Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Auguste Renoir



25/2/1841, Limoges, França
3/12/1919, Cagnes, França


"A dor passa, mas a beleza permanece", disse Renoir, um dos maiores pintores impressionistas, mestre em fixar em suas telas a luz, o brilho e a beleza das coisas.

Pierre-Auguste Renoir nasceu em família modesta -o pai era alfaiate. Em 1845, a família mudou-se para Paris, mas retornaria para Limoges três anos depois.

Em 1855, Renoir, com o intuito de adquirir um ofício, foi aprender decoração de porcelana e trabalhar no próprio ateliê onde estudava. Três anos depois, começou a pintar estampas em tecidos.

Em 1862, mudou-se para Paris e foi admitido na École des Beaux-Arts. Passou a visitar regularmente o Museu do Louvre e começou a estagiar no ateliê do pintor suíço Charles Gleyre.

Em 1866, inscreveu seu quadro "A Hospedaria da Mãe Anthony" no Salão Oficial das Artes, mas foi rejeitado. Dois anos depois, o salão aceitou a tela "Lise". Mesmo assim, o impressionismo -o novo estilo que Renoir adotara- ainda não era uma forma de arte aceita pela crítica. Por isso, Renoir e seus companheiros planejaram organizar uma exposição de arte impressionista.

Mas, em 1870, com a invasão prussiana da França, Renoir foi convocado, participando da guerra como soldado.

Em 1874, Renoir e outros artistas (como Manet, Degas e Pissarro) enfim organizaram a exposição dos impressionistas.

Ela se realizou no estúdio do famoso fotógrafo Nadar. Embora rejeitada pelos críticos, a exposição se repetiria em 1876, 1877 e 1879.

Durante esses anos, Renoir foi ficando famoso. Em 1880, casou com sua modelo Aline Charigot (eles teriam dois filhos, Pierre e Jean). No ano seguinte, pintou "Rosa e Azul", o célebre "quadro das duas meninas" que hoje está no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em 1882, viajou para a Itália para estudar.

Em 1892, obteve reconhecimento oficial para a pintura impressionista: um quadro seu foi adquirido pelo governo francês.

Num acidente de bicicleta, em 1897, quebrou o braço. Dois anos depois, foi acometido de reumatismo, passando a ter problemas de mobilidade.

Em 1904, quando já era admirado em toda a Europa, organizou-se uma grande retrospectiva de sua obra. No ano seguinte, Renoir mudou-se para Cagnes, em busca de clima mais saudável.
Oito anos depois, as dificuldades de saúde o obrigaram a pintar sentado e amarrar os pincéis aos dedos.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914), teve seus dois filhos convocados (eles seriam feridos). Durante a guerra, também perdeu a esposa, Aline.

Em 1919, Renoir finalmente viu suas obras serem aceitas no Louvre. Em dezembro daquele ano, morreu em sua casa de Cagnes, aos 78 anos.

UOL EDUCAÇÃO

Mário de Andrade- Poesia


Eu Sou Trezentos...

Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cincoenta,
As sensações renascem de si mesmas sem repouso,
Ôh espelhos, ôh! Pirineus! ôh caiçaras!
Si um deus morrer, irei no Piauí buscar outro!

Abraço no meu leito as milhores palavras,
E os suspiros que dou são violinos alheios;
Eu piso a terra como quem descobre a furto
Nas esquinas, nos táxis, nas camarinhas seus próprios beijos!

Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cincoenta,
Mas um dia afinal eu toparei comigo...
Tenhamos paciência, andorinhas curtas,
Só o esquecimento é que condensa,
E então minha alma servirá de abrigo.



Descobrimento


Abancado à escrivaninha em São Paulo
Na minha casa da rua Lopes Chaves
De supetão senti um friúme por dentro.
Fiquei trêmulo, muito comovido
Com o livro palerma olhando pra mim.


Não vê que me lembrei que lá no Norte, meu Deus!
muito longe de mim
Na escuridão ativa da noite que caiu
Um homem pálido magro de cabelo escorrendo nos olhos,
Depois de fazer uma pele com a borracha do dia,
Faz pouco se deitou, está dormindo.


Esse homem é brasileiro que nem eu.



Lundu do Escritor Difícil


Eu sou um escritor difícil
Que a muita gente enquizila,
Porém essa culpa é fácil
De se acabar duma vez:
É só tirar a cortina
Que entra luz nesta escurez.


Cortina de brim caipora,
Com teia caranguejeira
E enfeite ruim de caipira,
Fale fala brasileira
Que você enxerga bonito
Tanta luz nesta capoeira
Tal-e-qual numa gupiara.


Mas gaúcho maranhense
Que pára no Mato Grosso,
Bate este angu de caroço
Ver sopa de caruru;
A vida é mesmo um buraco,
Bobo é quem não é tatu!


