresta e salvar velhinhas no meio das labaredas.
Dias depois os amigos foram surpreendidos com uma notícia terrível: Zacarias tentara suicídio e estava interno em estado crítico. D. Sofia não soube explicar o gesto tresloucado do marido. Após a alta da UTI, os colegas se acercaram de Zacarias ,com a consciência pesada de tê-lo pressionado a estudar e praticamente exigirem dele passar no teste. Isto, certamente, poderia ter levado o estudante ao desespero, na busca desesperada por uma profissão.Penalizados , junto do leito, desculparam-se:
--- Olha, Zacarias, nos perdoe, concurso é difícil mesmo, a concorrência é enorme e não é nenhum desdouro a pessoa não passar. Você vai ter oportunidade de fazer muitos outros e logo, logo vai ser contemplado... Tire estas besteiras da cabeça,descanse, tudo vai dar certinho...
Segundo Pincel, Zacarias soprou por entre as gazes que cobriam seu rosto quase que por inteiro:
---- O problema não é esse não rapaz , vejam que azar do fio de uma égua, pois não é que eu passei no diabo do concurso de bombeiro...

J. Flávio Vieira

O amor

O amor, ainda que oculto,
Nas esferas interiores da alma
Ruge, aos brados em lutas com o Cérbero
Nas portas do teu coração
Ainda que o silêncio do lábio estanque
Os olhos gemem de desejo,
E a lágrima cai em vôos fantasmagóricos.
O amor, o raro e verdadeiro
Não está para os fracos, quem temem
Em abrir as portas de seu coração.

ALMIRANTE por Norma Hauer


INCRÍVEL! FANTÁSTICO!! EXTRAORDINÁRIO!!!
Ele foi uma pessoa INCRIVEL, Seus trabalhos foram FANTÁSTICOS e tudo que fez foi EXTRAORDINÁRIO.

Nasceu há 101 anos no dia 19 de fevereiro, recebendo o nome de Henrique Foreis Domingues. Com esse nome, só os mais íntimos o conheceram, mas como ALMIRANTE ficou conhecido,através do rádio,em todo o território nacional.

E por que ALMIRTANTE? Por ele ter feito o serviço militar na Reserva Naval e seus colegas fazerem uma brincadeira com ele por causa de sua altura (1,81m) foi apelidado de Almirante.

Foi um dos radialistas e produtores radiofônicos que mais tempo atuou no rádio, tendo suas atividades começado no final da década de 20. Nos anos 30 e 40 manteve-se firme, cada vez com mais audiência e somente uma doença grave o afastou da Rádio Tupi, em janeiro de 1958. Nessa data teve um derrame seriíssimo, que o manteve afastado de qualquer atividade física e intelectual durante todo o resto da década de 50,precisando reaprender a falar, tal foi sua falta de nexo e de memória.

Entre os anos de 1963 e 1971 manteve duas colunas semanais de nome “Incrível! Fantástico! Extraordinário” e “Cantinho das Canções” e uma semanal intitulada “Pingos do Folclore”no jornal “O Dia”.

Suas atividades artísticas começaram com a criação de um conjunto de nome “Flor do Tempo”, logo transformado em “Bando de Tangarás”, do qual fizeram parte Braguinha (como João de Barro),Alvinho,Henrique Brito e Noel Rosa. O nome foi sugerido porque -explicou Braguinha- tangará é um pássaro que canta em grupo com outros 5 tangarás. Esse grupo foi inspirado no “Turunas da Mauricéia”, que havia vindo do nordeste em 1927, tendo à frente o cantor Augusto Calheiros. O “Bando de Tangarás” começou apresentando-se em circos e teatros mambembes cantando emboladas e outros ritmos nordestinos.
No final de 1929, as gravadoras estavam interessadas em novos compositores e cantores, daí o grupo entrar no campo das gravações.

Suas primeiras gravações foram "Mulher Exigente” e “Conseqüências do Amor”.
Desfez-se o grupo no final dos anos 20 e Almirante, assim como os demais componentes passaram a atuar sozinhos. Foi quando Almirante gravou um samba que teve muito sucesso, de nome “Na Pavuna”, sendo o primeiro a usar percussão em uma gravação popular.

Convidado por Ademar Casé, Almirante foi um dos primeiros a compor programas elaborados, que tiveram como precursores Renato Murce (na Rádio Clube) e Valdo Abreu (na Mayrink Veiga).

