Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 21 de maio de 2011

Lula tenta conter crise e segurar Palocci no governo


Na primeira crise política do governo Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou em campo para ajudar a defender o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, e garantir a permanência dele na equipe. “Vocês não podem baixar a guarda”, disse Lula ontem, em telefonema para o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Lula ligou para Carvalho do Panamá, onde fez palestra para empresários da construtora Odebrecht. Preocupado com a escalada de denúncias contra Palocci, o ex-presidente conversa quase que diariamente com Dilma e com o chefe da Casa Civil. Apesar de comentários sobre o “fogo amigo” na seara do PT contra o ministro, tanto Lula como dirigentes do partido estão convencidos de que o tiroteio contra Palocci partiu do PSDB e, mais especificamente, de pessoas ligadas ao ex-governador José Serra na Prefeitura de São Paulo. Por essa avaliação, o objetivo de Serra seria derrubar Palocci, o mais importante ministro da equipe, para atingir Dilma, inviabilizar o governo logo em seu primeiro ano e torpedear o PT. O partido não tem dúvidas de que Serra é pré-candidato à sucessão municipal, em 2012.

No PSDB, a análise de que o ex-governador teria interesse em desestabilizar Palocci é considerada “insustentável”, digna de uma “teoria da conspiração”. Serra, quando questionado sobre a crise envolvendo Palocci, na segunda-feira, afirmou que o ministro não poderia ser crucificado. “Não tenho o papel de julgador a esse respeito. Acho normal que uma pessoa tenha rendimentos quando não está no governo e que esses rendimentos promovam uma variação patrimonial”, disse o tucano.

Cargos

Na tentativa de esvaziar a ameaça de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e barrar a convocação de Palocci no Congresso, o governo já acena com cargos para acalmar a base aliada. A previsão é a de que, a partir da próxima semana, o quebra-cabeça do segundo escalão comece a tomar forma final.

A oposição não tem votos suficientes para abrir uma CPI mista, mas já está atrás dos insatisfeitos da base aliada. É “suprapartidário” o grupo dos descontentes com a demora de Dilma em definir presidências e diretorias de estatais, autarquias e bancos oficiais. O time reúne parlamentares do PT ao PMDB, passando pelo PSB, PC do B e PR. Na lista dos cargos cobiçados pelos aliados estão as presidências do Banco do Nordeste, do Banco da Amazônia e da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estado de São Paulo

Diversidade Cultural - Por José de Arimatéa dos Santos

Ao observar numa rua os indivíduos no seu ir e vir de todo dia podemos ver o quanto somos diferentes em todos os aspectos. Normal e saudável essa diferença que marca profundamente a espécie humana. Mas há aqueles que querem impor sua vontade, estilo ou modo de vida e é contra a toda e qualquer diversidade. Nesse momento vou procurar focar meu pensamento na diversidade cultural, pois hoje se comemora o dia da Diversidade Cultural que é uma data instituída pela ONU(Organização das Nações Unidas) e tem o objetivo de promover o diálogo e o desenvolvimento.
Na cultura de massas vemos que inexiste de fato essa diversidade cultural, principalmente na música tocada nas rádios. O rádio é uma mídia que aprendi a gostar desde tenra idade e acredito ser a mais próxima do povo. Mas é nele que predomina, a força econômica de alguns, o mesmo estilo, música e seja o que for. No final de janeiro estava eu num quarto de hotel em Fortaleza e lá pelas tantas da noite a insônia me abateu. Liguei o rádio e tenho o hábito de ficar mudando de emissora a todo instante. Fiquei surpreso com a qualidade das músicas. Músicas nacionais e internacionais de primeira grandeza que durante o dia não se toca de jeito nenhum. Mas a realidade é dura e cruel e logo no início do dia volta-se a tocar esse forró eletrônico e música sertaneja. Pareceu até sonho um dia as rádios voltarem a tocar a diversidade musical.
É mais do que necessário o incentivo do poder público para todas as manifestações culturais, pois a riqueza brasileira no campo cultural é infinito. Cada região brasileira tem sua marca cultural predominante e que mostra a verdadeira brasilidade de cada recanto verde e amarelo. O folclore, a dança, a cerâmica, o carnaval e tantas manifestações culturais estão vivas e merecem mais apoio para a continuidade e as gerações futuras também têm o direito de usufruir dessa nossa riqueza. E nesse dia mundial para a Diversidade Cultural, o Brasil tem condições de contribuir muito nesse processo porque a nossa rica diversidade cultural está solidificada na união das culturas européias, africanas e indígenas. O mundo se sente representado aqui no nosso país e só falta a volta do respeito pela maioria e a diversidade cultural se consolidar de vez em nossas vidas.