Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 31 de março de 2010

A experiência física no acelerador de partículas - Por Celso Alvear

Vivemos a civilização da energia. A trilha da história daqui por diante passa por este assunto. Por isso resolvi fazer esta postagem um tanto longa para um blog e que trata de um fato relevante para a física da partícula e para o trato com altas concentrações de energia. Daí muitas respostas para o futuro tanto em termos de energia quanto da matéria. Matéria significa materiais e, portanto, tecnologia e esta progresso material (ou concentração de renda).

Trata-se da experiência feita nesta semana no espetacular Colisor de Hádrons em Genebra. O texto foi preparado, a meu pedido e exclusivamente para os blogs da região pelo Professor Celso Alvear, um físico téorico, com doutorado na Inglaterra e pós na Itália, autor de inúmeros ensaios sobre partículas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Amanhã publicarei uma pequena parte, também escrita por ele sobre ciência e religião. Isso é importante, dada a tendência de muita gente querer traduzir escritos regiliosos através de publicações científicas.

A notícia dos jornais:


GENEBRA - O Grande Colisor de Hádrons (LHC) bateu um novo recorde nesta terça-feira. O acelerador de partículas conseguiu produzir a colisão de dois feixes de prótons a 7 Tera elétron-volts (7 Tev), provocando cerca de 30 colisões nucleares por segundo. Estes choques - que atingem uma temperatura 100 mil vezes superior à do Sol - desencadeiam o surgimento da matéria. Seu estudo permitirá a solução de inúmeros enigmas, como a definição do que compõe 95% da massa do Universo.


O equipamento, cuja construção custou aproximadamente US$ 10 bilhões foi desligado nove dias depois de seu lançamento, em setembro de 2008, por problemas de superaquecimento. O reparo custou mais US$ 40 milhões e o LHC retomou suas atividades em 2009. No fim do ano o equipamento já havia atingido a marca de 2,36 Tev , se tornando então o acelerador de partículas de energia mais alta do mundo.


Dez dias atrás, dois feixes de partículas começaram a percorrer, em direções opostas, o túnel oval, a uma energia de 3,5 Tev (três vezes maior do que o recorde registrado anteriormente).


Objetivos da experiência:


* Recriar condições próximas a formação do universo (Big Bang), segundo as teorias hoje aceitas.
* Encontrar o bóson de Higgs que poderia explicar a origem da massa das partículas conhecidas.
* Explorar o conceito físico de super-simetria que exploraria o fato da matéria visível representar apenas 4% do universo. O restante consiste de 23% de matéria negra e 73% de energia negra.


O histórico da experiência e detalhes teóricos:


Nos últimos 100 anos, os cientistas tem aprofundado seus conhecimentos sobre os constituintes da matéria. Os primeiros passos vieram com as investigações de Thomson sobre o elétron ao final do século 19. Então, no início de 1900, Ernest Ruteford ejetou partículas alfa ( núcleos contendo 2 protons e 2 neutrons) em átomos de ouro a fim de sondar a estrutura do núcleo. Atualmente, os físicos usam aceleradores de partículas para levar estas partículas até velocidades próximas à velocidade da luz antes de colidi-las com outras partículas.


Esses aceleradores cresceram no laboratório e atualmente são construídas em enormes túneis subterrâneos do tamanho de uma pequena cidade. As energias das partículas permitem aos cientistas recriar as condições que existiam perto do início do Universo. Desta forma, eles são capazes de detectar algumas das partículas que existiam antes da ´sopa primordial´ do Universo ter esfriado suficiente de modo a permitir que essas partículas se ligassem para se tornar o que hoje encontramos na natureza. O uso destes aceleradores levou a descrição atual da estrutura de prótons e nêutrons baseado na teoria dos quarks, que os físicos desenvolveram para explicar a existência dos mesmos.

Como funcionam os aceleradores?


Em um acelerador linear, os elétrons passam por uma série de eletrodos. Para os elétrons serem mantidos acelerados eles devem estar sempre deixando um eletrodo negativo e em direção a um positivo. Por conseguinte, as tensões sobre os eletrodos têm de ser mudadas assim que os elétrons passam por cada um deles, ou seja, B tem que se tornar negativo em relação a C e assim por diante.



Os elétrons estão viajando perto da velocidade da luz (300,000 km/s). Assim, as tensões devem ser trocadas muito rapidamente. A frequência da tensão alternada é de algumas centenas de kilohertz (uma freqüência de rádio). Observe que eletrodo D está a uma distância maior do eletrodo B. Isso ocorre porque os elétrons estarão mais rápidos no tempo que eles atingirem D. Então, se eles vão levar o mesmo tempo entre C e D, o percurso tem que ser mais longo.


