Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 25 de dezembro de 2010

Por Norma Hauer

O ÚLTIMO BALUARTE
Na véspera de Natal de 2006, quando a cidade se preparava para as festas, com suas luzes tremulando, uma se apagou, deixando um rastro de Saudade: João de Barro, o nosso Braguinha partiu.

E por que João de Barro?

Eles eram 5: CARLOS BRAGA, Henrique Foréis, Noel Rosa, Henrique Brito e Alvinho. Criaram o "Bando dos Tangarás" lembrando um pássaro cantador. Cada qual se
"incorporou" em um pássaro e começaram a cantar, apresentando-se nas emissoras de rádio então existentes, em pequenas reuniões e em qualquer lugar onde pudessem se apresentar como um grupo de "cantadores".
Sua primeira gravação, na gravadora Parlophon, foi um samba de Almirante (Henrique Foréis), de nome "Mulher Exigente".

Com a morte de Henrique Brito e a saída de Alvinho, o grupo se desfez e cada qual seguiu seu caminho, dentro da esfera musical da época (fim dos anos 20). Henrique Foréis passou a ser conhecido como Almirante, Noel Rosa era o Noel que todos conhecemos e Carlos Braga, que adotara o pseudônimo de João de Barro, foi o único que manteve o nome do pássaro. E assim passou a assinar as inúmeras composições que foi criando.
E como criou! Um de seus primeiros sucessos foi gravado por Mário Reis: "Moreninha da Praia":

Moreninha querida/ da beira da praia /que mora na areia todo o verão.../ que anda sem meia,/ em plena avenida,/ varia como as ondas/ o seu coração".

Andar sem meia era um ato corajoso.

Os anos foram passando e ele sempre produzindo com o nome de João de Barro.

Vieram a "Chiquita Bacana" que se vestia "com uma casca de banana nanica", as "Touradas em Madri", ele cantou as "Noites de Junho": "noite fria,/ bem fria de junho,/ os balões para o céu vão subindo... " transformou parte da letra de "Linda Pequena", de sua pareceria com Noel Rosa, tornando-a um dos maiores sucessos de todos os tempos, com o nome de "As Pastorinhas", da mesma forma que, fazendo a letra de um velho choro que vinha dos anos 10, da autoria de Pixinguinha, marcou uma das músicas mais ouvidas em todos os tempos: "Carinhoso".

Enfeitou o carnaval dizendo "Yes, nós temos banana", cantou o "Balancê", "A Saudade Mata a Gente", os "Sonhos Azuis", navegou pelos "Mares da China", descobriu ser Copacabana a "princesinha do mar" e revelou ao estrangeiro "Onde o Céu Azul é Mais Azul".

Maracanã - 1950-Copa do Mundo. Jogo: Brasil x Espanha – vitória do Brasil! Todo o povo canta "eu fui às touradas em Madri,/ parara tim-bum...e quase não volto mais aquiii...".
Braguinha, o nosso João de Barro, emocionado, começa a chorar. Nessa emoção, ouve alguém dizer: "o que este espanhol está fazendo aqui?" Era o autor chorando por sentir como sua música alegrou uma multidão feliz.

Carnaval de 1984 – desfile da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, sambódromo lotado e Braguinha desfilando, sendo homenageado com o enredo vitorioso "Yes, nós Temos Braguinha".

Isso é pouco diante do muito que ele nos deixou.
Partiu quase centenário e era o último baluarte dos anos de ouro do rádio, vindo da década de 20.

Norma

Roberto Carlos , você me emociona ! - Por Socorro Moreira



Acompanho agora, o show de Roberto Carlos em Copacabana, aliás, como muitos milhões de brasileiros.
Ele nunca foi o meu preferido, mas confesso que consegue emocionar-me como os tantos que gosto mais, ou mais!
As canções seguem a trajetória da minha vida a partir da adolescência. O tempo dos amores inocentes e calientes.
Roberto consegue impregnar de doçura, saudade e ternura a vida em retrospectiva, e em andanças presente/futuras.
Um filme sentimental, romântico, em que a fita vai passando e rostos, sofás, cadeiras na calçada, trem, vestidos, perfumes, praças vão sumindo...
Fica a sensação amorosa de que o coração repete desejos antigos: amar intensamente, e pra sempre!
Detalhe!
(Sinto falta das canções que RC gravou de Isolda e Milton Carlos. Estão sendo esquecidas!)