Mas os de Almirante eram de um nível superior porque ele ia “fundo” em suas pesquisas e, ao longo de sua carreira, criou mais de uma dezena deles e compôs um arquivo que, doado ao Governo do antigo Estado da Guanabara, transformou-se no Museu da Imagem e do Som, no qual ele foi um dos primeiros diretores.

Depois do “Programa Casé”, Almirante passou a fazer parte do elenco da Rádio Nacional, tranferiu-se para a Tupi, voltou à Nacional e terminou suas atividades radiofônicas na Rádio Tupi ,em 1958.

Foi nesta Rádio que criou seus mais interessantes programas, como é exemplo o “Tribunal de Melodias”, um dos muitos que teve a participação dos ouvintes.

Ao longo de sua carreira criou os seguintes programas:
“Incrível! Fantástico! Extraordinário!”; “Onde Está o Poeta ?”;”Carnaval Antigo”; “O Pessoal da Velha Guarda”;”Coisas do Arco da Velha”;”Instantâneos Sonoros”;”Anedotário dos Professores;”História das Danças”;”Aquarelas do Brasil”:”Caixa de Perguntas”;”Orquestras de Gaita” e “Dicionário de Gírias”, que pretendia publicar, mas não o fez.

Hoje, referendamos sua memória, pelo grande vulto que deixou grandes marcas em nossa música e nosso rádio.

Essa é nossa SAUDADE.

Norma Hauer

Vicente Paiva por Norma Hauer



Era época de carnaval quando um de seus grandes compositores faleceu no dia 18 de fevereiro de 1964, sem completar 56 anos. Seu nome VICENTE PAIVA. Nascera em São Paulo no dia 18 de abril de 1908.

Quem não chora, não mama
Segura meu bem a chupeta.
Lugar quente é na cama
Ou então no Bola Preta"...

Quem não conhece o mais famoso e antigo cordão carnavalesco do Rio? Pois seu estribilho foi composto por Vicente Paiva.

E quem foi Vicente Paiva?

Foi pianista, trabalhoui no Cassino da Urca entre 1934 e 1945, deixando-o nesse ano para passar a compor para o teartro de revista, com Walter Pinto à frente, até 1962.
Nesses peíodos não deixou de compor também para o carnaval, sendo co-autor de um dos maiores sucessos do antigo "tríduo de Momo":

"Mamãe eu quero,
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar.
Dá a chupeta,
Dá a chupeta.
Dá a chupeta
P'ro bebê não chorar".

Quando Carmen Miranda, após sua primeira temporada nos Estados Uinidos, esteve aqui no Rio, Vicente Paiva compôs para ela gravar os sambas:"Voltei p'ro Morro"; "Ela diz que Tem;" e "Disseram que Voltei Americanizada", este em parceria com Luiz Peixoto. Isso porque o povo não a recebeu bem dizendo-a "americanizada".

Heleninha Costa gravou outro grande samba de Vicente Paiva:" Exaltação à Bahia".

Duas grandes composições abrilhantaram, como poucas, a voz de Dalva de Oliveira:"Ave Maria" e "Olhos Verdes". Nestas músicas, Dalva mostrou toda a grandeza de sua voz.

Conhecido além fronteiras, foi convidado, em 1961, a tomar parte no Festival de Berlim.
Regressando ao Brasil, faleceu em 1964.
Norma

Benedito Lacerda e Pixinguinha por Norma Hauer

ELES PARTIRAM QUASE NA MESMA DATA
Os anos foram diferentes, mas dois músicos que gravaram juntos, se apresentavam juntos, fizeram arranjos juntos, partiram quase na mesma data, embora em anos diferentes : BENEDITO LACERDA e PIXINGUINHA.

Benedito Lacerda faleceu em 16 de fevereiro de 1958 aos 55 anos e Pixinguinha no dia 17 de fevereiro de 1973, em pleno carnaval, aos 75 anos. Ambos, além de músicos, foram compositores de renome.

De Pixinguinha, citando “Carinhoso” já se tem uma demonstração de seu talento; “Rosa”, então nem se fala: é uma das mais bonitas canções de nosso cancioneiro. Além, disso, tivemos “Lamento”, “Naquele Tempo”; Mais Três Dias”; “Volta para Casa”..., estes gravados com o conjunto que ele formou com Benedito Lacerda, ele no saxofone e Benedito na flauta.
Suas primeiras gravações, em 1918, foram “Rosa” e “Sofres, Porque Queres” .
Com o nome de “Oito Batutas” formou um grupo que se apresentou na Europa logo depois da 1ª guerra, sendo o primeiro grupo de brasileiros a visitar aquele continente. Ali, dentre outros “choros” ( sua especialidade) lançou “Carinhoso”.