O maior acelerador linear de Stanford, na Califórnia no E.U.A.. tem 3 km de comprimento e possui uma tensão de aceleração eficaz de apenas 30 de GV (trinta mil milhões de volts). Para obter mais aceleração os aceleradores deveriam ser gigantescos. Vamos ver como podemos acelerar (e manter aceleradas) partículas em um síncrotron usando uma distância muito menor.

Síncrotrons:


Síncrotrons são atualmente os aceleradores de partículas usados para a colisões de alta energia. Eles são extremamente flexíveis em suas aplicações. Elas podem ser usadas para partículas positiva ou negativa e para matéria e antimatéria.


O princípio do síncrotron é bastante simples - embora sua implementação não seja tão simples. A luz síncrotron é como um acelerador linear, que foi torcido em um círculo, formando uma espécie de forma de rosca. As partículas carregadas são forçadas a girar devido a ação de campos magnéticos perpendiculares a trajetória do feixe.

Cada vez que os prótons vão ao redor do círculo, os eletrodos os aceleram (assim como em um acelerador linear). As tensões sobre esses eletrodos têm que ser trocados constantemente ao longo de modo que os prótons estão sempre viajando de um eletrodo positivo para uma imagem negativa . No entanto, a taxa na qual as tensões são trocadas não pode ser constante. A medida que os próton são acelerados, eles gastam menos tempo entre os eletrodos. Assim as tensões têm que ser trocados mais rapidamente. Além disso, o campo magnético tem que ser maior porque uma maior força é necessária para manter os elétrons mais rápidos na mesma órbita.


Tanto o aumento da freqüência da tensão e aumentar o campo magnético têm de ser sincronizados com os prótons de alta velocidade. Assim, este acelerador é chamado um síncrotron.


A busca por novas partículas:


O objetivo de aceleradores de partículas é sondar mais profundo e mais profundo no assunto. Às vezes, os pesquisadores estão tentando encontrar novas partículas que têm sido propostos pela teoria. Quando as partículas de alta energia colidem em um acelerador, eles se quebram e formam novas partículas .

Os físicos monitoram as trajetórias das partículas que são produzidas na região das colisões .



Observe que algumas das faixas são curvas. Estas são as faixas de partículas carregadas que se movem através de um campo magnético. A partir da curvatura das pistas, os físicos podem detectar os diferentes tipos de partículas. Eles podem então deduzir quais partículas fizeram as outras trajetórias. Às vezes, eles têm de realizar milhares de experiências antes da colisão desejadas acontecerem. Eles usam computadores para analisar os resultados e descartar aquelas que não mostram nada de novo.


Uma das razões para a utilização de grandes quantidades de energia é tentar transformar essa energia em novas partículas massivas. No início do século 20, Alberto Einstein mostrou que massa e energia são equivalentes e estão relacionadas pela equação E = mc2


Quando duas partículas colidem entre si, eles vão quebrar e muitas vezes formam novas partículas. Surpreendentemente, as novas partículas podem às vezes ter uma massa maior que as partículas originais. Isso acontece porque parte da energia da colisão se tornou parte da massa das novas partículas.


Isto é como disparar um ovo contra um outro e produzir um omelete de três ovos (as energias combinadas cinética dos ovos teria de ser enorme - o equivalente à massa de um ovo extra multiplicado pela velocidade da luz ao quadrado - cerca de 10 16joules ).


Por exemplo, a teoria da força fraca inclui partículas chamadas partículas de campo W. Estas partículas têm uma massa cerca de 90 a 100 vezes a de um próton. Na natureza, elas existem como partículas virtuais por um tempo extremamente curtos durante um decaimento beta (quando um nêutron se transforma em um próton). O desafio para os físicos, foi para tentar criar estas partículas como partículas reais em um acelerador. Eles fizeram isso colidindo prótons com antiprótons usando enormes energias.


Utilizando alvos se movendo em direções opostas, eles foram capazes de aumentar a energia da colisão. Assim, na analogia de ovo, se a energia dos ovos é dobrada então seria possível produzir uma omelete de quatro ovos.


A energia cinética na colisão teve de ser equivalente à massa-energia das partículas W. Eles conseguiram produzir W (e Z) partículas no início de 1980. Isto confirmou a teoria de que havia previsto sua existência e para uma melhor compreensão da física de partículas.


A razão pela qual se busca uma energia tão grande no LHC é porque agora eles estão em busca de uma partícula muito mais evasiva.