Uma mulher presidente- Colaboração de Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes



CESAR MAIA http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2512201006.htm Uma mulher presidente

Em 2010, cumpriram-se os 250 anos do nascimento da primeira mulher presidente no Brasil, Bárbara de Alencar.
Ela nasceu em Exu (PE), em 1760. Mudou-se para o Crato (CE) depois do casamento, em 1782, com José Gonçalves dos Santos, comerciante de tecidos naquela vila, com quem teve quatro filhos.
Foi a primeira mulher a se envolver, para valer, em política no Brasil -durante a revolução pernambucana de 1817, com vistas à independência e à República. O Ceará e outras províncias limítrofes aderiram -no Ceará, especialmente na região do Cariri.
Bárbara de Alencar liderou esse movimento no Crato, ampliando a revolução em Pernambuco. Ela declara a independência e proclama a República do Crato, assumindo a presidência. Com a derrota em Pernambuco, a rebeldia nas demais províncias foi sendo desmontada pelas forças do Conde dos Arcos, governador da Bahia, a mando de dom João 6º.
Bárbara foi presa em Fortaleza. Por quatro anos, foi mantida presa em Fortaleza, Recife e Salvador. Ganha a liberdade no ato de anistia geral de novembro de 1821. Teve quatro filhos, três homens.
Em 1824, outra revolução em Pernambuco: a Confederação do Equador, liderada por Frei Caneca. No âmbito desse movimento, no Ceará, Crato, Icó e Quixeramobim aderiram.
Seus três filhos homens se envolveram. Em 26 de agosto de 1824, foi declarada a República do Ceará e designado presidente Tristão de Alencar, um dos filhos de Bárbara.
A repressão das forças imperiais culminou com a morte de dois de seus filhos: Tristão e Carlos. José Martiniano de Alencar sobreviveu e, mais tarde, terminou se credenciando como deputado às cortes constitucionais de Lisboa.
Foi governador do Ceará e senador. Seu filho José de Alencar foi escritor, poeta e fundador do indianismo com seu "O Guarani".
A força da memória de Bárbara de Alencar ressurgiu em 1869, na escolha de senador em uma lista tríplice. Os conselheiros de dom Pedro 2º sugeriram o veto a José de Alencar, apesar de ele ter sido ministro da Justiça pouco tempo antes. O temor era que as ideias republicanas que começavam a ser reativadas pudessem coincidir com o DNA de José de Alencar.
Neste ano de 2010, em que o Brasil registra e comemora a assunção de uma mulher ao cargo de presidente da República, faltaram as comemorações em memória de Bárbara de Alencar, primeira mulher política brasileira, primeira presidente de República, do Crato, e mãe de outro presidente de República, do Ceará.
E, quem sabe, ancestral de outro cearense Alencar presidente: Humberto. A conferir.

CESAR MAIA escreve aos sábados nesta coluna

AINDA É NATAL !

MEU TESOURO DE NATAL
-  Claude Bloc -

As caras e bocas de Natália


A timidez do Victor
A brincadeira e a cumplicidade com a vovó

Desde que meus pais se foram, os festejos de Natal têm se tornado para mim vazios. Os irmãos se dispersaram, as filhas vão pra casa das devidas  sogras... e se não quero me "ajuntar" a essas "aderências" vou ficando só no meu canto.

Para não me deixar tomar de lembranças ou pensamentos tristes, vou  escrevendo, lendo, assistindo a alguma coisa... me programando para o futuro. Enfim, sendo construtiva. Mas não sou nenhuma heroína como possa parecer nesse meu propósito. Não ter com quem trocar sorrisos é um ato doloroso. Muitas vezes sucumbo e me amofino.

Ontem resolvi mudar a rotina natalina. Reuni minhas filhas à tarde, na casa da mais nova - Flavia - e me pus a fazer o que realmente me dava prazer: estar com meus netos. É tão bom vê-los crescer, vê-los construir suas vidas, estar com eles... brincar com eles e observar suas reações. Analisar o que neles parece ou não comigo... Que pequenina semente de uma vovó apaixonada está nessas criaturinhas tão amadas.

Pois é, foi este meu Natal. Se o Natal é momento de renascimento, pois saibam que renasci. E não me entristeci quando à noite eu brindei com a lua que minguava e com as estrelas que bailavam nos meus mais novos sonhos.

Foi este o meu tesouro de Natal.