Em 1938 a atriz Heloisa Helena solicitou a Pixinguinha que fizesse uma letra para “Carinhoso”, a fim de ela a apresentar em um espetáculo de nome “Joujoux e Balangandãs” no Theatro Municipal. Por não ser letrista, Pixinguinha chamou Braguinha (que ainda se apresentava como “João de Barro” (nome que adotou quando fez parte do “Bando de Tangarás”) para compor a letra de “Carinhoso”.
Orlando Silva, o primeiro a gravar “Carinhoso” contava uma história diferente. Afirmava que foi a pedido dele que Braguinha, autorizado por Pixinguinha, compôs a letra de “Carinhoso”.
A verdade, jamais se saberá.
Quanto a “Rosa” o caso é diferente. Orlando queria gravá-la, mas não tinha letra. Pixinguinha solicitou a um amigo de nome Octavio de Souza, que trabalhava nas oficinas da Central, no Engenho de Dentro (onde hoje é o Engenhão) que fizesse uma letra para “Rosa” e este compôs uma das mais belas letras de nossa música popular. Como não se tratava de um nome conhecido, Pixinguinha não o fez constar da primeira gravação de “Rosa”. Durante anos, desconhecia-se o autor da letra de “Rosa”. Foi Paulo Tapajós, grande pesquisador de nossa música, que o “descobriu”, “apertando” Pixinguinha quando este prestou depoimento no Museu da Imagem e do Som. Pixinguinha disse que Octavio de Souza já havia falecido e não deixara herdeiros.

BENEDITO LACERDA, ao lado de Aldo Cabral, compôs a música da quarta-feira de cinzas: “Carnaval da Minha Vida”.

“Quarta-feira de cinzas amanhece,
Na cidade há um silêncio que parece
Que o próprio mundo se despovoou...
Um toque de clarim, além distante
Vai levando consigo agonizante
O som do carnaval que já passou...”

Gravada por Francisco Alves, que também gravou, de Benedito Lacerda e David Nasser, a marchinha “Confete”, sucesso do carnaval de 1952, último na vida do cantor.

“Confete, pedacinho colorido de saudade
Ai, ai, ai, ai...
Ao te ver na fantasia que usei,
Confete,confesso que chorei...”

Com Jorge Faraj, Benedito Lacerda compôs “É Quase a Felicidade” e “... E a Saudade Ficou”, gravadas por Carlos Galhardo em sua passagem pela gravadora “Odeon”.

Muito ainda se poderia falar sobre esses dois vultos de nossa música, mas este resumo dá uma idéia do talento de ambos.
Norma
Telhados & Varandas
- Claude Bloc -
.
Sol luzente
rede amiga
e um céu de pleno azul
.
Da varanda, mil recortes
de um telhado
indagador
.
Recortes que nada dizem
mas que tanto falam
num instante
.
Quando a luz brinca nas telhas
dorme nas serras, mais além

E os recortes descortinam
a luz que sonha
na varanda dos meus olhos.

Claude Bloc

Vancouver - Franco-cearense Brilha nas Olimpíadas de Inverno


Franco-cearense usa ginga na patinação e agradece brasileiros19 de fevereiro de 2010 • 03h40 • atualizado às 06h41
Comentários

Florent Amodio agradece apoio brasileiroFoto: AFP
Mariana Lanza
Direto de Vancouver


O brasileiro naturalizado francês Florent Amodio agradeceu o apoio da torcida no país onde nasceu e admitiu que usou o pouco que conhece da cultura verde e amarela para mostrar seu potencial na patinação artística dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010. O atleta levantou o público com sua bela apresentação e conquistou o 12º lugar na cidade canadense, com a nota 210.30.


"É uma mistura do gingado francês, americano e brasileiro. Eu gosto de pop, às vezes danço sozinho no meu quarto. Gosto do show. É muito importante para mim fazer um show para as pessoas. Acho isso louco (torcida brasileira). Obrigado por me apoiarem. Espero que tenham gostado da minha performance. Eu amo o Brasil. Muito obrigado", afirmou Amodio, em entrevista ao Terra.


Amodio nasceu em Sobral, no Ceará, em maio de 1990, e foi adotado ainda criança. Ele começou a patinar aos 4 anos, mas, com 12 anos, adoeceu e precisou interromper a carreira, voltando às provas em 2004. No ano seguinte, o patinador representou pela primeira vez a França em um torneio internacional. Amodio conseguiu a classificação para os Jogos de Vancouver graças ao título do French Masters na temporada 2009/2010.


