Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 10 de julho de 2012

Uma verdade que os radicais não entendem

“A paz está exatamente na harmonia dos diversos, que assim formam uma sinfonia”, afirma o arcebispo de Porto Alegre


Porto Alegre (Terça-Feira, 10/07/2012, Gaudium Press) A humanidade não se divide, primariamente, em indivíduos, mas em famílias. É assim que Dom Dadeus Grings, arcebispo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, inicia um de seus mais recentes artigos, intitulado "As divisões da humanidade". Para ele, o indivíduo humano, por mais real que possa parecer, não é senão uma abstração.

O prelado explica que o ser humano é visto isolado de sua realidade existencial e deste modo não consegue viver. Na verdade, completa o arcebispo, ele é fundamentalmente família, com amplo parentesco, depois é comunidade e por fim sociedade. "No contexto cultural o ser humano vem sendo classificado pelo gênero: masculino e feminino. Homem e mulher. Para distingui-los basta ver a compleição física que caracteriza o homem e a mulher, com funções específicas inconfundíveis", acrescenta.

Ainda em relação à cultura, Dom Dadeus enfatiza que ela elabora as características do homem e da mulher, de modo a não deixar dúvidas, destacando-as pelo vestuário, pelo perfume, pelo corte de cabelo, pelo sapato, pelas atividades domésticas, entre outras coisas. "A distinção masculino-feminina, infelizmente começa a ser questionada: Chegará o dia em que não se distinguirá mais o gênero? Será isto vantagem para a humanidade? Ficará toda ela homogeneizada?"

No entanto, Dom Dadeus acrescenta que não é certamente esta a tendência natural e, muito menos, o plano do Criador, e por isso não é por aí que a pessoa se realiza. Para ele, homem e mulher são relações complementares, criando uma sociedade extremamente diferenciada, rica e multirrelacional: de esposo e esposa; de pai e filha; de mãe e filho; de irmãos e irmãs, de avós e netas; de primos e primas... "Eliminar esta riqueza seria o fim da humanidade", avalia o prelado.

No que diz respeito ao plano ético, o Arcebispo afirma que se costuma dividir os seres humanos em bons e maus, englobando-se os comportamentos. Segundo ele, quem pratica o mal se chama malfeitor e o que faz o bem é benfeitor, e como ninguém é totalmente bom nem totalmente mau, cada um tem algo de um e de outro. "Portanto jamais, aqui na terra, se conseguirá acabar com os maus nem se alcançará uma unanimidade em torno do bem." (FB / DA)

Palco Sonoro URCA/BNB: III Palco Sonoro URCA/BNB 2012 em tributo ao Rei d...

Palco Sonoro URCA/BNB: III Palco Sonoro URCA/BNB 2012 em tributo ao Rei d...: Dia 9/7 - Segunda 18h00 - Cortejo do Pau da Bandeira Mirim (Barbalha) 19h00 - Reisado Menino Deus e Guerreiro Mãe das Dores ...