Claude Bloc

Correio musical



Ao homem é lícito desejar as coisas sensíveis de maneira racional, enquanto à mulher é lícito desejar as coisas racionais de maneira sensível... A natureza secundária do homem é a principal da mulher.
Friedrich Novalis

Só há um templo no mundo e é o corpo humano. Nada é mais sagrado que esta forma sublime. Inclinar-se diante de um homem é fazer homenagem a esta revelação na carne. Toca-se o céu quando se toca um corpo humano.
Friedrich Novalis

A vida de um homem culto deveria simplesmente alternar-se entre música e não-música, como entre o sono e o despertar.
Friedrich Novalis


Na verdade, a filosofia é nostalgia, o desejo de se sentir em casa em qualquer lugar.
Friedrich Novalis

Só é possível transformar-se na medida em que já se é.
Friedrich Novalis

Somos sozinhos com tudo o que amamos.
Friedrich Novalis

Amanhã é um novo dia. Hoje é Natal !

Natal na praça e em casa- Por Socorro Moreira

Tenho uma família irreverente. Sem protocolos vivemos num clima de lágrimas e sorrisos comuns. Quando um se emociona , puxa o carro de todos;quando um sorri, os outros riem por extensão.
Faltaram presenças , mas não sofremos por elas.Sintonizados na energia universal, vivemos o espírito do Natal, em toda sua plenitude. Celebramos com oração, garfos e taças. Um dos melhores natais dos meus novos tempos, sem dúvidas !
Sem árvore, sem luzes piscantes , papeis de chocolate espalhados nos cantos, e no canto das bocas, chocolate escorrendo.



Dona Valda e família: filhos, netos e bisnetos.
Família de Zélia Moreira

Uma noite feliz !
Minha mãe com a sua luz conseguiu deixar os nossos corações desarmados .Vivemos a paz.

Acho que acredito nos anjos !

Abraço a minha família :eles e vocês : amigos !

Quem lembra dessa música ?




Dean Martin (Steubenville, 7 de junho de 1917 — Beverly Hills, Califórnia, 25 de Dezembro de 1995) foi um dos mais influentes artistas do século 20, tanto na música, televisão, bem como no cinema. Seu nome de batismo é Dino Paul Crocetti.



Meu amigo secreto: Marcos Barreto

Meu querido primo Marcos é meu amigo de sempre, de quem estou perto neste e em muitos Natais, e a quem desejo toda felicidade, com muito carinho,
Ana Cecília.

Meu amigo secreto: Aloísio.

Meu amigo das curtas, das longas, dos textos maravilhosos, de uma inteligência indiscutível,
de uma sensibilidade dos monges, um abraço grande de Natal e um ano novo, novo de verdade.
Cheio de projetos maravilhosos, sonhos não pode faltar e paz, muita paz.Shalom!

Liduina.

Pensamento para o Dia 25/12/2010


“Venere Jesus seguindo seus ideais. Jesus indicou três fases. A primeira delas é: “Eu sou o Mensageiro de Deus”. Ele queria propagar a mensagem de Deus. A segunda é: “Eu sou o Filho de Deus”. O filho tem direito à propriedade do pai. Qual é a propriedade de Deus? Verdade, amor, tolerância, paz e justiça são as propriedades de Deus. Então, você deve se esforçar para alcançar essas qualidades. Você deve praticar, experienciar e propagar essas virtudes. Só então você merece ser chamado Filho de Deus. A terceira é: “Eu e o Pai somos um”. Essa fase é alcançada quando o princípio da unidade é realizado. Jesus estava sempre feliz, e preparado para tudo, porque Ele entendeu que o corpo é somente a veste e Deus é o morador.”
Sathya Sai Baba

Quem é meu Amigo Secreto?

Desejo a você João Marni, meu amigo secreto um Feliz Natal e um ano cheio de paz e saúde.
Abraços
Magali.

Revelação de Amigo Secreto!

Minha Amiga Secreta já é minha amiga há muitos anos. Mora em Recife, vive nos astros. Feliz Natal e um Feliz Ano de 2011 para você, Stela Siebra.

25 de Dezembro- Dia de Natal - Dia de Rosa Guerrera!



Feliz Aniversário, rosa amiga !
Sabe quem esteve na festa de Natal da Edilma?
O Guido !
Aí lembrei-me de ti, de Dudu e Bambina.Claro que lembrei-me também de Berta, Ofélia e Maria.
Muitas alegrias pra essa família linda .
Ah, ainda não te apresentei ao Guido?
Ei-lo!







O Cariricaturas precisa da tua poesia e da tua amizade.

Carinho, num grande abraço.