O patinador afirmou ainda que conhece a música brasileira, principalmente o samba e o forró, música típica de sua terra natal. "Não posso viver sem música", afirmou Amodio, que fala muito pouco o idioma português. Ele conhece apenas três palavras: "bom dia", "tudo bem" e "português".


"Fiz meu trabalho. Tive pequenos erros na minha apresentação, mas foi um grande prazer me apresentar no Canadá", completou Amodio.

http://esportes.terra.com.br/vancouver2010/noticias/0,,OI4273549-EI14373,00-Francocearense+usa+ginga+na+patinacao+e+agradece+brasileiros.html

Versos Madrugados- Socorro Moreira


Abro aquela janela tantas vezes

E as laranjas olham pra mim agradecidas ...

Não as desejo !
.

Olho a minha calçada

Imóvel e receptiva

Descansa ,

no silêncio da madrugada.
.

Acordo de sonhos do passado

" ...and i love her..."

- Teus olhos azul-piscina

E a gente dançava Elvis !
.

Faço do-in nas minhas pernas

Sinto as fisgadas do tempo

Sinto a falta das lágrimas

Minha dor é seca,

cheia de calos.
.
.
Espero o amanhecer

aqui por esses lados

Preciso da rotina,

que me escapa ...

Mais uma vez acendo,

apago a luz ...

E viajo nas minhas serenatas.

Bolo de Frutas


Como Preparar Bolo com Frutas:
Umedeça 1 círculo de pão-de-ló com a calda .

Em seguida, espalhe bem o chantilly .

Distribua as frutas picadas e faça outra camada de chantilly .
Cubra com outro círculo de pão-de-ló e repita o procedimento do passo acima .

Coloque o círculo restante por cima.

Cubra o bolo na superfície e nas laterais com o merengue italiano, alisando bem .

Em seguida, coloque o merengue num saco de confeitar com o bico que preferir e decore em volta da superfície, deixando o centro para as frutas .

Queime o merengue com o maçarico.

Decore o centro do bolo com frutas de sua preferência.

Por cima, coloque os copinhos de chocolate e recheie com chantilly e com frutas.

Por último, coloque as placas de chocolate nas laterais.

Massa de Pão-de-ló Bata na batedeira 6 ovos com 180 g de açúcar até dobrar de volume, isto é, até que a massa fique bem clara.
Transfira a massa para um bowl, e vá acrescentando 240 g de farinha de trigo, 60 g de leite com 7 g de óleo, alternadamente, em 3 vezes.

Não manu¬seie muito a massa senão a farinha irá desenvolver o glúten, resultando numa massa "solada".

Despeje a massa numa forma retangular de 30 cm x 40 cm, forrada com papel-manteiga.

Alise bem e leve ao forno prea¬quecido a 200ºC por cerca de 12 minutos.

Retire do forno, deixe esfriar e, somente depois retire o papel-manteiga.

Corte o pão-de-ló no formato de¬sejado: circular, retangular.
Calda Numa panela, ferva 300 g de água com 100 g de açúcar.
Deixe esfriar, antes de usar.

Plaquinhas de chocolate Derreta chocolate meio amargo em banho-maria.

Em seguida, tempere o chocolate.

Sobre uma folha de papel-manteiga, faça riscos irregulares com o chocolate, como se fosse uma "rede" e deixe endurecer.

Torta de Ricota Light





500 gr de ricota
2 ovos
3 colheres (sopa) de adoçante em pó
quanto baste de raspas de limão
1 copo de leite desnatado
quanto baste de margarina para untar



Bata todos os ingredientes no liqüidificador e em seguida despeje sobre um recipiente untado com a margarina light.
Leve ao microondas por 10 minutos.
Espere esfriar,coloque na geladeira.Depois de gelado é só servir.


Refeições práticas e leves na hora do jantar economizam calorias


Depois de um dia logo, chegar em casa exausta e ainda tem que pilotar o fogão para preparar o jantar às vezes pode ser um sacrifício. E haja imaginação para preparar algo saudável e que não engorde, certo? Então conte com as opções elaboradas pela consultoria nutricional Patrícia Bertolucci, de São Paulo, para satisfazer o apetite sem prejudicar o sono ou arrastar o ponteiro da balança para cima. E com direito à sobremesa!

Sopa de abóbora e mussarela (200 kcal)+ Uma maçã assada com canela (75 kcal)
150 g de abóbora cozida em 150 ml de leite desnatado, sal, cebola ralada, alho e folha de louro. Depois de cozida, retirar a folha de louro e bater no liquidificador. Coloque 25 g de mussarela light ralada na hora de servir.

