Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dor de amor- por Socorro Moreira



dor de amor não mata
está no choro e no riso
(sem masoquismos).

Impossível amar
sem aperto no peito...

coração lato ,
seja abençoado !

depois de lamber a ferida
a gente transcende,
e ama de novo,
até doer na alma

Há um prazer místico e erótico
nesse processar divino,
tão humano...
um sentimento epidérmico,
que deixa cascas na alma.

Aquele Abraço ! por João Marni

A pouco menos de três meses das eleições municipais de outubro próximo, já estou com os tímpanos prejudicados face ao barulho da propaganda nos veículos, quer seja pelo volume do som, seja pela péssima qualidade apelativa das mensagens em paródias de sucessos populares, canal em que os candidatos tentam fazer mágica, incorporando os ídolos musicais do povão.

A poluição visual também já incomoda, com tanta gente sacudindo bandeiras nas esquinas e praças, sol a pique, não por empenho com o partido ou com seus representantes, não por uma preocupação com o destino da comunidade, mas tão somente por uns trocados, à falta de ocupação trabalhista. Imagino quando chegar a vez da rede televisiva! Não posso deixar de registrar também a feiúra de muros pincelados com credenciais dos pretendentes, com a permissão dos proprietários, de olho num “favorzinho”. É para engulhar! Difícil é reconhecer quem de fato está bem intencionado em meio ao fumacê de candidatos, muitos já “cremados” pelo Tribunal Superior Eleitoral. Tudo isso sem falar nos incômodos tapinhas nas costas, mãos nos ombros, no sorriso há muito esquecido e agora ressuscitado e nas frases ensaiadas, que insultam nossa inteligência. Por que não fazem debates?

Abraçam-se pessoas por amizade, solidariedade, gratidão, pelo reconhecimento de um talento, nos parabéns pelo aniversário, por paixão, nas vitórias e nas derrotas... Mas permitimos que nos abracem também aqueles que destroem sonhos, esperanças e o futuro dos nossos filhos. Precisamos urgentemente reconhecer e refutar o abraço do “tamanduá sem bandeira”, sem compromisso com sua cidade e com sua gente, pois tem olhos apenas para si, um coração que nunca chora e bolsos que nunca enchem! Muitas vezes nos esquivamos de doces e sinceros abraços de pessoas genuinamente boas mas que, simples que são, não carregam nenhum logotipo. Adoramos marcas, grifes, é um defeito próprio da espécie e bem que podíamos nascer já com um “abraçômetro” com alarme e tudo, mas tal dispositivo poderia trazer mais desconforto às mães! É provável então que Deus nos tenha feito assim mesmo, para que aprendamos com a prática. Ainda há tempo!

É evidente que o exercício da cidadania na democracia é o melhor caminho para que possamos escolher bem nossos representantes, ter neles a confiança que temos, por exemplo, no barbeiro com sua navalha enquanto cochilamos em sua cadeira! Precisamos valorizar nosso ombro, lugar sagrado, onde dormem nossos filhos, onde repousa a face do nosso amor... Não é base ou trampolim para mãos sujas. Escolhamos os postulantes como escolhemos os amigos: sem imposição, apenas pela confiança, após a leitura de sua história de vida!

Está na urna, com o voto responsável, a redenção de um povo!
No momento da votação, diga para si mesmo: Este é pelo Crato!

Aquele abraço!

Cacá Araújo- Teatro

Colaboração de Edmar Cordeiro

TESTAMENTO DE UM IDOSO COM ALZHEIMER

Da obra de Lilian Alicke

Anexo ao meu testamento, pelo qual lego a meus filhos e a minha família, a minha vontade de viver, o meu amor a Deus e a toda a sua criação.

Eis que me permito deixar um pedido:

Se, porventura, em meu cérebro a senilidade penetrar sorrateiramente; a demência se infiltrar inesperadamente; o esquecimento, a falta de lucidez e a confusão se instalarem, por favor, lembre-se disto:

Eventualmente, ainda tenho uma vaga ideia de minha identidade.