O boson de Higgs:


O bóson de Higgs foi predito primeiramente em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs, trabalhando as idéias de Philip Anderson. O bóson de Higgs é uma partícula elementar escalar com massa entre 115 e 150 GeV/c2 , sendo a única das partículas, previstas pelo modelo padrão da física, ainda não detectada até o momento.


(O modelo padrão da física de partículas é uma teoria que descreve as forças fundamentais fortes, fracas, e eletromagnéticas, bem como as partículas fundamentais que constituem toda a matéria. Desenvolvida entre 1970 e 1973, é uma teoria quântica de campos, consistente com a mecânica quântica e a relatividade especial. Para demonstrar sua importância, quase todos os testes experimentais das três forças descritas pelo modelo padrão concordaram com as suas predições)


Sua detecção experimental poderia explicar a origem da massa no universo. O bóson de Higgs explicaria a diferença entre o fóton, sem massa, que media o eletromagnetismo, e os bósons massivos W e Z que mediam a força fraca. Caso ele exista, terá um efeito enorme no nosso mundo. Até hoje, nenhuma experiência detectou diretamente a existência do bóson de Higgs, mas já existe alguma evidência indireta de sua existência.

Musa

Não peço a deus um tostão
mas confesso já chorei
por seu corpo

nunca vem,
nunca se desencanta
da rachadura da parede.

Perdi minha moeda faz tempo
desde então a mesma montanha
sobre o teto.

Um peso horrível,
uma assombração.

Seu perfume bebo todas as manhãs
penso que é água mas é das nuvens.

Seu rosto é redondo ou oval
um ovo de páscoa na poncheira.

Seu colo lânguido fugidio
para não esquecermos
Casimiro de Abreu.

Eu me planto na varanda
olhando novas andorinhas
com seus gravetos nos bicos
atentas às minhas rugas da testa.

"tão moço, mas já tem 44..."

Não sei o que essas andorinhas
nesta hora da noite têm a ver
com meu silêncio
e com minhas rugas.

Estou envelhecido,
certamente.

Mas as musas não, ora.
Suas saias esvoaçantes.

Seus collants,
ocasiões especiais.

Seus batons,
bem, seus batons
são demais.

Passagem

Sinceramente o duende
meteu-se floresta adentro.

Encantou-se.

Aquele odre de vinho
aquela longa fileira
de açúcar

aqueles uivos
aquelas vidraças quebradas

distante dos meus olhos
toda epifania triste.

Assopro para longe a formiga
sem que lhe afogue a alma
na privada.

Basta que o vento
ensine ao seu frágil abdome
cuidado com os azulejos do banheiro.

"Sonho Domado" - Thiago de Mello

Sonho Domado

Sei que é preciso sonhar.

Campo sem orvalho,
seca a frente de quem não sonha.

Quem não sonha o azul do vôo
perde seu poder de pássaro.

A realidade da relva
cresce em sonho no sereno
para não ser relva apenas,
mas a relva que se sonha.

Não vinga o sonho das folhas
se não crescer incrustado
no sonho que se fez árvore.

Sonhar, mas sem deixar nunca
que o sol do sonho se arraste
pelas campinas do vento.

É sonhar, mas cavalgando
o sonho e inventando o chão
para o sonho florescer.

Biografia
Thiago de Mello é o nome literário de Amadeu Thiago de Mello, nascido a 30 de março de 1926, na cidade de Barreirinha, no coração do Amazonas. Em Manaus, capital do Estado, fez seus primeiros estudos. Mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ), onde cursou a Faculdade de Medicina até o quarto ano. Acabou optando por deixar os estudos médicos e dedicou-se à poesia.


Conhecido internacionalmente por sua luta em prol dos direitos humanos, pela ecologia e pela paz mundial, o autor foi perseguido pela ditadura militar implantada no Brasil em 1964. Foi obrigado a deixar sua terra, tendo se exilado no Chile, até a queda de Salvador Allende. Seus trabalhos foram publicados no Chile, Portugal, Uruguai, Estados Unidos da América, Argentina, Alemanha, Cuba, França e outros mais. Traduziu para o português obras de Pablo Neruda, T. S. Elliot, Ernesto Cardenal, César Vallejo, Nicolas Guillén e Eliseo Diego.