Essa sopa pode ser considerada uma refeição completa. Leva carboidrato (da abóbora), proteína (do leite e da mussarela) e algumas vitaminas, como o betacaroteno. "Também pode ser considerada uma boa fonte de cálcio devido à presença de leite e queijo", explica Patrícia Bertolucci. Apesar de a abóbora conter carboidrato, ela não é muito calórica, 150 gramas tem aproximadamente 60 kcal.

Sanduíche de salmão (260 kcal) + Uma fatia grande de melão (40 kcal)
Duas fatias de pão integral light, 50 g de salmão defumado, uma colher (sopa) de cream cheese light e folhas de rúcula. O pão integral é rico em fibras e carboidrato. Já o salmão e o cream cheese são boas fontes de proteínas. "Esse peixe é rico em gorduras insaturadas como o ômega-3, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares", diz a nutricionista de São Paulo.

Salada super-mix (150 kcal) + sorvete crocante (140 kcal)
Para a salada, use: alface, radicchio, agrião, tomate cereja, baby carrots e quatro rolinhos de kani kana. Tempere com sal, limão e uma colher (sobremesa) de azeite. Para a sobremesa: Duas bolas pequenas de sorvete de creme light (100 g) e uma colher (sopa) de granola

Fique atenta para a cor da sua salada. Quanto mais colorida ela for, tanto mais nutrientes diferentes ela irá carregar. A cenoura e o tomate também são ricos em antioxidantes, os carotenóides. O tomate possui o licopeno, que auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer. Como a salada é pobre em carboidrato e em proteína, esses nutrientes serão complementados com a sobremesa. O sorvete contém uma boa quantidade de proteína. Já a granola é rica em carboidrato, além de conter fibras importantes para o funcionamento intestinal. Mas calma lá. O sorvete deve ser consumido com moderação por apresenta gordura em sua composição.

Omelete e arroz (235 kcal) + Taça de morango (80 kcal)
Leva um ovo, três claras, uma xícara (chá) de espinafre picado, sal e pimenta a gosto e azeite para untar a frigideira. Sirva acompanhado de duas colheres (sopa) de arroz sete cereais (75 kcal). Para a sobremesa: 10 morangos cortados ao meio, uma colher (sopa) de iogurte natural desnatado e uma colher (chá) de mel.

Os ovos são uma boa fonte de proteínas, além disso, a gema possui os antioxidantes zeaxantina e luteína que estão relacionados com a prevenção da degeneração macular, uma das causas de cegueira na velhice. "O espinafre é rico em betacaroteno, folato, vitamina C,e potássio e é uma boa fonte de proteína vegetal, mas para melhor aproveitamento deve ser consumida com algum grão, como o arroz ", recomenda Patrícia. O tipo sete cereais é uma boa fonte de fibras e vitaminas do complexo B.

Lasanha de abobrinha (200 kcal) + Delícia de pêra (100 kcal)
Leva uma abobrinha, molho feito com um tomate, azeite, alho e sal e 30 g de mussarela light. Para a sobremesa: use meia pêra cozida e recheie com 10 gramas de castanha do Pará moída.

A abobrinha é uma boa fonte de betacaroteno, quando consumida com a casca, e de vitamina C e folato. A mussarela é lotada de proteínas e cálcio. Já a castanha pode ser considerada uma fonte de proteína vegetal e é rica em selênio, um potente antioxidante, que combate o envelhecimento celular.
Minha Vida
saúde, alimentação e bem-estar

JANELAS DO MUNDO - Cesar Augusto

O QUE CADA UM POSSUI

Um rico resolve presentear um pobre por seu
aniversário e ironicamente manda preparar
uma bandeja cheia de lixo e sujeiras.


Na presença de todos, manda entregar o presente,
que é recebido com alegria pelo aniversariante.

O aniversariante gentilmente agradece e
pede que lhe aguarde um instante, pois
gostaria de retribuir a gentileza.

Joga fora o lixo, lava a bandeja, enche-a de flores,
e devolve-a com um cartão onde diz:
"Cada um dá o que possui"

Assim, não se entristeça com a "ignorância" das
pessoas, não perca sua serenidade, a raiva faz
mal a saúde, o rancor estraga o fígado e a
mágoa envenena o coração.


Domine suas reações emotivas. Seja dono
de si mesmo. Não jogue lenha no fogo
do seu aborrecimento


Não perca nunca a sua calma, pense
antes de falar e não ceda a sua
impulsividade


"Guardar ressentimentos é como tomar veneno
e esperar que a outra pessoa morra"



William Shakespeare