Eu sou um escritor difícil,
Porém culpa de quem é!...
Todo difícil é fácil,
Abasta a gente saber.
Bajé, pixé, chué, ôh "xavié"
De tão fácil virou fóssil,
O difícil é aprender!


Virtude de urubutinga
De enxergar tudo de longe!
Não carece vestir tanga
Pra penetrar meu caçanje!
Você sabe o francês "singe"
Mas não sabe o que é guariba?
— Pois é macaco, seu mano,
Que só sabe o que é da estranja.

George Harrison - Compositor e cantor inglês



25/02/1943, Liverpool, Reino Unido
29/11/2001, Los Angeles, EUA


George Harrison nasceu em família de origem irlandesa. Filho de Louise e Harold Harrison. Seu pai era motorista e militava no sindicato da categoria em Liverpool. A sua formação inicial se deu na Dovedale Road Infants & Juniors School, próxima à rua Penny Lane que mais tarde seria título de uma canção homônima de Paul McCartney. Nesta mesma escola também estudou John Lennon. Logo depois entrou no Liverpool Institute for Boys (atual Liverpool Institute for Performing Arts), onde conheceu Paul McCartney.

Aos 13 anos ganhou sua primeira guitarra. Formou um grupo chamado The Rebels, junto com seu irmão Pete e um amigo chamado Arthur Kelly. Tentou sem sucesso juntar-se ao grupo Alan Caldwell´s Texans (depois Rory Storm & The Hurricanes). Mais tarde juntou-se ao Les Stewart Quartet. George assistiu a várias apresentações do Quarry Men, de Paul e John. Juntou-se a eles em agosto de 1959. Em 1960, o grupo formado por John, Paul, George e Pete Best passou a se chamar The Beatles.

Em 1966, aos 23 anos, George Harrison casou-se com Patti Boyd e não tiveram filhos. Separaram-se em 1973 e Patti viria a se casar depois com Eric Clapton. George, em 1978, casou-se com Olivia Trinidad Arias, com quem tive o seu único filho.

George é o responsável pela divulgação e introdução da música indiana junto à música pop. Quando os Beatles fizeram a primeira turnê nos Estados Unidos, George foi apresentado a Ravi Shankar por David Crosby que à época fazia parte da banda The Birds. Adquiriu uma cítara e começou a usá-la. Este instrumento pode ser ouvido pela primeira vez na canção "Norwegian Wood" no disco "Ruber Soul" dos Beatles.

George se aproximou do hinduísmo e viajou para a Índia juntamente com sua mulher e os companheiros do grupo. A influência do hinduísmo pode ser notada nas suas composições desse período, como "My Sweet Lord".


Shows, discos e cinema
George tinha preocupações humanitárias e em 1971 organizou o show "The Concert for Bangladesh" para arrecadar fundos para as vítimas da fome e refugiados de Bengladesh.

Poucas músicas só de autoria de George foram gravadas na época dos Beatles, entre elas, "I Need You", (1965, no disco "Help!"), "Taxman" (1966, no disco "Revolver"), "While My Guitar Gently Weeps" (de 1968, no disco "The White Álbum"), "Here Comes The Sun" e "Something" (de 1969, no disco "Abbey Road"), uma das canções mais gravadas de todos os tempos.

Com o fim dos Beatles em 1970, George empreendeu carreira solo, que já tinha se iniciado em 1968 quando lançou "Wonderwall Music". Seguiram-se os seguintes discos pela ordem: "Electronic Sound (1969), "All Things Must Pass" (1970), "The Concert for Bangladesh - Live", (1971), "Living in the Material World" (1973), "Dark Horse" (1974), "Extra Texture" (1975), "Thirty Three and & 1/3" (1976), "The Best of George Harrison" (1976), "George Harrison" (1979), "Somewhere in England" (1981), "Gone Troppo" (1982), "Cloud Nine" (1987), "Live in Japan" (1992), "The Best of Dark Horse" - 1976-1989 (1989) e "Brainwashed" (2002), lançado postumamente.

Desde 1976 George lançava seus discos pelo seu próprio selo, a Dark Horse.

George Harrison se envolveu também com o cinema britânico, a partir de 1979. Fundou a produtora Handmade Films (Filmes feitos a mão), que privilegiava o cinema independente. Foi o produtor executivo de dezenas de filmes, que incluem "Mona Lisa (1986), dirigido por Neil Jordan, "Five Corners" (1987), dirigido pelo americano Tony Bill, "Track 29" (1998), dirigido por Nicolas Roeg e "How to Get Ahead in Advertising (1989)", dirigido por Bruce Robinson.

George Harrison esteve no Brasil em 1979, mas não para se apresentar. Veio assistir a uma corrida de Fórmula da qual era aficcionado.

Em dezembro de 1999 o esquizofrênico Michael Abram invadiu a casa de campo de George e o golpeou no peito com uma faca. George se recuperou.