Gosto de ser chamado pelo meu nome; aquele que meus pais me deram.

Posso ainda saber onde estou e com quem estou.

Faço ainda questão de usar aquele tipo de sapato que usei em toda a minha vida; a roupa do estilo que sempre preferi.

A roupa dos outros, colocada em mim, me entristece.

A falta de atenção em me ajudar, na higiene pessoal, me traz ansiedade.

A comida de um estilo que não conheço, não me apetece.

As fraldas, de vez em quando, me incomodam; além de me deixarem envergonhado.

Gostaria, às vezes, de caminhar para espairecer e ver a natureza; de receber visitas e lembrar que sou importante; um abraço; um beijo...

E saber que ainda alguém tem afeto por mim.

A falta de interesse está além do meu controle.

A falta de jeito me é inexplicável.

Meu esquecimento me deixa traumatizado.

Tenho dores que, às vezes, não consigo contar.

Meu olhar vago, não reflete o que sinto.

Se não dou um abraço é por que meus braços não me obedecem.

Se não te dou um beijo é por que meus lábios não sabem mais o que fazer.

E se não te digo que sou grato por sua dedicação e seu amor é por que a ponte se partiu e eu perdi o caminho que me levaria a compartilhar com você os meus sentimentos.



Um ser que envelhece.



Site: As fases da doença de Alzheimer

Mariana Fulfaro – Terapeuta Ocupacional (ver vídeos)

Recado de Elvis Pinheiro

Olá!

Estou com novidade na área: A partir do dia 04 de setembro estarei com mediação dos filmes, também, no Centro Cultural BNB!

E lá tem alguns detalhes que vão fazer a diferença em relação ao que já venho construindo no CINEMATÓGRAPHO e no CINEMARANA:

1º) O ambiente vai ser de auditório, para garantir um clima de cineclube e não de cinema;
2º) Lá, temos capacidade para, no máximo, 50 pessoas. Portanto, chegar cedo vai ser garantia de assitir ao filme e não ficar de fora;
3º) Vai ter um cafezinho pros nossos convidados. Claro, que apenas ANTES e DEPOIS do filme. Durante jamais!;
4º) A sessão se inicia às 18h30 e não às 19h!;
5º) A sessão será AOS SÁBADOS!!!! Para quem tinha problemas de ver os filmes durante a semana, acredito que essa vai ser uma ótima notícia!;
6º) Os filmes fazem parte da minha lista pessoal! O que eu quero dizer com isso: Tanto no CINEMATÓGRAPHO quanto no CINEMARANA eu gosto de todos os filmes que eu exibo, mas eu os escolho dentro do acervo que o SESC possui de filmes licenciados pela instituição. É muita coisa e é muita coisa muito boa. Acontece que no CCBNB esse leque de possuibilidades vai tender para o infinito! Quem vai sair lucrando? O PÚBLICO. Teremos a possibilidade de ver muito mais filmes na região do Cariri!

O que vai ser igual nas três salas de exibição:
1º) Entrega de certificado. No CCBNB, quem se inscrever para os filmes de setembro e outubro recebe certificado de 40h/aula.
2º) Eu estarei lá recebendo a galera e conversando sobre os filmes depois da exibição!

Se você gostou da novidade, eu peço ENCARECIDAMENTE que me responda este singelo e-mail dizendo alguma coisa: se vai querer participar, se não vai, se achou uma idéia ruim, se achou uma boa notícia... Fico aguardando!

Lá embaixo, no finalzinho do e-mail está a lista dos filmes, caso vc tenha curiosidade de saber o que eu vou exibir este mês de setembro.

Lembro, ainda, que esta ação faz parte de um projeto maior do CCBNB: o IMAGEM EM MOVIMENTO. E o nome de nossa sessão de sábado é CINE CAFÉ - Pra deixar sua mente acordada!