Algumas obras do autor:
Poemas: Silêncio e Palavra, 1951 Narciso Cego, 1952 A Lenda da Rosa, 1956 Vento Geral, 1960 (reunião dos livros anteriores e mais dois inéditos: Tenebrosa Acqua e Ponderações que faz o defunto aos que lhe fazem o velório)Faz Escuro, mas eu Canto, 1965A Canção do Amor Armado, 1966Poesia comprometida com a minha e a tua vida, 1975Os Estatutos do Homem, 1977 (com desenhos de Aldemir Martins)Horóscopo para os que estão Vivos, 1984Mormaço na Floresta, 1984Vento Geral – Poesia 1951-1981, 1981Num Campo de Margaridas, 1986 De uma Vez por Todas, 1996


Prosa:Notícia da Visitação que fiz no Verão de 1953 ao rio Amazonas e seus Barrancos, 1957A Estrela da Manhã, 1968;Arte e Ciência de Empinar Papagaio, 1983Manaus, Amor e Memória, 1984Amazonas, Pátria da Água, 1991 (edição de luxo, bilíngüe (português e inglês), com fotografias de Luiz Cláudio Marigo).Amazônia — A Menina dos Olhos do Mundo, 1992O Povo sabe o que Diz, 1993Borges na Luz de Borges, 1993.

Discos:Poesias de Thiago de Mello, 1963Die Statuten des Menschen. Cantata para orquestra e coro. Música de Peter Jansens, 1976Thiago de Mello, Palabra de esta América. Casa de las Américas. La Habana, 1985Mormaço na Floresta. Locução do autor, 1986Os Estatutos do Homem e Poemas Inéditos, 1992.

Imagem
Google Imagens
http://www.releituras.com/tmello_menu.asp

UM HOMEM CHAMADO JESUS por Rosa Guerrera





Um dia, um homem se dispôs a cumprir uma missão. A maior missão de amor e de verdade que até hoje o mundo conheceu.
E muita gente não aceitou sua proposta em construir nos mínimos detalhes uma passagem para que o amor sempre prevalecesse.
E foi zombado, caluniado, preso e crucificado. Mas por onde andou, onde pregou a sua Missão, todas as suas sementes lentamente se espalharam, germinaram, e brotaram muitos e muitos frutos.
E assim, depois de morto, esse Homem conseguiu o milagre da ressurreição desse amor que tanto pregou aos mais endurecidos corações.
Já se vão dois mil anos que isso aconteceu! E infelizmente o sofrimento e a angustia ainda perduram em muitos corações sem Fé .
Talvez por isso tenha sido escolhida uma data no calendário para que se festeje a Páscoa!
Não essa Páscoa com coelhinhos e ovos, não essa Páscoa com envios de cartões coloridos e votos repetidos. Mas a Páscoa Ressurreição. A Páscoa que traz no seu verdadeiro significado, a finalidade de fazer renascer em todos os corações o amor abafado, a amizade e o companheirismo necessário a uma vida melhor e mais digna.
Que juntos possamos pensar melhor no sentido da missão Daquele Homem que não relutou em dar a sua própria vida para a construção de um mundo com mais VERDADE e mais Amor!
Um homem chamado Jesus!


Pensamento para o Dia 31/03/2010



“Atualmente, busca-se a educação para garantir um meio de subsistência. O empenho de muitos pais e filhos é para o aprendizado de algumas habilidades que resultem em um bom emprego em uma empresa, com um salário decente. Evidentemente, o homem precisa viver, e viver confortavelmente. Assim, é necessário que se domine alguma habilidade. Mas o homem precisa de coisas muito mais gratificantes, muito mais essenciais do que conforto. Ele deve ter fé em si mesmo para que possa respeitar a si mesmo. Essa confiança no Eu Superior (Atma Vishwasa) encontra-se na origem do contentamento.”
Sathya Sai Baba

COMPOSITORES DO BRASIL


ZÉ CLEMENTINO

Por Zé Nilton

Um dos sites mais respeitados sobre MPB – o Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira – deixa a gente querendo saber mais sobre nosso ilustre vizinho, ali de Várzea Alegre, o compositor José Clementino do Nascimento Sobrinho, ou como todo bom artista que não tem medo de cair na boca do povo, e de ver seu nome pichado no muro da popularidade, assume-se como Zé Clementino, assim como Francisco Buarque de Hollanda igualmente se assume como Chico Buarque.

Pois bem, quase não se fala do valor desse menestrel da terra do arroz, responsável pela volta à sonoridade de um dos maiores artistas da música brasileira de todos os tempos, o insubstituível Luiz Gonzaga.

O grande Zé Clementino nasceu no sítio Juzeirinho, distrito de Canindezinho, no município de Várzea Alegre, no dia 02 de fevereiro de 1936.

Morou em Crato quando trabalhou na agência local do INSS. Por aqui o compositor sem dúvida desenvolveu sua maestria na arte de letrista e compositor nos encontros com o (do banco) Hildelito Parente e o folclorista Correínha.