Seus problemas de saúde começaram em 1997, quando foi detectado um tumor cancerígeno na garganta. George foi operado, mas a doença provocou mestástase atacando o pulmão, vindo a falecer em novembro de 2001, aos 58 anos, na cidade de Los Angeles, EUA.


Os Beatles
O grupo Beatles foi um dos maiores fenômenos da música popular de todos os tempos. Ao longo de apenas oito anos, os Beatles mudaram a face do rock and roll, criando uma linguagem musical única e influenciando profundamente o comportamento dos jovens de sua época.

Alguns de seus maiores sucessos foram: "Love me do" (1962); "She loves you" (1963); "I Want you Hold your Hand" (1963); "Can't Buy me Love" (1964); "A Hard Day's Night" (1964); "Help!" (1965); "Eleanor Rigby" (1966); "Penny Lane" (1967); "Strawberry Fields Forever" (1967); "All you Need is Love" (1967); "Hey Jude" (1968); "Revolution" (1967); "Don't Let me Down" (1969); "Something" (1969); "Let it Be" (1970).

George Martin foi o produtor responsável pela maioria dos discos dos Beatles, tanto que era chamado de "o quinto beatle".

A discografia dos Beatles lançada no mundo todo compõe-se de 22 compactos e 13 LP's oficiais. Mas os discos lançados em diversos países têm repertório diferente das edições originais inglesas, isso porque as gravadoras locais faziam seleções diferentes, incluindo faixas que tinham sido bem-sucedidas nos discos anteriores. No Brasil, a partir de "Help", seguiu-se os originais ingleses.

O nome Beatles faz um trocadilho com "beetles" (besouros) e "beat" (batida ou compasso ritmado). Todos os integrantes do grupo - John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr - nasceram na cidade de Liverpool, na Inglaterra. O empresário do grupo, Brian Epstein foi quem descobriu os rapazes, vendo-os tocar num "pub" chamado "The Cavern Club".

O grupo gravou nos estúdios Abbey Road o compacto "Love me do"-"P.S. I Love You", com canções de Lennon e McCartney, lançado em 5 de outubro de 1962 pela Parlephone (EMI) e atingiu o número 17 nas paradas de sucesso inglesas.

Em 1963, John Lennon e Paul McCartney foram eleitos os melhores compositores do ano. Aumentou o número de shows e suas músicas não paravam de ser tocadas nas rádios. No ano seguinte os Beatles conquistaram os EUA. A fama do grupo interessou a indústria cinematográfica e não demorou para que os quatro rapazes de Liverpool aparecessem na grande tela do cinema nos filmes: "A Hard Day's Night" (1964), direção de Richard Lester; "Help!" (1965), do mesmo diretor; "Magical Mystery Tour" (1967), dirigido por eles mesmos; "Yellow Submarine" (desenho animado, 1968), direção de George Duning; e "Let it Be" (1970), direção de Michael Lindsay-Hogg.

As vendagens de discos foram enormes, as excursões um sucesso, as condecorações chegavam sem parar. Milhões de fãs de todas as idades em todo o mundo geraram uma verdadeira "beatlemania". Uma rápida aparição do grupo em qualquer lugar público produzia gritos histéricos, desmaios, cartas arremessadas e muito choro.

A crise da banda começou no final dos anos 60. John, Paul, George e Ringo não se satisfaziam com o desempenho dos Beatles nos shows. Além disso, os integrantes do grupo estavam cansados de tanto fanatismo e até de ameaças que recebiam. Em 1966 resolveram que fariam o último show nos Estados Unidos. No mesmo ano George Harrison viajou para a Índia e aprendeu a tocar cítara. John Lennon foi criticado pelo público por dizer que era mais conhecido que Jesus Cristo.

Em maio de 1967, Lennon declarou que os Beatles não fariam mais excursões e, em 27 de agosto, o empresário Brian Epstein, foi encontrado morto em sua casa por uma overdose de drogas. A crise piorou com o fracasso de vendas de "Magical Mistery Tour".

Em fevereiro de 1968, os Beatles viajaram para a Índia para estudar meditação transcendental com o Maharishi Mahesh Yogi. Em novembro gravaram o "Álbum Branco" e lançaram o desenho animado, "Yellow Submarine". Ringo Starr já queria abandonar a banda.

A presença de Yoko Ono, que se tornou "o quinto Beatle" gerava incômodo ao restante do grupo. O LP "Abbey Road" foi gravado em meio a grande insatisfação.

"Let it Be", de 1970 foi o último álbum da banda. Ainda em 1970, Paul foi à justiça para determinar oficialmente o fim dos Beatles. O sonho tinha acabado.

George Harrison

Outra Estorinha

Nunca mais tive o prazer
identificar nas minhas cuecas
mordidas de solitárias traças.

Normalmente em tempo passado
observava-se certo planejamento:

cada dente cruzava a margem do pano
o suficiente para entrar uma brisa.