Abraço!
Elvis

Noturna- por Socorro Moreira



viajo no silêncio
extraindo  sentimentos
quando sobra  um pensamento
eu entrego pras estrelas
que sabem guardar segredos

sorvo a noite da varanda
embriagada dos cheiros
e vou dormir com meus risos
num labirinto de enredos

Num choro recém-nascido
esbarro em teu coração
e juntos nos deleitamos
do amor  que nunca soube
encontrar a solução.


Les Parapluies de Cherbourg - Trilha sonora (I will wait for you)- Michel Legrand






Se "Os Guarda-Chuvas do Amor" é uma homenagem, como parece ser, ao musical americano, essa homenagem do diretor francês Jacques Demy é prestada sem se subordinar aos padrões do gênero.
Ao invés de intercalar músicas às falas, o seu filme é cantado do começo ao fim, os diálogos, seja uma pequena fala, como a de um carteiro trazendo uma mensagem, seja alguém pedindo ao empregado de um posto de gasolina para lhe abastecer o carro, são apresentados em forma de canto.
Aí está a diferença de "Os Guarda-Chuvas do Amor" dos seus congêneres hollywoodianos, aí a sua originalidade, que transforma numa quase obra-prima o que poderia ser apenas mais um musical e de qualidade inferior àqueles.É um exemplo de como pela forma é realizada uma grande obra, debruçando-se sobre um conteúdo já muito explorado, sobretudo por outros gêneros.
A história é a do clássico triângulo amoroso. Geneviève (Catherine Deneuve), filha de uma viúva, proprietária de um loja de guarda-chuvas e Guy (Nino Castelnuovo), um mecânico de uma oficina de carros, se amam.
Guy parte para a guerra na Argélia, entra em cena Roland (Marc Michel), um rapaz rico que se apaixona por Geneviève. A ausência do namorado, agravada com a falta de notícias dele, motiva o assédio da mãe (Anne Vernon) a Geneviève para que ela se case com Roland, que já chegara a pedir-lhe a mão da filha.
Afinal, Geneviève sucumbe às investidas e consente em casar. Quando Guy retorna da guerra, com uma perna avariada, descobre que a namorada a trocara por outro e até se mudara de Cherbourg, acompanhada da mãe, que vendera a loja, e termina por casar com uma conhecida sua.Outra diferença dos seus similares americanos é a ausência da dança, constante naqueles filmes, formando uma parceria com a música. Apenas uma vez, se vê numa boate Guy e Geneviève dançando, em meio a outros casais.
Por outro lado, há a presença diversificada (e bem utilizada) da cor, com uma certa predominância do lilás.
Muito boa a fotografia, a música de Legrand, que, além das outras músicas, compôs uma bela canção que sublinha o romance do casal. Tudo bem conduzido pela mão leve e sensível de Demy. Um dos melhores momentos do filme ocorre na partida de Guy: um traveling acompanha o trem deixando a estação, mostrando Geneviève ao fundo, à semelhança de uma silhueta.
No meio das qualidades de "Os Guarda-Chuvas do Amor" intromete-se, porém, um defeito. O nome da Esso é visto inúmeras vezes no desenrolar da história.
Sou levado a crer que a intenção é a de denunciar o poder econômico como causador de muitos males, inclusive o de destruir um amor (a mãe de Geneviève passava por graves dificuldades financeiras, que iriam resultar na perda do seu comércio), esse poder representado por Roland. Até aí tudo bem. O problema está na aparição em excesso dessa marca de combustível. Além de inscrito numa placa de posto de gasolina, o nome da Esso surge uma vez em uma grande quantidade de latinhas dispostas num móvel da casa de Guy quando este já está casado.
Demy deveria ter seguido o exemplo de Ozu em "Pai e Filha".
Ao mostrar a invasão americana ao Japão ainda na década de 1940, ele faz apenas aparecer, rapidamente, uma placa com a frase publicitária Drink Coca Cola e, escritas em inglês, as palavras chá e café na fachada de um restaurante. Só isso. E não bastaria mais nada.