Uma vez, lá pelos meus 16 anos, contínuo de “A Cratense”, de Euclides Francelino de Lima, estive frente a frente com Zé Clementino, quando este fazia um jovem experimentar uma sanfona de 120 baixos. Estava acompanhado do Sr. Hélio Barros, irmão de dona Neném Barros, esposa do Sr. Euclides. Nunca me passou pela cabeça ter atendido o homem que mais tarde praticamente reabilitou para a vida artística o excelente Luiz Gonzaga.
Mais de 200 músicas gravadas, eis o acervo de Zé Clementino. Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino (de quem era amigo de Lindolfo), Zé Nilton, o forrozeiro... e muitos novatos da MPB gravaram suas músicas.

Lembro-me do Padre Vieira, outro ilustre varzealegrense, dizer da simpatia e da singularidade musical de Zé Clementino. A música “o jumento nosso irmão” concretizou o sonho do padre mestre em criar a confraria do jumento. Grandes autoridades foram agraciadas com títulos do “CLUBE MUNDIAL DOS JUMENTOS – PRIMA COCHEIRA IGUATUVINA”, criado pelo magnífico Pe. Antonio Vieira. Um diploma em latim subscrevia a status do agraciado numa sequencia que ia de asinus minor, a asinus medius chegando a asinus máximo. Dizia o texto do diploma:

“Ego, Pater Antonius Vieira, Primus et Maximus Fundator et Praesidens Clubis Jumentorum, admitto, ut Frater in Cocheira Nostra Iguatuvina, Jumentum... (o nome do agraciado) post accuratum examem suas qualitates asininas et jumentinas. Etiam concedo jus universale et aeternum pascendi, ornejandi, excoiceandi, atque vacandi per totum territorum brasiliense, sine bronca aliorum animalium. Datum et passatum, ad perpetuam rei memoriam, in nostra iguatuvina civitate, anno MCMLXVI”.

Sábios e loucos esses varzealegrenses de hoje e de sempre.

Nesta quinta feira vamos homenagear o grande compositor brasileiro Zé Clementino, apresentado pelo seu conterrâneo, o folclorista e diretor de um dos blogues mais visitados do Cariri, o Blog do Sanharol, afiliado do Blog do Crato, Antonio Alves de Morais, ao mesmo tempo em que ouviremos um pouquinho de seus grandes sucessos, na sequencia:

Estou roendo sim, de Zé Clementino, com Trio Nordestino
Eu sou do banco, de Zé Clementino e Hildelito Parente, com Dominguinhos.
Não deixo não, de Zé Clementino, com Trio Nordestino.
O jumento nosso irmão, de Zé Clementino e Luiz Gonzaga, com Luis Gonzaga.
Capim Novo, de Zé Clementino, com Luiz Gonzaga
Chinelo de Rosinha, de Zé Clementino, com Trio Nordestino.
Contrastes de Várzea Alegre, de Zé e Paulo Clementino, com Luiz Gonzaga.
Fazenda corisco, de Zé Clementino, com Dominguinhos.
Xote Dos Cabeludos, de Zé Clementino, com Luiz Gonzaga.
Mais uma dose pros cabeludo, de Zé Clementino, com Zé Nilton
Contrastes de Várzea Alegre, de Zé Clementino, Luiz Gonzaga.

Quem ouvir, verá!
Programa: Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Todas as quintas de 14 às 15 horas
Apoio Cultural: CCBN.

Caldeirão das Artes



Hoje, dia 31 de Março, as 20 horas, na comemoração de aniversário de 10 anos do Teatro do SESC Emiliano Queiroz, será apresentado o espetáculo convidado “Navalha na Carne” (SP), dramaturgia de Plínio Marcos com Gero Camilo, Gustavo Machado e Paula Cohen

Após o espetáculo, às 22 horas, teremos a festa de aniversário de 10 anos do Teatro SESC Emiliano
Queiroz com coquetel e show do grupo Dona Zefinha.

Entrada Franca!!!

Reflexo
- Claude Bloc -



Revejo-me no teu olhar
uma e outra vez
tento procurar-me
em ti
mero reflexo de mim mesma.

Quem sabe eu não seja para ti
o que eu gostaria de ser
aquela por quem gritas de desespero
e que te percorre nas veias.
quem sabe?

Talvez, talvez, quem sabe
eu seja para ti,
apenas
aquilo que eu me vejo em ti,
esse simples reflexo,
um simples reflexo de mim mesma.