Assim, nem o algoz morria sufocado
tampouco a vítima percebia o desastre.

Algodão o tecido desejado.
O manjar dos deuses.
A iguaria das fadas.

Em obscuro silêncio partiam elas
dos seus subterrâneos: nhac nhac.

Faz mesmo tanto tempo
que não vejo aquelas meninas
com seus arpões e serras nos dentes.

Sempre ao abrir o guarda-roupa
dava de cara com uma cueca mordida.

O mistério permanece insondável:
era fome ou puro capricho
aquelas dentadas nhac nhac?

De qualquer forma,
suspiro aliviado:
"ainda bem que não eram
nos meus ovinhos murchos."

Enrico Caruso




Tenor italiano nascido em Nápoles, um dos mais talentosos tenores de todos os tempos. Terceiro filho de uma família de sete, recebeu educação primária da própria mãe, trabalhou como mecânico de dia e freqüentava uma escola de canto coral à noite, onde descobriu-se tenor.

Cantou seu primeiro solo na Igreja de San Severino e quando sua mãe, Anna Baldini, morreu, e seu pai, Marcellino, casou-se novamente, ele iniciou-se nos estudos vocais com Guglielmo Vergine. Cantou o Tantum ergo at Vespers, na Catedral de Caserta (1895) e fez seu debute lírico no Teatro Nuovo, em Nápoles, com a peça de Morelli L’amico Francesco (1895). Em seguida tornou-se tenor em óperas nos principais teatros da Itália.

Estudando com Vincenzo Lombardi, cantou os papéis principais no Il Voto de Giordano (1897) e o L'Arlesiana de Cilea (1897). Uniu-se sem casamento com a soprano Ada Giachetti, com quem teve dois filhos: Rodolfo (1898) e Enrico Jr. (1904 ). Apresentou-se nos teatros de Milão, Genova e Livorno (1898-1899) com o papel principal da peça Fedora, de Giordano. Neste período também viajou em excursão com uma companhia de ópera italiana pela Rússia e Argentina. Estreou no Scala de Milão em La Boheme, sob regência de Toscanini, e também cantou L’elisir d’amore e Mefistofele e como tenor principal em Le Maschere, de Mascagni (1901) e conduzido por Toscanini.

Cantou (1902), em Monte Carlo, no Covent Garden, e em Londres. Neste mesmo ano interpretou o papel de tenor principal em Germânia, de Franchetti, no La Scala, e Adriana Lecouveur, de Cilea, no Teatro Lírico, e gravou 20 músicas para a Gramophone adn Typewriter Company. Estreou no Metropolitan Opera (1903) cantando Rigoletto, de Verdi, na noite de abertura, em 23 de novembro.

Por mais de 15 anos apresentou-se nas aberturas de temporadas do Metropolitan Opera (1903-1920), exceto apenas um ano (1906). Assinou contrato de exclusividade de gravação com a Victor Talking Machine Company (1904). Apresentou-se em Monte Carlo, Paris, Londres, Dresden, Berlim, Washington, San Fransisco, Budapeste, sempre com grande sucesso e enormes platéias, inclusive na presença de importantes estadistas da época. Com a Metropolitan Opera foi para Paris (1910) onde cantou Pagliacci e Manon Lescaut. Interpretou o papel de Dick Johnson em La Fanciulla Del West, de Puccini, e o papel de tenor principal em Sansão e Dalila, de Saint-Saens (1915).

Apareceu em dois filmes mudos, casou-se com Dorothy Park Benjamim (1918), realizou juntamente com John McCormack, Al Jolson e George Cohan, shows beneficentes de guerra em Nova Iorque, e cantou Over There, de Cohan, para uma enorme multidão no Central Park de Nova Iorque. Cantou Radamés (1919) diante de 25 mil espectadores dentro de uma arena de touros na Cidade do México.

Abriu sua última temporada no Metropolitan com seu último papel, Eleazar, em La Juive. Acometido por uma pleurisia, passou por várias cirurgias e embarcou para Nápoles com esposa e filha Glória, nascida um ano antes. Não conseguindo mais se recuperar, morreu na sua cidade natal, em 2 de agosto do ano seguinte.

Fonte: www.dec.ufcg.edu.br

Candeias




O mar de fogo
Corta a rua escura.
A fé se espalha
Pelo ar feito fumaça.

Um coral cantando
Tão alto que mais
Parece estar em silêncio.

A fé não move
Apenas montanhas
Move multidões
Move corações.