Escrito por Francisco Sobreira

Correio musical

Recebido por e-mail

 
 

Campanha Publicitária do Citibank - esta é para refletir








Campanha publicitária do Citibank espalhada pela cidade de São Paulo, através de outdoors:   "Crie filhos em vez de herdeiros." "Dinheiro só chama dinheiro, não chama para um cineminha, nem para tomar um sorvete."
"Não deixe que o trabalho sobre sua mesa tampe a vista da janela."
"Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco e nenhuma para quem você ama."
"Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas."
"Por que as semanas demoram tanto e os anos passam tão rapidinho?"
"Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos."
"Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas..."
"...e quem sabe assim você seja promovido a melhor (amigo / pai / mãe / filho / filha / namorada / namorado / marido / esposa / irmão / irmã.. etc.) do mundo!"
"Você pode dar uma festa sem dinheiro. Mas não sem amigos."


E para terminar, mensagem afixada na parede de uma farmácia:
"Não eduque seu filho para ser rico; eduque-o para ser feliz. Assim, ele saberá o valor das coisas, e não o seu preço." 

Recebido por e-mail





UM DIA CONSIGO VIVER SEM ESPOSA!!!!
O marido e a mulher não se falavam há uns três dias.Entretanto, o homem se lembrou que no dia seguinte teria uma reuniãomuito cedo no escritório.Como precisava levantar cedo, resolveu pedirà mulher para acordá-lo. Mas para não dar o braço a torcer, escreveu num papel:'Me acorde às 6 horas da manhã'.No outro dia, ele levantou e quando olhou no relógio eram 9h30. O homem teve um ataque e pensou:- Que meeeerdaaa! Mas que absurdo! Que falta de consideração, ela nãome acordou...Nisto, olhou para a mesa de cabeceira e reparou um papel no qual estava escrito:- ...São seis horas, levanta!!!

Moral da História:
Não fique sem conversar com as mulheres, elas ganham sempre, estão certas sempre e são simplesmente geniais na vingança!!!!!!O casamento é a relação entre duas pessoas, onde uma pessoa está sempre certa e a outra, é o marido!

Meu nome é MULHER!

Eu era a Eva
Criada para a felicidade de Adão
Mais tarde fui Maria
Dando à luz aquele
Que traria a salvação
Mas isso não bastaria
Para eu encontrar perdão.
Passei a ser Amélia
A mulher de verdade
Para a sociedade
Não tinha a menor vaidade
Mas sonhava com a igualdade.
Muito tempo depois decidi:
Não dá mais!
Quero minha dignidade
Tenho meus ideais!
Hoje não sou só esposa ou filha
Sou pai, mãe, arrimo de família
Sou caminhoneira, taxista,
Piloto de avião, policial feminina,
Operária em construção...
Ao mundo peço licença
Para atuar onde quiser
Meu sobrenome é COMPETÊNCIA
E meu nome é MULHER..!!!!
(O Autor é Desconhecido)

Madrugada com Ronnie Von

Pra Ser Só Minha Mulher,
(Fantástico 1978 )

Música de Ronnie Von na voz de Roberto Carlos

Meu Bem - com Ronnie Von

A Praça - com Ronnie Von

Certeza de abril...


"Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança."

(António Gedeão)

***

"25 DE ABRIL"


Esta é a madrugada que eu esperava 

O dia inicial inteiro e limpo 

Onde emergimos da noite e do silêncio 

E livres habitamos a substância do tempo.

(Sophia de Mello Breyner Andresen)

***
http://samuel-cantigueiro.blogspot.com/2009_04_01_archive.html

Sentido frágil
- Claude Bloc -

Não tenho mais olhos para ler estes versos
a letra é pequena
o sentido frágil...
Vivo entre livros
e pessoas
mas em nada
encontro as respostas que espero.
Todos estão em silêncio...

Pelo caminho
me isento das culpas (que não tenho)
e só então a alma vai colhendo
coisas e lugares que nunca olhei
e me devolve
sonhos
e tempestades...
Claude Bloc