Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FALANDO DE FLORES - Por Edilma Rocha


ALQUEMILA - Alchemilla vulgaris - Suas folhas em forma de mantos, trazem a magia da transformação. Os alquimistas colhiam as gotas do orvalho que amanheciam em suas folhas para usar em seus processos alquímicos. Poetas e alquimistas tiravam dela suas inspirações e poções mágicas. Por seu aspecto de manto e sua ação protetora e carinhosa, foi acolhida pela igreja Cristã que a chamou de "Manto-de-Nossa-Senhora".


Planta herbácea, atinge de 15 à 50 cm de altura. Originada da África e Europa. O nome Alchemilla, do árabe Alkemeych (alquimia), significa "pequena magia" certamente pelas inúmeras propriedades curativas. Suas flores amarelo-esverdeadas, em cachos, aparecem no verão. Cultivada em solo rico em argila húmida e alcalina. Exposição ao sol ou sombra parcial, semear na primavera ou no outono. As plantas pequenas podem ser cultivadas dentro de casa.


Use pequenas porções de folhas novas cortadas salpicadas sobre saladas de folhas. O sabor é levemente amargo. A infusão é usada em compressas anti-inflamatórias e cicratzantes : para enxague bucal após extração de dentes; como adstringente e loção contra acne. Em forma de creme, amacia a pele seca. A erva está relacionada com o útero, sendo usada também no tratamento de inflamações dos orgãos sexuais femininos, para suavizar a menopausa e outros distúrbios ginecológicos.

Edilma Rocha

Fonte : Jardim Interior - Denise Cordeiro


FALAS DO MUNDO - Por Edilma Rocha

Dizem, pesquisadores que um assistente de Leonardo Da Vinci teria sido a inspiração para a "Mona Lisa".
A sexualidade de "Mona Lisa", pintada por Leonardo Da Vinci entre 1503 e 1506, voltou a ser colocada à prova. Segundo pesquisadores italianos, Gian Giacomo e Caprotti, um jovem assistente do mestre renascentista conhecido como "Salai" começou a trabalhar com Da Vinci aos 16 anos e permaneceu a seu lado durante 25 anos. Ele seria amante do pintor. O início dessa relação, dizem os pesquisadores, são duas minúsculas letras pintadas nos olhos da Mona Lisa: "L", que seria a inicial de Leonardo e um "S" de Salai. O Museu do Louvre, proprietário do quadro, questiona a existência da inscrição na obra.
Mona Lisa era homem ?
_ Falas do mundo.

Juliano Machado




Fonte : Revista Época
Fevereiro de 2011
 

ENCONTRO COM AMIGOS - Por Edilma Rocha

Professor Hermógenes e Edilma
Sem palavras...

MENSAGENS ESPIRITUAIS PARA TODOS OS DIAS

Prezadas Amigas e Amigos,

Estou enviando abaixo duas mensagens espirituais do mestre indiano Sathya Sai Baba que devem ser gravadas em nossos corações (principalmente a primeira delas - dia 23/02/2011).

A primeira delas foi responsável pela minha saida da depressão no dia 23 de fevereiro último.

Atenciosamente,

Um abraço,

Bernardo



Pensamento para o Dia 23/02/2011
“A menos que uma crença seja mantida inabalável dia e noite, ela não pode ser usada para alcançar a vitória. Quando uma pessoa afirma que é inferior, desprezível e que tem muito pouco conhecimento, ela torna-se inferior, desprezível e seu conhecimento diminui. Nós nos tornamos aquilo que pensamos que somos. Nós somos os filhos de Deus Todo-Poderoso, dotados de supremo poder, glória e sabedoria. Somos filhos da Imortalidade. Devemos entender essa verdade fundamental e nos apegarmos a ela sempre. Quando vivemos nesse pensamento, como podemos ser inferiores e ignorantes? A cultura Bharathiya (Índia antiga) ordena a todos que acreditem que a verdadeira natureza do homem é suprema e que todos devem estar sempre conscientes dessa verdade.”
Sathya Sai Baba


---------------------------------------------------
Pensamento para o Dia 28/02/2011
“Religião significa "experiência" e nada menos. É realmente lamentável que muitas vezes esqueçamos esse fato importante. Esse segredo deve ser impresso no coração de cada um, e somente então pode haver proteção e segurança. É preciso também compreender que as coisas não podem ser alcançadas apenas por esforço próprio; a Vontade Divina é a base de tudo. Princípios religiosos devem ser praticados e sua validade experienciada. Ouvir sua exposição não tem qualquer utilidade; aprender um conjunto de argumentos e conclusões e repeti-los como papagaio não é suficiente. Se eles apelam para o seu intelecto e são aprovados por ele como corretos, isso não o ajudará de forma algum; isso deve transformá-lo.”
Sathya Sai Baba

