Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 6 de março de 2011

Galo da Madrugada

"E o Galo da Madrugada
Já está na rua
Saudando o Carnaval."












































Fotos: Samuk




Pensamento para o Dia 05/03/2011


“Há três estágios de Sadhana (prática espiritual). Eles são contemplação, concentração e meditação. Quando você fixa o olhar em uma forma, isso é concentração. Quando essa forma se afasta fisicamente e, depois de algum tempo, você ainda olha para tal forma com seu olho mental, isso é contemplação. Como resultado desse exercício, essa forma fica gravada em seu coração para sempre. Isso é meditação. Se você continuar meditando assim, a forma permanece em seu coração permanentemente. Você não deve limitar suas práticas espirituais apenas à concentração e contemplação. Embora seja verdade que esses representam os primeiros passos em suas práticas espirituais, você deve progredir. Você deve transformar concentração em contemplação e, posteriormente, em meditação. Quando você fizer essa transformação, você continuará a visualizar a forma de Deus a todo o momento. Os antigos Rishis (videntes) adotaram essa forma de meditação. É por isso que Deus se manifestava diante deles sempre que quisessem, conversava com eles e atendia seus desejos.”
Sathya Sai Baba

MUSAS DO CARNAVAL




MARACATU NO CARNAVAL DO CEARÁ - Por Edilma Rocha


Dança dramática de origem Africana, presente no Carnaval cearense com a representação dos negros e escravos em marcha lenta sob batuque compassado formando um cortejo. Composto por uma baliza, porta-estandarte, índios brasileiros, nativos africanos negras baianas, negra calunga, negra do incenso, balaeiro, casal de pretos velhos, pajens, tiradores de loa e batuqueiros, fazendo reverências a uma rainha negra e sua corte real. Para a representação, o uso de uma mistura com fuligem, talco, óleo infantil, vaselina em pasta, cobre todo o rosto de preto, por ser um desfile só para negros.
O Maracatu é representado por um grupo formado com percussão com, caixa sem esteiras para a batuca grave, surdos, bumbos, ganzás, chocalhos e triângulos. O macumbeiro canta as entoadas com temas ligados à cultura, à religião e a historia da África no Brasil.
Originado das coroações dos Reis do Congo a partir do século XVIII nas Igreja de Nossa Senhora do Rosário, só com homens pretos, nas cidades de Fortaleza, Sobral, Icó, Aracatí e Crato. O Maracatu chegou ao Carnaval em 1937 com o bloco "Az de Ouro". Surgiram outros em 1950 de nomes:  "Estrela Brilhante", "Az de Espada" e "Leão Coroado". Com o passar dos anos o Maracatu se tornou uma importante expressão artística e cultural no Ceará.

Edilma Rocha