25/01/2010
Phelipe Bezerra Braga

www.meusquasepoemas.blogspot.com

COMPOSITORES DO BRASIL


GORDURINHA

Por Zé Nilton

Meu Deus
Por que é que nessa terra
Pedem paz e fazem guerra
E fazem guerra pela paz
Meu Deus
Por que é que os homens agem
Sempre em nome da coragem
A apunha-las só por trás
A fortuna correndo atrás
De quem já tem dinheiro
E o faminto se foge da fome
Ela vai atrás
Óh, meu Deus o sertão está seco
Só chove na praia
O oceano está cheio de água
Não precisa mais
Muita gente com a reza na boca
E o ódio no peito
O cristão fazendo mal feito
Com a Bíblia na mão
A ganância na terra entre os homens
Gerando conflito
E a ciência a serviço do mal
E da destruição”...
(Gordurinha: “Prece para os homens sem Deus”)

O nome Waldeck Artur de Macedo tem tudo para representar um sujeito muito sério, compenetrado e porque não dizer, sisudo e arredio. Contudo, a figura nomeada por tão pomposa graça não é nada disto. Começou a vida artística, lá pelos anos de 1938, em Salvador, como comediante e humorista, por tratar-se de uma pessoa alegre, brincalhona e de bem com a vida.

Gordurinha, que era magro e esbelto, logo ganhou notoriedade pelo jeito esculachado de ser, pela sua fina verve humorística e pelo sarcasmo que iria ser disseminado em suas letras anos mais tarde.

Disse em sua música que “cabeça grande é sinal de inteligência”, e com este dom (que independe do tamanho da caixa craniana), antecipou muitos movimentos musicais.

Na letra de “Chiclete com banana”, onde declara, à guisa de Adriano Suassuna, seu desprezo pela presença americana em nossa cultura, lembra a sacada tropicalista, de fraseado antropofágico, quando sugere na letra:

“Só boto bebop no meu samba,
Quando o tio Sam pegar no tamborim
Quando ele pegar no pandeiro e no zabumba
Quando ele entender que o samba não é rumba”...

Já na música “O vendedor de caranguejo” fala da sobrevivência no mundo do mangue, da lama, e na criação de um tipo de humanidade, o vendedor de caranguejo , preso à rotinização que acaba por configurar um tipo de sub cultura, mais tarde tão bem expressado pelo movimento mangue-beat, de Chico Science.

Foi um defensor da música regional, e muito criticou os preconceitos e os estereótipos com que o sudestinos marcam os nordestinos. Escreveu na capa do LP do Trio Nordestino, em 1972, um desabafo contra essa de que somos uns paus de arara. Disse que “Pau de Arara é a vovozinha”, música que abre um dos melhores discos dos gloriosos, Lindú, Cobrinha e Coroné.

Gozou também com a bossa nova, ridicularizando em suas rimas pobres e pouca ou nenhuma proposta.

Gordurinha tinha uma predileção pelo Ceará. Cantou a secas e as enchentes cearenses, pediu clemência ao Padre Cícero, exaltou a Praça do Ferreira.
É a atração desta quinta-feira no programa: Compositores do Brasil, a partir das 14 horas, na Rádio Educadora do Cariri.

Vamos falar de Gordurinha como uma das expressões da música nordestina cantada com a força e a graça da musicalidade baiana, de onde veio este excelente compositor brasileiro, que viveu as mais deferentes artes – cinema, teatro, música, locução radiofônica em Salvador e no centro do mundo – o Rio de Janeiro, de sua época.
Dentre as músicas de seu vasto cancioneiro, selecionamos o seguinte roteiro. Vamos ouvir e falar de:

Tenente Bezerra, de Gordurinha com Gordurinha, gravação continental de 1959.
Uma prece para homens sem Deus, de Gordurinha, com Ary Lobo, de 1969;
Trem da Central, de Gordurinha e Mary Monteiro, com Marinês e sua gente, gravação da RCA Victor, de 1960.
Bossa quase nova, de Gordurinha, com Gordurinha, gravação original pela continental de 1961.
De trás pra frente, de Gordurinha, com Gordurinha, 1962;
Baianada, de Gordurinha, com Gordurinha, gravação da continental, de 1959.
Baiano burro nasce morto, de Gordurinha, com Gordurinha, do LP. Gordurinha tá na praça, gravação da Continental de 1959;
Pedido ao padre cicero, de Gordurinha, com Gordurinha, grvação original de 1959.
Vendedor de caranguejo, de Gorduinha, com Gordurinha, gravada pela Continental em 1958;
Súplica cearense, de Gordurinha e Netinho, com Luiz Gonzaga, gravação original da continental de 1960;
Mambo da Cantareira, de Gordurinha, com Gordurinha, gravação da continental de 1960;
Pau de arara é a vovozinha, de Gordurinha, com Trio Nordestino, 1972.
Chiclete com banana, de Gordurinha e Almira Castilho, com Jackson do Pandeiro, gravação original pela continental, de 1959.

Quem ouvir, verá !

Informações:
Programa Compositores do Brasil
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Sempre às quintas-feiras, às 14 horas
Rádio Educadora do Cariri – 1020 kz.
Apoio: CCBN.

Cariricaturas, convida !