Claude Bloc

La Fontaine - Colaboração de Glória Pinheiro

Jean de La Fontaine (1621-1695) nasceu na França, numa família que não chegava a ser rica, mas tinha posses. O pai queria que ele fosse advogado. Mas alguns mecenas (homens ricos e nobres que patrocinavam os artistas) se interessaram por ele. Assim, La Fontaine pode se dedicar a carreira literária. Os livros de literatura adulta não sobreviveram. Suas fábulas, entretanto, escritas em versos elegantes, deram-lhe enorme popularidade. "Sirvo-me dos animais para instruir os homens", dizia. Os animais simbolizavam os homens, suas manias e seus defeitos.

La Fontaine reeditou muitas das fábulas clássicas de Esopo, o pai do gênero. Da vida de Esopo, pouco se sabe. Provavelmente viveu na Grécia no Século VI a.C.. Ele seria escravo, corcunda e gago. Teria sido executado por haver cometido o crime de blasfêmia. Suas fábulas são curtas, bem humoradas e trazem sempre uma moral no final.

As mais famosas são: "A gansa dos ovos de ouro" (e não a galinha), e "A lebre e a tartaruga".

A reunião geral dos ratos

Uma vez os ratos que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma reunião para acabar com aquele transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados. No final, um rato jovem levantou-se e deu a idéia de pendurar uma sineta no pescoço do gato, assim, sempre que o gato chegasse perto eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo. Todo mundo bateu palmas. O problema estava resolvido. Vendo aquilo, um rato velho que tinha ficado o tempo todo calado levantou-se de seu canto. O rato falou que o plano era muito inteligente, que com toda certeza as preocupações deles tinham chegado ao fim. Só faltava uma coisa: quem iria pendurar a sineta no pescoço do gato?
Moral: Inventar é uma coisa, fazer é outra.


Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/

Filó Machado



http://www.filomachado.com.br/

Compositor, instrumentista, cantor, arranjador e produtor.
Nascido em Ribeirão Preto em 3 de fevereiro de 1951.
Aos dez anos começou a atuar em grupos de baile, como New Boys, Acadêmicos de Marília, Birutas do Ritmo e Conjunto Icaraí.

Fez turnê por todo o Canadá com o show "Rendez-vous Brésil Cuba" ao lado de Jane Bunnet, Celso Machado, Hilário Duran, Carlito Del Puerto e Larry Crammer.
Em 1997 assinou a direção musical e os arranjos do CD "Vocalise" do grupo A Três, com produção de Jun Itabashi (Bossanovalogia). Também produziu e fez arranjos do CD "Num Tom Delicado", de Bia Mestriner.

Em 2004 dividiu o palco do Sesc Pompéia com Johnny Alf, Alaíde Costa, Carmem Costa e José Domingos num show em homenagem à "Noite Paulista".
Acaba de lançar pela gravadora Maritaca, com produção de Léa Freire, o CD "Jazz de Senzala", com as participações de Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Théo de Barros, Teco Cardoso, Vinicius Dorin e Thiago do Espírito Santo, além da própria Léa Freire.
Em 2005 lançou pela gravadora Lua Music em parceria com a cantora Cibele Codonho o CD “Tom Brasileiro”. Fez uma tournée pelo Japão, se apresentando nas cidades de Tókio, Nagoya, Osaka, Yamagata, Rathinohe.
Em 2006 Filó Machado volta a fazer uma tournée ao lado de Tetsuo Sakurai (baixista do Cassiopéia) por várias cidades do Japão. Em seguida, se apresentou encerrando o Festival Internacional de Quito, Equador, no mesmo Festival se apresentaram John Arbecombie, Rosa Passos e Nico Wayne.

Nicodemos coleciona nuvens , e isso é maravilhoso ! - por Socorro Moreira


Nicodemos coleciona nuvens .... Ah, se eu soubesse disso um pouco antes de hoje!
Tenho tantas na memória , e posso vê-las , nas viagens interiores .Imagens fugazes, que a gente não procura ... Surgem do nada , e se desmancham, antes que possamos retratá-las . Meu olhar sempre se perdeu entre elas . Esse costume foi se firmando até compor um filme de longa metragem.Os personagens humanos, mitológicos, flores, animais são inonimados, mas totalmente animados por condições inexplicáveis.
Quer saber? Eu vejo você , o tempo todo, nas nuvens do meu céu!
Nas tardes de mormaço eu te sopro devagar ; nos dias azuis , ensolarados, eu te chamo baixinho; e nos dias bonitos pra chover, eu espero o relãmpago e a chuvarada dos teus pensamentos, que às vezes me alcançam, mesmo quando não conhecem o endereço do meu ninho.
Tenho uma coleção de nuvens, como o Nicodemos , e nelas encontro sempre o teu sorriso, e uma palavra, nos escritos, que eu teimo em descobrir a língua.