Sou o que faço de mim - Emerson Monteiro

A tradicional conceituação de existirem os três aspectos comuns de personalidade para formar a constituição da individualidade, quais sejam id, o eu primitivo; o superego, o eu ideal; e o ego, o centro real da pessoa, a consciência do eu, o que representa a base original de onde procede ao que se fará de si mesmo. Tais são conteúdos iniciais de um longo itinerário a chegar na transformação do ser rumo à realização maior das existências, o que se dará sob as leis fundamentais do reconhecimento dessa longa estrada, até a individuação definitiva. Há, em consequência dessa dialética, uma personalidade suprema das individualidades em formação, o que admite, desde as religiões mais arcaicas, passando pelas teses estruturalistas das escolas científicas que estudam a psicologia humana, uma confluência ao Eu verdadeiro, que ora recebe nomes diversificados, a depender dos códigos que aprofundam o assunto. Cristo, Senhor, Consciência Cósmica, Suprema Personalidade de Deus, Eu Superior, Krishna, etc.
Enquanto de um dos lados, na vida de relações, observa-se essas configurações para a formação da personalidade instalada em todo ser humano, o aspecto instintivo animal; o eu moralista que a tudo define sob o prisma da fundamentação teórica do que deveria ser e ainda não o é; e o eu das relações consigo mesmo e com o universo, o que expressa nomes, pessoas, memórias, pensamentos, sentimentos e valores externos do ente social; no outro pólo dialético apenas a ordenação objetiva da síntese, ou nova tese, indica tão só a completa integração da personalidade com a natureza mais perfeita, inclusive acima dos juízos de valor, justificativa da existência da espécie e causa primeira à qual regressará à medida que reencontre o ele perdido, na vertente universal de tudo. Será o regresso à casa do Pai, qual dito nalgumas escolas místicas.
Todo o sentido daquela interpretação fragmentária da realidade, que obedece ao prisma dos três aspectos científicos das variações que formam a personalidade conhecida, apenas, portanto, significa uma fase primária de localização dos conceitos do eu consigo próprio, à mercê dos vetores da realidade interpretativa enquanto inexiste a conversão a que se destina no objeto do processo vida, uma razão maior e motivo primordial da existencialidade humana e dos demais seres e objetos materiais.
Ao instante da percepção criadora do Ser definitivo, o que aborda a epopéia da civilização no decorrer da história das existências, revela em si o ápice da criação e o crepúsculo das coisas na matéria, conquanto fundir-se-ão as consciências na luz espiritual da imortalidade eterna, a resultar na totalidade plena e satisfação absoluta da existência e do movimento que formam a Natureza.

TEU CHEIRO - Por Kaika


Teu cheiro

O teu cheiro tem um cheiro cheiroso
Tem sabor de coisa boa
Tem gosto de quero mais
O teu cheiro tem a imagem de uma deusa
Tem visão de uma canoa
Tem vista quinem do mar
O teu cheiro tem arrepio junto
Tem emoção da garoa
Tem coração, tem amar
O teu cheiro tem querência, tem saudade
Tem abraço e beijo à toa
Tem paixão e alegrar.
Kaika Luiz - Crato 28/02/2011

CARNAVAL DA SAUDADE - 2011 - Por Claude Bloc

                        CRATO TÊNIS CLUBE                    



Morais Moreira - Só, somente só... (sem banda)


Os foliões cantaram junto e não pararam...


Dr. José Flávio - o pirata "Barba Rossa"  - com Fabiana


A vibração por um Carnaval de Sábado Magro

Dedê "jerimoon" - dinamismo até o fim da festa...


Samuk - concentração total


O manos - Claude e Tony


Os manos de "O Uirapuru"  Pedro Antonio - um encontro raro  entre irmãos...


Janinha no embalo da música...


Hugo Linard, Leninha e sua banda...


No salão interno do Crato tênis Clube também muita agitação e folia
 ( a chuva botou todo mundo pra dentro)...


A exemplo do mestre Wilson (WB) - folia por trás dos bastidores...


Cerveja e alegria, alegria e cerveja... e Arnon à altura do copo.


Movimento e animação


Papo animado, (flash incômodo) - lembrando os apelidos de outrora...
E tu, "ôi de bila' ?


Depois da festa, ânimos incansáveis desfilam rua abaixo
 a caminho da Praça Siqueira Campos...
Lá, um caldinho quente e uma cerveja para matar a ressaca...
Combina?


Ano que vem tem mais... 

Claude Bloc (foliã fora de tempo)

Para segunda - feira - Filé de badejo aos dois molhos


Tipo de Culinária: França
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Peixes e Frutos do Mar
Rendimento: 2 porções


Igredientes
400 gr de badejo em filés
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
3 colher(es) (sopa) de azeite
Molho
60 gr de cebola picada(s) finamente
2 ramo(s) de tomilho fresco(s)
2 colher(es) (chá) de pimenta-do-reino branca em grãos
200 gr de manteiga Mococa gelada(s)
150 ml de vinho branco
150 ml de vinho tinto

Modo de preparo
Tempere os filés de badejo com sal e pimenta branca a gosto.
Aqueça em uma frigideira ou chapa o azeite e, imediatamente antes de colocar o peixe, empane levemente em farinha de trigo, batendo pra tirar o excesso.
Frite até dourar levemente e reserve.
Molho
São 2 molhos diferentes, um com vinho tinto e outro com vinho branco, porém, feitos da mesma maneira.

Branco: coloque em uma panela pequena e funda, 30 gr de cebola, 1 ramo de tomilho fresco, 1 colher (chá) de grãos de pimenta branca e o vinho branco. Leve para ferver. Quando o vinho tiver evaporado e estiver quase seco, desligue o fogo, retire a panela da superfície do fogão e adicione 100gr de manteiga gelada, partida em pequenos cubos. Agite a manteiga com os ingredientes com o auxílio de um batedor de claras até que a manteiga esteja derretida. Coe o molho e sirva rapidamente junto com o peixe e com o molho de vinho tinto.

Tinto: repita exatamente os mesmos procedimentos, utilizando o restante dos ingredientes. Coe ao lado do molho de vinho branco e sirva com o peixe.

Chef Rodrigo Anunciato
Formado em gastronomia pelo Senac e Professor de Gastronomia na Universidade Católica de Santos.