Local : Residência de Roberto Jamacaru
Data : 05.03.2010 às 20 h
Teremos a presença de José do Vale Feitosa
Assunto : O Livro do Cariricaturas !

Motivo : Confraterrnização


01. Claude Bloc *
02. Magali Figueirêdo *
03. Carlos Esmeraldo *
04. Maria Amélia de Castro *
05. Ana Cecília Bastos *
06. Assis Lima *
07. Corujinha Baiana *
08. Stela Siebra de Brito *
09. Wilton Dedê *
10. João Marni *
11. Rejane Gonçalves *
12. Rosa Guerrera *
13. Heladio Teles Duarte *
14.Ivan Alencar
15. Edilma Rocha *
16. Emerson Monteiro *
17. José Flávio Vieira *
18. José do Vale Feitosa *
19. Liduina Vilar *
20. Carlos Rafael *
21. Armando Rafael *
22. Bernardo Melgaço *
2 3. Domingos Barroso *
24.. Roberto Jamacaru *
25.Dimas de Castro *
26.Joaquim Pinheiro *
27.Edmar Lima Cordeiro*
28.Olival Honor *
29.José Nilton Mariano*
30.Marcos Barreto *
31.Isabela Pinheiro *
32.José Newton Alves de Sousa *
33 -Jorge de carvalho Alves de Sousa *
34.Vera Barbosa . *
35. Rogério Silva *
36.Dihelson Mendonça *
37.Elmano Rodrigues *
38.Socorro Moreira *
39.João Nicodemos *
40.Hermógenes Teixeira*
41.Marcos leonel *
42.Lupeu lacerda *

Convidados : Escritores e demais colaboradores do Cairicaturas


Confirmem suas pesenças até o dia 01.03.2010 , pelos telefones:


35232867, 99444161 ou 88089685 (Socorro Moreira)
Email : sauska_8@hotmail.com ou
cbbloc@uol.com.br


Claude e Socorro Moreira

O Sol e a Lua - Arnaldo Antunes




[O Sol e a Lua]

O Sol pediu a Lua em casamento, disse que já a amava há muito tempo
Desde a época dos dinossauros, pterodátilos, tiranossauros..
Quando nem existia a bicicleta, nem o velotrol, nem a motocicleta!
Mas a Lua achou aquilo tão estranho, uma bola quente que nem toma banho!

Imagine só ___ tenha dó!!!
Pois meu coração nao pertence a ninguém
Sou a inspirações de todos os casais, dos grandes poetas aos mais normais
Sai pra lá rapaz!

O Sol pediu a Lua em casamento,
E a Lua, disse:
Não sei, não sei, não sei
Me dá um tempo.

Mas o astro Rei
Com todos os seus planetas,
Cometas, asteróides,
Terra, Marte, Vênus, Netuno e Urano
Foi se apaixonar justo por ela,
Que o despreza e o deixa esperar.

Acontece que o Sol não se conformou
Foi pedir ao Vento para lhe ajudar,
Mas o Vento nem sequer parou
Pois não tinha tempo para conversar

O Sol sem saber mais o que fazer
Tanto amor pra dar,
E começou a chorar,
E a derreter,
Começou a chover, e a molhar,
E a escurecer!

O Sol pediu a Lua em casamento,
E a Lua, disse:
Não sei, não sei, não sei
Me dá um tempo.

E 24 horas se passaram, e outra vez, o Sol se pôs, a Lua nasceu
E de novo e de novo e de novo...

O Sol congelou seu coração!!!!

Se a Lua não te quer, tudo bem...
Voce é lindo, cara! e seu brilho vai muito mais além!
Um dia você vai encontrar alguém que com certeza vai te amar também!

O Planalto Central se rendeu à literatura caririense. por Elmano Rodrigues Pinheiro





Numa noite que Brasília, parecia sofrer os efeitos de um terremoto com a crise política da renúncia de seu Governador, a comunidade cearense prestigiou um evento que abrilhantou o mundo cultural da cidade. O lançamento do romance “Levado ao Vento”, do escritor caririense Geraldo Ananias Pinheiro.
Com um acabamento esmerado, e cuidando com dedicação de todas as etapas da construção dessa obra literária, Geraldo Ananias nos mostrou sua inspiração gerada no sopé da Serra do Araripe, nos trazendo imagens reais de um enredo onde os personagens desfilaram na realidade de um mundo onde viveu seus melhores momentos, e que soube transladar com esmero para esse romance, que sucede seus dois belos contos, Foi assim...., e Réstias do Tempo.
Ler mais essa obra de Geraldo Ananias, é viajar por um mundo tão familiar, que nos sentimos co-autores de todas essas passagens, que de certa forma é um pouco da nossa vida, e de nossas belas recordações interioranas.

SPIRITUAL MUSIC - City Called Heaven

CURIOSIDADE - Sua idade pela cerveja ...

Não diga sua idade! Eu vou dizer!