A madrugada de ontem - por Socorro Moreira

A prosa foi crescendo, crescendo, despropositadamente, e desejou ser manhã. Pediu café pra não adormecer pensamentos. Uma roda pequena de grandes figuras : Nocodemos, Rogério, Gaby, Dihelson , Aucy, e eu na escuta , interferindo com lembranças musicais , e um tom de desafino. É que viajo , e me acho, nas discussões que me embalam.
Olha que parecia uma lombra de vinho, de wisque de um ópio qualquer, imaterial. Todo mundo no café com bolo, e as conversas conectadas com o resultado dos nós.
daria pra reproduzir ou comentar, se eu pudesse tocar essa canção que continua omissa e misteriosa.

Alô, alô pessoal... O dia já começou. Tem lasanha gelada , que a noite do ontem deixou.
Zé do Vale, Claude, Magali e Carlos ( tão perto da gente)... Por que o encontro nunca pode ser com toda gente ?
Em Julho ? Oxalá !

Correio Musical

O encontro de Sofia com o mundo - por José do Vale Pinheiro Feitosa

O olhar de Sofia contém o movimento do mundo. Quando fazemos algo e rapidamente ela se vira seus olhos dizem de contradições, misturas, sínteses e uma doçura misturada a uma curiosidade quase perplexa. Têm tanto brilho aqueles olhinhos pretos que desmancha todos os conceitos e preceitos sobre a vida. Tipo assim o preto como opositor do branco ou representante do escuro que contradiz o brilho.

É a forma de Sofia se encontrar no mundo. Que não é a mesma coisa de ela viver. Este é a mistura entre nós e o mundo. Já se encontrar no mundo é a forma de nos identificarmos como algo próprio. Não se trata apenas da individualidade solitária, mas da individualidade ao encontro do mundo e suas circunstâncias.

Sofia e penso que todos, têm um modo de se encontrar no mundo. Este modo se compõe de ligações permanentes que ao mesmo tempo em que nos conecta ao mundo, nos promove o desejo de modificá-lo. É o encontro de canal duplo, um que vai ao encontro do mundo como ele e outro que extrai do mundo o que ele poderia ser de diferente.

Por isso mesmo os conceitos, as normas e as visões são todos mutantes ou objetos misturados de outros. E quando Sofia nos dirige o olhar tudo isso se encontra nele. Esta fluidez da sentença. Aquele derreter do juízo final. E tudo isso já embutido do próprio amolecimento do que se diz. Mas mesmo assim não retornaria ao estado de solidez. De congelamento permanente no cosmo.
Mas o que faz Sofia se encontrar no Mundo? Agora e pode ser que por outras vias com pessoas distintas. Pois bem, falando de agora, este encontrar-se no mundo de Sofia é a mãe e o pai. Esta com maior intensidade. Afinal é no útero da mulher que o indefinido se define. Que ele se torna parte do mundo, ou melhor, se encontra no mundo.

A primeira ponte verdadeira entre Sofia e o mundo foi seu cordão umbilical com a mãe e desta com o mundo em geral. Mas considere-se que ambas, mãe e filha, já se encontravam no mundo nesta fase. Este mesmo cordão que depois se transpôs ao peito, à mamadeira, às mãos que limpam e ao colo que aquece.

Ontem à noite este simbólico do encontrar-se no mundo de Sofia se pôs em prática. Ela, nos braços do avô, choramingando: mamãe, mamãe, papai, papai. Sofia agasalhada ao colo do avô, ali adormecia, mas acordava em busca do seu encontrar-se no mundo.

Para os meus amigos poetas ... - por Socorro Moreira

Notívagos irmãos, a madrugada nos clama , e nos agrega , num verso não dito, desfazendo todos os malditos pensamentos de solidão e esquecimento.
Gosto quando o sono me domina, e toma conta do meu corpo... Entro num campo literalmente onírico , onde o real deixa de ser, e o imaginário encontra razão pra viver.
Mas, até nessas circunstâncias diárias não me pertenço, p0rque me entrego aos encantamentos. E o meu coração " uruculado" , volta a bater descompassado...
Tem gente que é um céu e um punhado de estrelas, no nosso sentimental. Tem gente que nos fantasia de lua, sendo o sol da meia-noite ... É flor , em todos os momentos , mesmo doando a semente do amor.
Nem vou reler o que escrevi, pois meu lado babaca se esconderia ... Claro !
Ontem ouvi de Nicodemos uma frase mágica, que completei numa impulsiva sintonia :
"Não desnude o platonismo do meu amor "cratônico". A poesia reina , gosta de uns bocados de versos extras... Do contrário, me limitaria a não ter nenhum dos sentidos, exceto o próprio sentir perpetuário !

Se um dia eu me achar no limbo das almas perdidas, quero achar por lá : Zé do Vale, Domingos, Claude, Nicodemos... e os poetas amigos, que descobri por cá !

Nesse 31 de março, deixo o meu sentimento revolucionário , porque aprendi a não parar de navegar .

"Abraço apertado, suspiros dobrados... "

Help.

Programa Instrumental & Qual - O Som da Terra nº 7 recheado de sons brasileiros


Todas as quartas-feiras, das 14 às 15 horas, os aficionados por música instrumental têm encontro marcado com o Instrumental & Qual – O Som da Terra, programa especializado no ramo, cuja característica é a diversificação no tocante a gêneros, ritmos, tendências e origens. Mas, cada vez mais, o programa dá destaque à música brasileira por acreditar na excelência dos compositores e músicos aqui surgidos. Das quinze músicas selecionadas para o programa desta quarta, dia 31 de março, nada mais nada menos do que onze são brasileiras ou executadas por músicos brasileiros. Isso é apenas um dos sintomas que indicam que a música brasileira é uma das mais ricas e apreciadas do mundo.

Salve o Brasil! Salve a música brasileira!


Roteiro musical

1. Abertura: Head For Backstage Pass (Wilbur Bascomb), com Jeff Beck
2. Honeysuckle Rose (F. Walter e A. Razart), com Toots Thielemans
3. Saudade da Bahia (Dorival Caymmi), com Raul de Barros
4. Mestre Bimba (Luiz Eça, Bebeto e Hélcio Milito), com Michel Legrand
5. La Mer (C. Trenet e Bretton), com Ray Conniff
6. Pedacinho do Céu (Waldir Azevedo)
7. La Cumparsita (Paulo Moura)
8. Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), com Orquestra Tabajara
9. Água de Beber (Tom Jobim e Vinícius Moraes), com Quarteto Maogani
10. Perto do Céu (Ulisses Rocha)
11. Amigo (Lula Cortes e Lailson)
12. O Passeio da Boa Vista (Dado Villa-Lobos e Renato Russo), com Legião Urbana
13. Malacaxeta (Pepeu Gomes), com Pepeu e Armadinho
14. Maria Bonita (Agustin Lara), com Orquestra Super OARA
15. Encerramento: Mr. Funky Samba (Jamil Joanes), com Banda Black Rio

O programa Instrumental & Qual é transmitido às quartas-feiras, 14 horas, pela Rádio Educadora do Cariri AM 1.020 e Internet (cratinho.blogspot.com), e retransmitido pela Web-Rádio Chapada do Araripe (http://www.chapadadoararipe.com/), às sextas-feiras, 21 horas.

Fique ligado!

Ficha Técnica
O programa Instrumental & Qual – O Som da Terra é uma produção das Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA) e revista virtual Cariricult, com apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste em parceria com a Rádio Educadora do Cariri AM 1.020.
Redação e programação musical: Luiz Carlos Salatiel, Dihelson Mendonça e Carlos Rafael Dias.
Apoio logístico: Guilherme Farade e Amilton Som - CDs, DVs e Acessórios.
Apresentação: Carlos Rafael Dias.
Operador de Áudio: Iderval Silva.
Operador de transmissão: Iran Barreto.
Gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri: Lenin Falcão.
Diretor da Rádio Educadora do Cariri: Geraldo Correia Braga.

Acordando - a Domingos Barroso por José do Vale

Que no primeiro tremor dos cílios,
Assim que os ruídos vierem do exterior,
E as luzes já forem deste mundo,
Eu queria ser como o Domingos Barroso.

Acordado,
E declarando ao mundo que nada tenho,
Nem posses, troços, paredes e telhados.

O teu sorriso não é meu,
Este colorau do teu coração também,
Nem a placenta da minha embriogênese.

Sabe aqueles minutos de loteria,
Que pingam chances remotas,
Estão no cesto da posse pública.

Pois como dizia,
Eu queria ser como Domingos Barroso,
Dizendo-me desprovido de posses.

Só para poder falar de tudo,
Do silêncio e segredo do relicário,
Do vazio que nem mundo o é.

Nem experiências para descobrir o Big-Bang.