Vou dizer sua idade pela MATEMÁTICA DA CERVEJA!
Não trapaceie! É rápido!

1. Primeiro: escolha o número de vezes que voce gostaria de tomar cerveja na semana (mais do que 1 menos que 10)

2. Multiplique o número por 2 (apenas para ser ousado)

3. Adicione 5

4. Multiplique por 50 (vou esperar enquanto voce pega uma calculadora)

5. Se voce já tiver feito aniversario esse ano some 1760. Se não tiver feito, some 1759.

6. Agora subtraia os quatro dígitos do ano em que voce nasceu.

Voce agora deve ter um número de três digitos.


O primeiro digito foi o número que voce escolheu!

E os proximos dois números são SUA IDADE! Como eu não tomo cerveja deixo a gelada prá você e fica tudo certo.

ESTE É O ÚNICO ANO QUE ISSO VAI FUNCIONAR (2010)

Pensamento para o Dia 24/02/2010



“Exercícios espirituais, como adoração (Pooja), cantar o nome de Deus (Bhajans) e meditação (Dhyana), são atividades induzidas pela devoção para levá-lo a um plano superior. Aqueles que não têm conhecimento das alturas a que os exercícios espirituais podem levar não deveriam permitir-se envolver em controvérsia sobre sua eficácia. Tais alturas podem ser conquistadas e julgadas apenas por meio da prática verdadeira. A prova reside apenas em sua própria experiência pessoal.”
Sathya Sai Baba

---------------------------------------

“Se alguém pretende se livrar da cor negra do carvão, o que água e sabão podem fazer? Nem lavá-lo no leite pode ajudar. O único meio é colocá-lo em um fogo. Isso irá transformá-lo em um monte de cinzas brancas. Da mesma forma, quando se está ansioso para destruir a escuridão da ignorância e da sujeira do desejo, o conhecimento do Eu Superior é necessário. A escuridão pode ser terminada somente com ajuda da luz. Não podemos superar a escuridão atacando-a com mais escuridão. O conhecimento do Eu Superior é a iluminação que alguém necessita para destruir a escuridão interior. Cada um de vocês deve vencer por si mesmo, mediante fé firme e devoção ardente.”
Sathya Sai Baba

Para Edilma





Tudo de bom pra você, hoje e sempre.

Um abraço
Corujinha

Tristeza para o Ceará (Xô Urubus!) - Por Pedro Esmeraldo

Neste momento assustador, os cearenses de respeito, principalmente aqueles que desejam ver um ceará melhor, mais alegre, rico, e bem elevado no seu tempo de limitação progressista, ficam deputados que teem ideias contraditórias, ás vezes ignóbeis, vivem perturbando a mente do bom cearense com gestos mesquinhos, em querer transformar pequenos distritos em cidades independentes.

Não compreendemos como esses homens que se dizem representantes do povo querem cercear o nosso desenvolvimento equilibrado, visto que não sabem fazer outra coisa senão refazer o crescimento reto; vivem discutindo asneiras em plena assembleia legislativa.

Nós, os cratenses, não comungamos com essa ideia de pensamento frágil, pois demonstram muita fraqueza em suas palavras discordantes e provocativas, dizem que querem criar municípios de qualquer maneira, visto que teem como meta principal protelar o desenvolvimento do estado, já que não teem condições favoráveis de desenvolver, pois alguns deles andam engatinhando sem possuir o equilíbrio técnico e econômico. Não há trabalho suficiente para impulsionar a sua mágica economia.

Não é do nosso agrado querer impedir o progresso desses distritos, mas é necessário que haja disposição financeira e progresso social que satisfaçam aos anseios do povo. Nesse caso, tem de enfrentar uma luta árdua e antipática para conseguir recursos suficientes e não deixar cair em um desequilíbrio moral, coisa que acontece constantemente no Brasil. Não recuaremos no nosso pensamento, lutaremos até o fim, não aceitaremos vinditas.

Não esmorecemos um instante, visto que queremos que todos tomem conhecimento da situação econômica do Brasil, que não é boa, como se apregoam. Todos esse pequenos municípios tendem a viver as custa do Governo Federal e permanecem com o pires na mão solicitamos ajuda.

Agora mesmo, lembramos, aos nobres deputados: Por que não cuidar da melhoria da qualidade de vida do cidadão cearense? Por que não incutirem na mente dos homens do campo a qualificação do individuo campestre no avanço tecnológico? Por que não melhorar estilo na produção agrícola, dando curso de capacitação a todos os agricultores de boa vontade que forçará a melhoria de produtividade na vida agropecuária do estado e que atualmente andam entregues às baratas, sem nenhuma movimentação que venha provocar uma melhor disposição do homem para exercer sua tarifa agrícola?

Ah, meus grandes chefes cheios de aventuras milagrosas, fiquem sabendo que não conseguirão milagres com palavras ocas, mas é com o desejo de trabalhar com afinco e mostrar a todos que o Ceará será um Estado produtivo como são os estados de outras regiões do Brasil, já que se engrandecem com muito trabalho e amor a terra comum.

Queremos lembrar ao pessoal da Ponta da Serra: esse distrito foi quem mais se beneficiou no Crato. Tudo isso conseguiu no decorrer dos tempos. Esse distrito deve ser grato ao Crato, pois temos como meta a palavra mágica e sublime, que é a gratidão.

Crato 23-02-2010

KUKUKAYA

É sempre bom relembrar e ouvir uma música boa.

ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE FORRÓ

Ontem estive na reunião da ASF - ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE FORRÓ, uma entidade que funciona em Fortaleza há pelo menos três anos. O local do encontro foi no KUKUKAYA, casa de shows já tradicional na capital cearense em apresentações de grupos e músicos do verdadeiro forró. Uma das melhores características da ASF é sem dúvida a valorização do autêntico ritmo nordestino que anda meio que deturpado, diante da proliferação de bandas e de músicas que só denigrem a imagem do povo cearense, com letras que incitam ao sexo, drogas, alcoolismo, violência, baixaria e desvalorização da mulher. O que a associação pretende é tão somente valorizar os músicos que dela participam, dando-lhes apoio e procurando divulgar os seus trabalhos de forma cooperativa e mostrando a qualidade de suas composições, sem a necessidade de requisitos totalmente fora do contexto do forró.
Estive lá a convite do artista NEO PI NEO, que é um dos diretores da ACF. Mas essa não é a primeira vez que estive por lá. Antes, participei das reuniões iniciais, no mesmo KUKUKAYA, sob a direção do Valtinho, que é o seu Presidente, e na ocasião estava lá o sanfoneiro SANTANA, de Juazeiro do Norte, que já participa de uma associação com as mesmas características na cidade de Recife.
Na reunião de ontem, uma ótima coincidência aconteceu. O encontro com João do Crato, que estava conhecendo a ASF e que, junto comigo, se prontificou em dar impulso a uma interiorização da associação através do Cariri. Então marcamos uma reunião para o Crato para a próxima semana, segunda ou terça-feira (mandaremos os convites para os interessados), com a presença de boa parte da diretoria da associação de Fortaleza. No momento, confirmaram as presenças: Valtinho (Presidente da ACF), Neo Pi Neo (Diretor) e outros integrantes da diretoria e sócios. Então desde já fiquem atentos, pois estaremos provocando esse encontro no nosso Cariri, para o lançamento da ACF-CARIRI, com o mesmo sentido que existe a associação em Fortaleza, ou seja, a valorização do verdadeiro forró, do qual temos orgulho de conhecer e de ser um dos ritmos que nos identifica.

O Carinho e a Amizade do Cariricaturas

Abraço do Cariricaturas

Bolo de Aniversário de Pêssego - para Edilma Rocha



Ingredientes


Pão - de - ló


7 ovos inteiros grandes

3 copos de açúcar

4 copos de farinha de trigo

1 copo de água filtrada

1 colher de fermento em pó

1 colher de chá de essência de baunilha


Calda para umedecer o bolo


1 copo de calda da lata de pêssego

1 copo de água filtrada

1 colher ( chá ) essência de pêssego


Primeiro recheio, creme paris de baunilha aveludado


3 gemas

5 colheres ( sopa ) amido de milho

5 colheres ( sopa ) açúcar

1 lata de leite condensado

1 litro de leite integral

1 lata de creme de leite com o soro

2 colheres ( chá) essência de baunilha


Segundo recheio:

2 latas de pêssego em calda picadas

1 lata por camada de recheio, são 2 camadas.


Cobertura

1 litro de creme de leite fresco batido em chantilly com 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá essência de baunilha.

Correio Musical - Para Edilma , com abraços do Cariricaturas !

24 de evereiro - Dia das fontes de água - Projeto água pra que te quero! - Poesia da Luz





Fotos : Nívia Uchôa

para Edilma - por Socorro Moreira


As meninas do meu tempo usavam

saias plissadas e mini-saias.

Faziam touca no cabelo,

e revelavam ao "diário" os seus segredos.

Cursavam o normal, e viviam no essencial.

Morriam de todas as curiosidades.

Esperavam o namorado no portão .

Choravam as tristezas, no travesseiro.

Escancaravam as janelas do coração...

O tempo de amar chegou

O tempo de casar passou

O tempo de viver ainda corre,

num ritual de buscas,

entre o amor e a saudade.
.
texto: socorro moreira
foto: nívia uchôa

Por Socorro Moreira

Dia de Bach
Baco !
Boca no copo
Água na fonte
Amor corrente
Flor de laranja
Cravo da ìndia
Cabelos negros
Madrugada chuvosa
Quarta solitária
Liberdade na tela
Escritos no ar
Portal da saudade !